/

Luís Filipe Vieira: “Não tenho 160 milhões para pagar a dívida”

9

António Pedro Santos / Lusa

Luís Filipe Vieira diz que não tem como pagar a dívida de 160 milhões e que já está tudo tratado para entregar as acções da Promovalor ao Novo Banco. O contrato pode ainda ser extendido, mas a última palavra sobre o processo cabe ao Fundo de Resolução.

Na edição de Sexta-Feira do Correio da Manhã, o ex-presidente do Benfica assume que não tem como pagar as dívidas. “Não tenho 160 milhões para pagar a dívida. Já está tudo tratado para se entregar as acções [da Promovalor]”, confessa Luís Filipe Vieira.

Em causa está a dívida contraída pelo grupo imobiliário Promovalor, fundado por Vieira, ao antigo Banco Espírito Santo, na altura liderado por Ricardo Salgado. O prazo para o pagamento está a duas semanas de expirar. Vieira acrescenta ao CM que “já está tudo tratado, só falta assinar alguns documentos”.

O Novo Banco poderá ficar com 96% da holding de Vieira, caso sejam executados os valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis – VMOC – da Promovalor detidos a instituição bancária, explica o Correio da Manhã.

O contrato de empréstimo, renegociado em 2011, inclui uma cláusula que permite ao Novo Banco “estender por mais dois anos o prazo” de pagamento da dívida.

No entanto, o Novo Banco não pode decidir sozinho e a última palavra pertence ao Fundo de Resolução, principal credor e representante do Estado na instituição financeira que nasceu das cinzas do BES de Ricardo Salgado. O Fundo de Resolução deve tomar uma decisão durante o mês de Setembro.

Em declarações na Comissão de Inquérito aos grandes devedores do Novo Banco, no Parlamento, Luís Filipe Vieira já tinha dito que “as VMOC vão ser convertidas em capital da Promovalor” e que será “por essa via que o banco vai receber tudo”.

Se quiser, nem as pago”, afirmou ainda o ex-presidente do Sport Lisboa e Benfica  perante os deputados.

AP, ZAP //

9 Comments

  1. Como vai pagar se o dinheiro não é dele? Anormal é o dinheiro cair tão facilmente aos milhões nas mãos destes vigaristas que andam por aí a fazer figura de ricos com o dinheiro daqueles que passaram uma vida a poupar para de um dia para o outro perceberem que nada têm!

  2. num mundo decente esta gente seria obrigada a viver com o ordenado mínimo, sem direito a qualquer ajuda, (um jantar de familia, é considerado uma ajuda) e se vivessem acima deste valor,, seriam presos no minimo de 25 anos. para terminarem a pena teriam que pagar todas as despesas que deram á justiça, e 3 vezes o valor que os levaram a essa situação.

  3. Acho piada á justiça Portuguesa, que aceita fianças de pessoas que têm dividas superiores á fiança, e que descaradamente dizem que não podem pagar o que devem, mas que tiveram dinheiro para pagar umilhões por uma fiança. é gozar com a inteligência humana-

  4. Portugal está transformado num país de ladrões. É pena aqueles que só pagam impostos. Este Governo também não presta.

  5. Sou Benfiquista, mas para mim paga e prisão se possivel, eu não ando a pagar impostos para isto, e adeptos doutros clubes deviam ter a mesma mentalidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.