Luís Filipe Vieira culpa Rui Pinto por o Benfica ter falhado o “penta” e exige 31 mil euros

4

Tiago Petinga / Lusa

Luís Filipe Vieira

Vieira alega que a divulgação dos emails teve um impacto direto no rendimento do Benfica e impediu o clube de conseguir o pentacampeonato em 2018.

O ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, iniciou um processo judicial contra Rui Pinto, o pirata informático por trás da plataforma Football Leaks, onde exige o pagamento de uma indemnização de 31 mil euros.

Vieira acusa Pinto de ter contribuído para a falha do Benfica na conquista do pentacampeonato na temporada 2017-2018, através do acesso e divulgação de emails e informações privadas do clube, avança o Público.

Rui Pinto é acusado de invadir o sistema informático do Benfica e de acessar indevidamente ao correio eletrónico de magistrados e jornalistas, num total de 377 crimes. Entre fevereiro e abril de 2017, Pinto terá entrado nas caixas de email de 25 funcionários do Benfica, incluindo Vieira, partilhando posteriormente estas informações com o diretor de comunicação do FC Porto e em blogues públicos.

Vieira afirma que a exposição de informações internas e pessoais causou uma “invasão vil e grotesca” de sua privacidade, levando a sentimentos de “revolta, angústia e devassa.” O ex-presidente das águias refere ainda que o caso teve um impacto direto no rendimento da equipa, na gestão do clube e na imagem do Benfica.

O processo destaca especificamente um jogo crítico na 30.ª jornada da época 2017-2018, onde o Benfica perdeu a liderança do campeonato para o FC Porto, falhando a oportunidade de igualar os dragões, que alcançaram a marca dos cinco campeonatos seguidos em 1999.

Além da indemnização, a acusação de Vieira detalha os desafios emocionais e profissionais que enfrentou devido à ação de Pinto, incluindo a perturbação dos negócios, a desvalorização da marca Benfica, e os impactos negativos em contratos com atletas e patrocinadores.

Luís Filipe Vieira, que foi presidente do Benfica até ser detido no âmbito da Operação Cartão Vermelho em julho de 2021, declarou que o valor pedido é simbólico e que está destinado a uma doação à Casa do Gaiato de Lisboa.

Recorde-se que o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que reebeu informações de Rui Pinto e divulgou os emails publicamente no Porto Canal, foi condenado a um ano e 10 meses de prisão em pena suspensa.

ZAP //

4 Comments

  1. oh coitadinho, perdeu o penta porque-lhe invadiram a privacidade.
    Mas todos aqueles, que todos os dias, pagam e sofrem as conseguecias das ações dos da laia deste… isso já não interessa.
    O que interessa é aonde é que conseguem chegar e o poder que conseguem obter. Depois tentam atirar areia para os olhos da população de forma populista, para salvar a pele e quiça alguns investimentos.

  2. E uma patetice de LFV. Quem perdeu o penta foi ele próprio, ao vender meia equipa que tinha ganho o tetra. SE não fizesse o penta estaria praticamente garantido. Ele foi o grande responsável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.