Lula ainda pode ser candidato a Presidente (e quase pediu asilo à Rússia)

Antonio Lacerda / EPA

Lula da Silva ainda pode ser o candidato do Partido dos Trabalhadores às eleições para a Presidência do Brasil. A possibilidade mantém-se em cima da mesa quando se torna público que o ex-presidente do Brasil equacionou refugiar-se na Embaixada da Rússia para não ser preso.

O Partido dos Trabalhadores (PT), de que Lula da Silva faz parte, insiste na ideia de que o ex-Presidente do Brasil é “um preso político” e por isso, continua a considerar o seu nome como hipótese para a corrida às eleições presidenciais de Outubro deste ano.

“Por enquanto, o PT nem cogita discutir um nome para ser candidato à Presidência da República e segue apostando em Lula“, aponta o site Terra, frisando que o Partido mantém a esperança de que o Supremo Tribunal Federal reverta a decisão de prisão do antigo governante.

“Nesse momento é colocar o povão na rua para reverter (a prisão) porque nosso candidato é o Lula. Ele está sendo preso porque ele é um bom candidato”, realça o deputado do PT, Paulo Teixeira, citado pelo Terra.

Para continuar a alimentar essa candidatura à presidência do Brasil, e para escapar à prisão, os principais responsáveis do PT terão aconselhado Lula a pedir asilo nas Embaixadas da Rússia ou de Cuba em Brasília, revela a jornalista do Estadão, Andreza Matais, na sua coluna de política.

Mas Lula terá recusado, comparando o seu caso ao de Nelson Mandela que foi preso político durante 27 anos, na África do Sul, no âmbito da luta contra o apartheid, aponta a jornalista.

Lula da Silva, que sempre se declarou inocente, foi considerado culpado dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais, por ter alegadamente recebido um apartamento de luxo na cidade do litoral do Guarujá, como suborno da construtora OAS, uma das empresas envolvidas nos escândalos da Operação Lava Jato.

“Dormiu tranquilamente e não foi maltratado”

Depois dos tumultos verificados em vários pontos do Brasil, no dia da detenção de Lula, está tudo mais calmo no país, sem grandes protestos a favor ou contra o ex-Presidente.

Mas o PT está a promover várias iniciativas para pedir a libertação de Lula. E a antiga presidente do Brasil, Dilma Rousseff, apela aos apoiantes de Lula que lhe enviem cartas para a prisão.

Um dos advogados de Lula, que cumpre pena de prisão na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, afirmou no domingo que o antigo chefe de Estado está bem, mas “indignado com a situação”.

“Dormiu tranquilamente e não foi maltratado pelos agentes. Permanece sereno e tranquilo”, aponta também uma nota do PT sobre o primeiro dia de prisão de Lula.

O PT anuncia ainda que vai manter uma vigília permanente nas imediações da sede da PF, para exigir a sua libertação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Não foi maltratado pelos agentes?
    Mas isto é normal num país democrático?, Francamente estes políticos que estão no poleiro anos sem fio e depois, quando lhes cai a ficha, descobrem aquilo por que passam o contribuintes no seu dia a dia?!. O amigo (Luso) não sabia o que era IRS, IVA e por aí vai, este não sabe que só é nosso aquilo que pagamos, tudo o mais é roubo (ou corrupção, que vai dar ao mesmo). Ter vergonha, era algo que os pais desta gente deviam ter ensinado,

  2. Quando o grande Nelson Mandela foi/estava preso, muitos a reboque do que se escrevia nos jornais, outros por incapacidade para perceber o que estava em causa e outros por interesse egoísta, apelidaram-no de criminoso/assassino, corruptos e tantos outros adjetivos depois, foi o que todo k Mundo viu: libertado, reconhecido como um lutador da liberdade e direitos dos que sofriam às mãos dos criminosos do “aparteid”, recebido com honras pelos maiores estadistas mundiais, presidente do país pelo qual sacrificou uma vida em favor dos verdadeiros Sul-Africanos. Hoje, Lula da Silva, dá-nos uma dimensão paralela, no que foi a sua luta a favor dos mais pobres, na Pátria brasileira, o seu legado como presidente do Brasil, sem por em causa erros cometidos, o tempo fará a justiça que Lula merece já que, foram os maiores corruptos que o perseguiram e até estão no poder.

    • Com o dinheiro do povo (cofres do Estado)distribuiu dinheiro (milhões de subsídios) a toda a malandragem que tivesse uma camisa vermelha do PT. Era um rega-bofe que promoveu o parasitismo e malandragem de milhões de brasileiros que se plantaram às portas da servo-dependência do Estado. E o país, como era lógico, começou a chafurdar. Estas personagens populistas só conseguem o poder desta forma: obter milhões de votos pela troca de milhões de subsídios. Só que o descalabro do país vem a seguir. Foi assim na Argentina e foi no Brasil, com estes populistas radicais Lula e Dilma. Mas para além desta vertente existe a face corruptória em que ambos se transformaram e foram e serão objeto da justiça. Eles chama-lhe “perseguidos ou presos políticos” quando, efetivamente estão a ser julgados por vigarice ao mais alto nível.

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …