Mergulhadores encontram lula gigantesca numa praia da Nova Zelândia

(dr) Daniel Aplin

Um grupo de mergulhadores encontrou uma lula de cerca de quatro metros, no fim-de-semana passado, numa praia de Wellington, na Nova Zelândia.

Daniel, Jack e Matthew Aplin estavam a passear pela costa sul de Wellington, na Nova Zelândia, no fim-de-semana passado, enquanto procuravam um bom lugar para fazer pesca submarina, quando avistaram uma criatura impressionante numa das praias.

Os irmãos pararam o carro para perceber melhor do que se tratava: uma lula gigantesca, muito maior do que qualquer um deles (como se pode ver nas fotografias acima).

“Depois de mergulhar, voltámos ao local com uma fita métrica e medimos o animal, que tinha 4,2 metros de comprimento”, contou Daniel Aplin ao The New Zealand Herald. Por sua vez, outro transeunte que também mediu o animal disse que tinha 4,5 metros.

Daniel partilhou as fotografias da descoberta na página do Facebook “OCEAN HUNTER Spearfishing & Freediving Specialists”, que rapidamente captaram a atenção de outros pescadores e mergulhadores.

De acordo com um porta-voz do Departamento de Conservação da Nova Zelândia, o animal é quase de certeza uma lula-gigante – Architeuthis dux. Esta espécie é provavelmente o maior cefalópode, o maior molusco e provavelmente o maior invertebrado conhecido no mundo (só a lula-colossal – Mesonychoteuthis hamiltoni é que lhe faz concorrência).

Em média, as lulas-gigantes variam de três a nove metros de comprimento, embora possam atingir até 13 metros. A cabeça, corpo e tentáculos costumam pesar até 455 quilos.

Os cientistas sabem muito pouco sobre estas espécies que vivem no fundo do mar porque raramente são vistas. A maioria das observações vem de espécimes ocasionais que aparecem na costa, tal como neste caso, ou capturados acidentalmente por pescadores.

Os três irmãos entraram em contacto com o Instituto Nacional de Pesquisa Aquática e Atmosférica da Nova Zelândia, que já tratou de tudo para que a lula fosse recolhida e posteriormente examinada.

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …