OMS revelou as 15 localidades mais poluídas de Portugal

Há 15 localidades portuguesas que ultrapassam o nível máximo de poluição estipulado como seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estarreja surge à cabeça com os valores poluentes mais elevados, enquanto Guimarães é a que apresenta os valores mais baixos.

Esta análise da OMS à poluição atmosférica global concluiu que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. O estudo averiguou, nomeadamente, o grau de contaminação do ar com as chamadas partículas finas inaláveis (PM2,5). Estas partículas são as mais perigosas, por serem as mais finas e, portanto, mais susceptíveis de entrarem no organismo, afectando os pulmões e o sistema cardiovascular.

A OMS define como limite máximo para estas PM2,5 um valor de 10 microgramas por metro cúbico de ar. Ora, em Portugal, há 15 localidades que excedem esse limite, embora não ultrapassem o valor máximo definido pela legislação portuguesa, que se situa nas 25 microgramas por metro cúbico de ar, repara o Diário de Notícias.

As cidades que ultrapassam o limite de 10 microgramas por m3 são Estarreja (15), Almada (14), Cascais (14), Lisboa (13), Portimão (13), Albufeira (12), Buraca (12), Faro (12), Algueirão-Mem Martins (12), Ílhavo (12), Marateca (12), Aveiro (11), Chamusca (11), Setúbal (11) e Vila do Conde (11).

Há ainda sete localidades que estão no limite do valor recomendável, ou seja, as 10 microgramas por metro cúbico de ar, designadamente Barreiro, Coimbra, Loures, Odivelas, Perafita, Santiago do Cacém e Senhora da Hora (Matosinhos).

O Porto fica abaixo do limite e Guimarães é a cidade com menor poluição atmosférica, com apenas 3 microgramas por metro cúbico de ar.

A cidade mais poluída do mundo, segundo os dados da OMS, é Muzaffarpur na Índia, com 197 microgramas por metro cúbico de ar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …