Descobertas luvas de boxe romanas com 2 mil anos

Vindolanda Trust

Arqueólogos desenterraram luvas de boxe romanas durante uma escavação junto à famosa Muralha de Adriano, no norte da Inglaterra.

Uma equipa de arqueólogos encontrou em Vindolanda, forte que guardava a importante estrada romana de Stanegate, que ia do rio Tyne até à fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, um par de luvas de boxe em couro, que acreditam serem provavelmente os únicos exemplos deste tipo de objeto sobreviventes do período romano.

As escavações no sítio arqueológico do castro de Vindolanda, junto à Muralha de Adriano, mostram que a região teria estado sob domínio romano entre os anos 85 e 370 DC.

Os acessórios foram feitos aproximadamente há dois mil anos atrás. As luvas foram descobertas o ano passado, juntamente com manuscritos, espadas, sapatos e tamancos de banho. Feitas em couro, as luvas foram projectadas para caber confortavelmente sobre os nós dos dedos e têm uma aparência protetora.

“Já tinha visto representações de luvas de boxe romanas retratadas em estátuas, pinturas e esculturas de bronze, mas ter o privilégio de encontrar dois exemplos reais de couro é excepcional”, disse Andrew Birley, director de escavações do Vindolanda Trust.

Se as duas luvas possuem um aspecto perturbador, é porque podiam de facto ser ameaçadoras. A maior das duas luvas é preenchida com um material natural, que teria atuado como amortecedor. A menor, em perfeito estado de conservação, está preenchida com couro duro e torcido.

Vindolanda Trust

O achado é considerado pelos arqueólogos uma raridade, uma vez que o couro é um material facilmente degradável, sendo difícil encontrar objectos com esta antiguidade em bom estado de conservação. Tal terá sido possível, neste caso, porque se encontravam num local privado de oxigénio.

Os investigadores acreditam que os exemplares encontrados eram usados para treino, uma vez que não possuem as inserções de metal habitualmente utilizadas nos antigos combates de boxe.

ZAP // HypeScience / BBC / History

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.