Luxemburgo absolve acusado de incitação ao ódio contra portugueses

O Tribunal do Luxemburgo absolveu hoje um homem acusado de incitação ao ódio contra portugueses, por causa de um comentário a um artigo sobre o ensino de português nas escolas do país, publicado na rede social Facebook.

Na origem da acusação estava um comentário feito pelo arguido a um artigo sobre o reforço da língua portuguesa no ensino pré-escolar do Luxemburgo, publicado em 16 de setembro de 2015 na página Internet do canal de televisão luxemburguês RTL.

No comentário, o homem, de 37 anos, escreveu em luxemburguês: “Um dia virá em que os luxemburgueses sairão à rua com armas“.

O artigo descrevia um projeto-piloto introduzido no primeiro ciclo em 20 escolas no país, lançado pelo Serviço de Escolarização de Crianças Estrangeiras, um departamento do Ministério da Educação do Luxemburgo, em colaboração com o Consulado de Portugal.

O objetivo do projeto, que envolve atividades lúdicas em português duas a três vezes por semana no ensino pré-escolar, é reforçar as competências na língua materna, para que as crianças aprendam mais facilmente outros idiomas.

A iniciativa foi tomada depois de investigadores da Universidade do Luxemburgo concluírem que os alunos portugueses têm um vocabulário muito pobre, o que depois dificulta a aprendizagem do luxemburguês.

A Polícia Judiciária foi alertada para o comentário através da linha Bee-Secure, uma ‘hotline’ criada pelo Governo luxemburguês.

Para a Procuradoria, estava em causa o crime de incitação ao ódio, considerando que o comentário “visava claramente a comunidade portuguesa“. Na audiência de 22 de setembro, o arguido alegou que não tinha lido todo o artigo e disse que utilizou “uma má frase”, negando qualquer intenção de incitar ao ódio.

O homem disse ainda que os luxemburgueses são discriminados e defendeu que a língua materna deveria ser ensinada em casa e não nas escolas.

O Ministério Público tinha pedido a condenação a uma pena de multa, mas o Tribunal do Luxemburgo absolveu o arguido. Em contrapartida, o Tribunal condenou o homem a uma multa de 500 euros noutro processo em que era coacusado de explorar uma empresa de segurança privada a operar de forma ilegal, sem as autorizações necessárias.

A Procuradoria tinha requerido seis meses de prisão neste segundo processo, com base no facto de o homem ser reincidente.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …