OMS revelou as 15 localidades mais poluídas de Portugal

Há 15 localidades portuguesas que ultrapassam o nível máximo de poluição estipulado como seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estarreja surge à cabeça com os valores poluentes mais elevados, enquanto Guimarães é a que apresenta os valores mais baixos.

Esta análise da OMS à poluição atmosférica global concluiu que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. O estudo averiguou, nomeadamente, o grau de contaminação do ar com as chamadas partículas finas inaláveis (PM2,5). Estas partículas são as mais perigosas, por serem as mais finas e, portanto, mais susceptíveis de entrarem no organismo, afectando os pulmões e o sistema cardiovascular.

A OMS define como limite máximo para estas PM2,5 um valor de 10 microgramas por metro cúbico de ar. Ora, em Portugal, há 15 localidades que excedem esse limite, embora não ultrapassem o valor máximo definido pela legislação portuguesa, que se situa nas 25 microgramas por metro cúbico de ar, repara o Diário de Notícias.

As cidades que ultrapassam o limite de 10 microgramas por m3 são Estarreja (15), Almada (14), Cascais (14), Lisboa (13), Portimão (13), Albufeira (12), Buraca (12), Faro (12), Algueirão-Mem Martins (12), Ílhavo (12), Marateca (12), Aveiro (11), Chamusca (11), Setúbal (11) e Vila do Conde (11).

Há ainda sete localidades que estão no limite do valor recomendável, ou seja, as 10 microgramas por metro cúbico de ar, designadamente Barreiro, Coimbra, Loures, Odivelas, Perafita, Santiago do Cacém e Senhora da Hora (Matosinhos).

O Porto fica abaixo do limite e Guimarães é a cidade com menor poluição atmosférica, com apenas 3 microgramas por metro cúbico de ar.

A cidade mais poluída do mundo, segundo os dados da OMS, é Muzaffarpur na Índia, com 197 microgramas por metro cúbico de ar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …