Lula ainda pode ser candidato a Presidente (e quase pediu asilo à Rússia)

Antonio Lacerda / EPA

Lula da Silva ainda pode ser o candidato do Partido dos Trabalhadores às eleições para a Presidência do Brasil. A possibilidade mantém-se em cima da mesa quando se torna público que o ex-presidente do Brasil equacionou refugiar-se na Embaixada da Rússia para não ser preso.

O Partido dos Trabalhadores (PT), de que Lula da Silva faz parte, insiste na ideia de que o ex-Presidente do Brasil é “um preso político” e por isso, continua a considerar o seu nome como hipótese para a corrida às eleições presidenciais de Outubro deste ano.

“Por enquanto, o PT nem cogita discutir um nome para ser candidato à Presidência da República e segue apostando em Lula“, aponta o site Terra, frisando que o Partido mantém a esperança de que o Supremo Tribunal Federal reverta a decisão de prisão do antigo governante.

“Nesse momento é colocar o povão na rua para reverter (a prisão) porque nosso candidato é o Lula. Ele está sendo preso porque ele é um bom candidato”, realça o deputado do PT, Paulo Teixeira, citado pelo Terra.

Para continuar a alimentar essa candidatura à presidência do Brasil, e para escapar à prisão, os principais responsáveis do PT terão aconselhado Lula a pedir asilo nas Embaixadas da Rússia ou de Cuba em Brasília, revela a jornalista do Estadão, Andreza Matais, na sua coluna de política.

Mas Lula terá recusado, comparando o seu caso ao de Nelson Mandela que foi preso político durante 27 anos, na África do Sul, no âmbito da luta contra o apartheid, aponta a jornalista.

Lula da Silva, que sempre se declarou inocente, foi considerado culpado dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais, por ter alegadamente recebido um apartamento de luxo na cidade do litoral do Guarujá, como suborno da construtora OAS, uma das empresas envolvidas nos escândalos da Operação Lava Jato.

“Dormiu tranquilamente e não foi maltratado”

Depois dos tumultos verificados em vários pontos do Brasil, no dia da detenção de Lula, está tudo mais calmo no país, sem grandes protestos a favor ou contra o ex-Presidente.

Mas o PT está a promover várias iniciativas para pedir a libertação de Lula. E a antiga presidente do Brasil, Dilma Rousseff, apela aos apoiantes de Lula que lhe enviem cartas para a prisão.

Um dos advogados de Lula, que cumpre pena de prisão na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, afirmou no domingo que o antigo chefe de Estado está bem, mas “indignado com a situação”.

“Dormiu tranquilamente e não foi maltratado pelos agentes. Permanece sereno e tranquilo”, aponta também uma nota do PT sobre o primeiro dia de prisão de Lula.

O PT anuncia ainda que vai manter uma vigília permanente nas imediações da sede da PF, para exigir a sua libertação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Não foi maltratado pelos agentes?
    Mas isto é normal num país democrático?, Francamente estes políticos que estão no poleiro anos sem fio e depois, quando lhes cai a ficha, descobrem aquilo por que passam o contribuintes no seu dia a dia?!. O amigo (Luso) não sabia o que era IRS, IVA e por aí vai, este não sabe que só é nosso aquilo que pagamos, tudo o mais é roubo (ou corrupção, que vai dar ao mesmo). Ter vergonha, era algo que os pais desta gente deviam ter ensinado,

  2. Quando o grande Nelson Mandela foi/estava preso, muitos a reboque do que se escrevia nos jornais, outros por incapacidade para perceber o que estava em causa e outros por interesse egoísta, apelidaram-no de criminoso/assassino, corruptos e tantos outros adjetivos depois, foi o que todo k Mundo viu: libertado, reconhecido como um lutador da liberdade e direitos dos que sofriam às mãos dos criminosos do “aparteid”, recebido com honras pelos maiores estadistas mundiais, presidente do país pelo qual sacrificou uma vida em favor dos verdadeiros Sul-Africanos. Hoje, Lula da Silva, dá-nos uma dimensão paralela, no que foi a sua luta a favor dos mais pobres, na Pátria brasileira, o seu legado como presidente do Brasil, sem por em causa erros cometidos, o tempo fará a justiça que Lula merece já que, foram os maiores corruptos que o perseguiram e até estão no poder.

    • Com o dinheiro do povo (cofres do Estado)distribuiu dinheiro (milhões de subsídios) a toda a malandragem que tivesse uma camisa vermelha do PT. Era um rega-bofe que promoveu o parasitismo e malandragem de milhões de brasileiros que se plantaram às portas da servo-dependência do Estado. E o país, como era lógico, começou a chafurdar. Estas personagens populistas só conseguem o poder desta forma: obter milhões de votos pela troca de milhões de subsídios. Só que o descalabro do país vem a seguir. Foi assim na Argentina e foi no Brasil, com estes populistas radicais Lula e Dilma. Mas para além desta vertente existe a face corruptória em que ambos se transformaram e foram e serão objeto da justiça. Eles chama-lhe “perseguidos ou presos políticos” quando, efetivamente estão a ser julgados por vigarice ao mais alto nível.

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …