Lula da Silva constituído arguido por tentativa de obstrução à Justiça

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi constituído arguido por tentativa de obstrução à justiça no âmbito da Operação Lava Jato, anunciou fonte judicial esta sexta-feira.

A operação Lava Jato investiga o maior esquema de corrupção da história do Brasil e a decisão partiu do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília.

A medida inclui outras seis pessoas em réus, designadamente o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o ganadeiro José Carlos Bumlai e o filho deste, Maurício Bumlai.

São todos acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que foi responsável pela Área Internacional da petrolífera estatal brasileira, tentando impedi-lo de assinar um acordo de delação premiada (prestação de informações em troca de eventual redução de pena).

Lula da Silva diz-se cansado de denúncias

O ex-Presidente brasileiro confessou-se cansado de denúncias contra si, após ter sido constituído arguido, pela primeira vez, no âmbito da Operação Lava Jato.

“Eu não quero falar dos meus problemas pessoais para não transformá-los em problemas coletivos, mas enquanto estou aqui conversando com vocês, fiquei a saber que foi aceite uma denúncia contra mim de obstrução da Justiça”, disse, durante um discurso para trabalhadores do ramo financeiro em São Paulo.

“Vamos ver, eu não conheço, sei apenas da notícia, vamos ver o que é que é, eu não ia tocar no assunto, mas eu já cansei”, confessou.

De seguida, Lula da Silva, sem falar neste caso, começou a defender-se de outras acusações, em concreto de ser proprietário de uma propriedade rural em Atibaia e de um apartamento no Guarujá (ambos no estado de São Paulo), frisando que não tem de provar nada, mas sim a “imprensa que acusou” e o “Ministério Público que falou”.

Lula da Silva referiu ainda que se sente provocado a voltar a candidatar-se à Presidência da República em 2018.

“Se o que eles estão a falar pela imprensa, de que o objetivo de tudo isso é tirar o Lula da campanha de 2018, não precisavam fazer isso. Porque podemos escolher um outro companheiro com mais qualidade ou uma companheira”, disse.

“Achar que eu vou ficar quieto por conta de ameaça, eu não vou. Eu duvido que tenha alguém nesse país que seja mais cumpridor da lei do que eu. A única coisa que eu quero é respeito”, sublinhou.

O ex-chefe de Estado pediu ainda que setores da imprensa não o condenem através de manchetes e frisou que há uma ação premeditada de criminalizar o Partido dos Trabalhadores (PT), o seu movimento político.

“Que há vazamentos seletivos da imprensa contra o PT, eu não tenho dúvida. Eu não sou de ficar a chorar, eu sou de ficar a brigar. Eu acho que temos de ter consciência do processo que está a acontecer no Brasil”, disse.

Antes, a defesa de Lula da Silva fez saber, através de comunicado, que a inocência do ex-líder brasileiro “será certamente reconhecida” e lembrou que Lula da Silva “já esclareceu ao Procurador-Geral da República [Rodrigo Janot], em depoimento, que jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”.

“A acusação baseia-se exclusivamente na delação premiada de réu confesso e sem credibilidade – que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar”, advogaram os defensores de Lula da Silva, numa referência ao ex-senador Delcídio do Amaral.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …