Luís Filipe Menezes vai ser primeiro suplente da lista do PSD no Porto

ppdpsd / Flickr

Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD

O antigo líder do PSD vai ser, simbolicamente, o primeiro suplente da lista de candidatos a deputados pelo Porto, no mesmo círculo do presidente Rui Rio.

Rui Rio já tinha sido oficialmente confirmado à Lusa como “número dois” na lista do partido pelo Porto, com a advogada Catarina Rocha Ferreira a ocupar o terceiro lugar. O cabeça de lista pelo Porto, Hugo Carvalho, 28 anos e presidente do Conselho Nacional da Juventude, foi anunciado no final de junho.

Rio afirmou na quinta-feira, em entrevista à rádio Observador, que “o mais lógico” era ser o segundo nome pelo Porto, cidade de onde é natural, e pela qual foi autarca entre 2001 e 2013.



De acordo com fonte oficial social-democrata, a escolha para número três da advogada do Porto, de 37 anos, insere-se na mesma lógica de “renovação” e de ir buscar pessoas “fora do aparelho partidário”.

Luís Filipe Menezes e o atual líder do PSD reaproximaram-se em janeiro, no Conselho Nacional extraordinário em que Rio conseguiu fazer aprovar uma moção de confiança à sua direção com 60% dos votos.

Nessa altura, quando Luís Montenegro desafiou Rio a convocar diretas, Menezes apoiou o presidente, defendendo ser tempo de cerrar fileiras em volta do líder.

Pouco depois das declarações de Menezes, o antigo autarca do Porto deu um abraço emocionado ao ex-líder do PSD que disse estar disponível para tudo aquilo que lhe for solicitado (tendo marcado presença na campanha para as europeias).

Em 2013, Rio recusou-se a apoiar Luís Filipe Menezes, que se candidatou — e perdeu — para lhe suceder na Câmara do Porto, depois de deixar a autarquia de Gaia. Nessa época, ambos disputavam no S. João o “campeonato” do melhor fogo-de-artifício das margens do Douro.

A escolha dos cabeças de lista é prerrogativa do presidente do PSD, já tendo sido divulgados os nomes dos ‘número um’ pelos 20 círculos que cabia a Rui Rio escolher (Madeira e Açores têm competência própria na escolha de candidatos a deputados).

As listas de candidatos a deputados do PSD serão votadas, de braço no ar, no Conselho Nacional do partido da próxima terça-feira, em Guimarães (Braga).

Nas legislativas de 2015, a coligação “Portugal à Frente” (PSD/CDS-PP) elegeu 17 dos 39 deputados eleitos pelo círculo do Porto. O PSD elegeu 14 e o CDS-PP três.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …

Vulcão, La Palma

Mais lava em movimento. Vulcão de La Palma abre nova boca eruptiva

Um novo desabamento do cone do vulcão de La Palma (Canárias) está a fazer com que uma grande quantidade de lava se desloque, principalmente em direção ao oeste, sobre o fluxo primário de lava. Durante as …