Luso-descendente à procura de vida extraterrestre noutros planetas

Uma luso-descendente, estudante de Astronomia e Astrofísica na Universidade de Toronto, Canadá, está a analisar ficheiros recolhidos num telescópio no Havai, Estados Unidos, para tentar encontrar vestígios de vida noutros planetas.

“Estive no Havai onde durante duas noites observei o planeta 55 Cancri E, recolhi dados que agora estou a analisar para descobrir se há vida”, disse à agência Lusa Lisa Esteves, de 25 anos, estudante de doutoramento no departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Toronto.

O 55 Cancri E é um planeta extra-solar orbitando na estrela 55 Cancri e demora 18 horas a completar a órbita. Classificado como a primeira Super-Terra, é provavelmente desabitado, em virtude dos 1.700 graus centígrados de temperatura que apresenta.

Foi descoberto a 30 de agosto de 2004 e situa-se a 41 anos-luz de distância do planeta Terra.

Lisa Esteves, filha de pai português com raízes em Venda do Pinheiro, no concelho de Mafra, e em Braga, e de mãe chinesa, a investigadora disse que nos próximos meses vai tentar descobrir nos ficheiros recolhidos durante a observação se existe “água, metano ou sódio na atmosfera”.

utoronto.ca

A luso-descendente Lisa Esteves, investigadora da Universidade de Toronto

A luso-descendente Lisa Esteves, investigadora da Universidade de Toronto

Em Dezembro de 2014 e novamente este mês, juntamente com o reitor do departamento de Ciência, da Universidade de York, em Toronto, Ray Jayawardhana, Lisa Esteves esteve no Havai, onde recolheu dados do telescópio japonês Subaru, com o diâmetro de 8,2 metros, localizado no observatório Mauna Kea no Havai.

“No planeta que estamos a observar (55 Cancri E) está muito calor, algo como mais de 1.500 graus, portanto a vida como existe aqui (Terra), provavelmente não vamos encontrar, mas se descobrirmos água, será uma das primeiras descobertas de detecção de água num planeta semelhante à Terra, que é maior do que o nosso planeta e então avançaremos para a procura de vida em planetas mais frios”, explicou.

A luso-descendente, que espera analisar os dados recolhidos até ao verão, reconhece que os planetas conhecidos podem não ter vida extraterrestre. Mas como existem “tantas outras estrelas na galáxia, rodeadas por planetas” a hipótese de se registar vida é “pequena, e está algures por aí”, afirma, convicta.

O trabalho pode ser amplamente melhorado se o Canadá apostar mais na parceria com Estados Unidos na construção em curso do Telescópio de Trinta Metros (TLT), também em Mauna Kea no Havai, com o apoio da China, Japão e India.

“Se o Canadá integrar o projecto terá uma certa percentagem de utilização, e poderei utilizá-lo na minha pesquisa. Poderei observar estes planetas, recolher mais dados sobre as suas atmosferas, se têm água ou vida. Queremos saber mais sobre esses planetas interessantes”, concluiu Lisa Esteves.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …