/

Cientistas descobrem o lugar mais perigoso em toda a história da Terra

10

Davide Bonadonna

Há 100 milhões de anos, um grande número de predadores furiosos transformaram o deserto do Saara no lugar mais perigoso que alguma vez existiu na história da Terra.

Essa é a conclusão de uma equipa internacional de investigadores, que publicou o seu estudo, a maior revisão em quase cem anos de vertebrados fósseis numa área de formações rochosas cretáceas no sudeste de Marrocos, conhecida como Grupo Kem Kem, este mês na revista científica ZooKeys,

“A revisão proporciona uma janela aberta para a era dos dinossauros de África”, disse Nizan Ibrahim, da Universidade de Detroid e principal autor do estudo, citado pelo jornal espanhol ABC.

Há 100 milhões de anos, toda a região era um vasto sistema fluvial, cheio de inúmeras espécies aquáticas e terrestres.

Os fósseis do Grupo Kem Kem incluem três dos maiores dinossauros predadores conhecidos, além de espécimes de Carcharodontosaurus com dentes de sabre, um animal de oito metros de comprimento com mandíbulas enormes e dentes longos de até 20 centímetros e Deltradomeus, um membro da família das aves de rapina de cerca de oito metros, com membros inferiores longos e anormalmente finos.

Havia também vários tipos de pterossauros, répteis voadores predadores e caçadores de crocodilos. Segundo Ibrahim, “este era possivelmente o lugar mais perigoso da história do planeta Terra, um lugar onde um viajante humano não duraria muito”.

Segundo David Martrill, da Universidade de Porthsmouth e co-autor do estudo, “muitos dos predadores daquela área dependiam de um suprimento abundante de peixes. O local estava cheio de peixes enormes, incluindo celacantos gigantes e peixes pulmonados. O celacanto era cerca de quatro ou cinco vezes maior do que os celacantos de hoje. Há também um enorme tubarão-serra de água doce chamado Onchopristis, com os seus temíveis dentes rostrais, como punhais pontiagudos, embora maravilhosamente brilhantes”.

Os investigadores reuniram o primeiro relato detalhado e totalmente ilustrado da escarpa com fósseis, anteriormente conhecida como “estratos Kem Kem”, composta por duas formações diferentes, o de Gara Sbaa e a formação Douira. Para reunir os enormes conjuntos de dados e imagens fósseis, Ibrahim estudou as várias coleções de fósseis Kem Kem espalhadas em museus e laboratórios em vários continentes.

De acordo com Martrill, este é “o trabalho mais completo sobre vertebrados fósseis no Saara em quase um século”.

ZAP //

 

10 Comments

    • Se encontrar Platão por favor pergunte oque ele quis dizer com “além das colunas de Hércules” porque não aguento mais os teóricos arrastarem as tais colunas para cá e para lá e além disso poderemos localizar a Atlântida. E também avisa a Cleopatra que estão querendo queimar a Biblioteca de Alexandria, grata ! 🙂

  1. O lugar mais perigoso em toda a historia da Terra, é o próprio Planeta Terra, antes, hoje e sempre !……. Com tantos Predadores (humanos) em liberdade !

  2. Julgo que nessa época, não havia hipótese nenhuma de um viajante humano andar por ali, simplesmente porque estes ainda não existiriam. Diga-se, pois, que a Terra, aos padrões actuais, era um planeta muito mal frequentado, como dirão também os vindouros, daqui a vários milhões de anos em relação aos terráqueos de hoje. Felicitemos os investigadores por este extraordinário estudo.

  3. No penúltimo parágrafo estão referidas as “camas Kem Kem”, sem dúvida traduzidas de “Kem Kem beds”. Emendem para camadas Kem Kem (camadas, ou estratos, ou bancadas).

  4. Teria como enviar o meu Presidente, Jair Bolsonaro para este lugar, naquela época? Seria de grande benefício aos Brasileiros nos dias de hj. Grato!!!

  5. De fato, o Planeta Terra, atualmente está mais perigoso de se viver em comparação com o Saara há cem milhões de anos atrás. A quantidade de ” TIRANOssáurios rex e DITADORontes crocodilianus que habitam os continentes eurasiano e americano fazem at é medo aos brontossaurios e dinossaurios daquelas paragens desérticas africana. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.