/

OMS revelou as 15 localidades mais poluídas de Portugal

Há 15 localidades portuguesas que ultrapassam o nível máximo de poluição estipulado como seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estarreja surge à cabeça com os valores poluentes mais elevados, enquanto Guimarães é a que apresenta os valores mais baixos.

Esta análise da OMS à poluição atmosférica global concluiu que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. O estudo averiguou, nomeadamente, o grau de contaminação do ar com as chamadas partículas finas inaláveis (PM2,5). Estas partículas são as mais perigosas, por serem as mais finas e, portanto, mais susceptíveis de entrarem no organismo, afectando os pulmões e o sistema cardiovascular.

A OMS define como limite máximo para estas PM2,5 um valor de 10 microgramas por metro cúbico de ar. Ora, em Portugal, há 15 localidades que excedem esse limite, embora não ultrapassem o valor máximo definido pela legislação portuguesa, que se situa nas 25 microgramas por metro cúbico de ar, repara o Diário de Notícias.

As cidades que ultrapassam o limite de 10 microgramas por m3 são Estarreja (15), Almada (14), Cascais (14), Lisboa (13), Portimão (13), Albufeira (12), Buraca (12), Faro (12), Algueirão-Mem Martins (12), Ílhavo (12), Marateca (12), Aveiro (11), Chamusca (11), Setúbal (11) e Vila do Conde (11).

Há ainda sete localidades que estão no limite do valor recomendável, ou seja, as 10 microgramas por metro cúbico de ar, designadamente Barreiro, Coimbra, Loures, Odivelas, Perafita, Santiago do Cacém e Senhora da Hora (Matosinhos).

O Porto fica abaixo do limite e Guimarães é a cidade com menor poluição atmosférica, com apenas 3 microgramas por metro cúbico de ar.

A cidade mais poluída do mundo, segundo os dados da OMS, é Muzaffarpur na Índia, com 197 microgramas por metro cúbico de ar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.