Los Angeles pagou 62 milhões por testes de covid-19 que está a usar incorretamente

Guillaume Horcajuelo / EPA

Los Angeles gastou pelo menos 62 milhões de dólares em testes covid que está a usar incorretamente. Os kits da Curative têm um grande risco de apresentar falsos negativos.

Nos primeiros meses da pandemia, a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, gastou mais de 62 milhões de dólares em testes de diagnóstico da covid-19. O problema é que estes kits eram amplamente usados contra as indicações da Food and Drug Administration (FDA), a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Em menos de um ano, a startup Curative passou de um estado de anonimato para um dos maiores fornecedores de testes de coronavírus nos Estados Unidos. A empresa diz ser responsável por cerca de 10% dos testes realizados em todo o país.

No entanto, a FDA avisou que os testes da Curative correm “o risco de resultados falsos, particularmente falsos negativos“. A agência advertiu que estes testes só devem ser administrados a pessoas com sintomas de covid-19 e sob a supervisão de profissionais de saúde.

“Um falso negativo é realmente muito perigoso do ponto de vista de saúde pública”, disse ao Motherboard Jessica Malaty Rivera, do COVID Tracking Project, uma organização dedicada a rastrear e compreender a covid-19. “Quando temos pessoas infetadas que andam por aí sem saber, com ou sem sintomas, esse é o pior cenário para compreender a doença”.

Os testes da Curative foram a primeira arma da cidade de Los Angeles para qualquer pessoa suspeita de ter estado exposta ao coronavírus. Num artigo publicado no dia 28 de abril do ano passado, o Los Angeles Times escreveu um artigo com o seguinte título: “L.A. está a usar um teste simplificado de coronavírus. Mas tem potenciais riscos e benefícios”.

“Se a abordagem da Curative funcionar, ela pode inaugurar uma forma muito mais simplificada de testes em todo o país, num momento em que contar o número de infetados é essencial para reabrir a economia. Mas se a abordagem acabar por ser menos precisa do que outras, isto pode significar que algumas das medições que rastreiam a extensão do surto são mais confusas do que as conhecidas anteriormente”, lê-se no artigo.

Até junho do ano passado, as faturas mostram que Los Angeles gastou 62 milhões de dólares em testes da Curative. Apesar dos pedidos do portal Motherboard, o governo municipal de Los Angeles não divulgou os recibos dos meses em diante.

Entretanto, vários especialistas alertavam para o facto de os testes estarem a ser feitos sem se seguir as indicações homologadas pelo fabricante.

Existem vários motivos pelos quais um teste pode dar um falso negativo, de acordo com Malaty Rivera, mas provavelmente resume-se a uma má amostra. Isto acontece fundamentalmente quando a recolha não é supervisionada de perto por um profissional de saúde. Uma zaragatoa oral, o método amplamente usado pela Curative, tem menos probabilidade de obter uma boa amostra do que uma zaragatoa nasal, realça ainda a VICE.

“É o médico que faz o pedido – não é um funcionário da Curative, mas um funcionário do órgão de saúde pública ou um médico de telemedicina – quem determina se deve ou não prescrever um teste”, disse um porta-voz da Curative.

O porta-voz passou ainda a responsabilidade para o “médico solicitante” por informar às pessoas que um teste negativo não significa necessariamente que a pessoa não tem covid, embora os testes sejam agendados através do site da Curative.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …