Descoberto o local perdido da famosa batalha de Alexandre, o Grande, contra o Império Persa

Uma nova investigação arqueológica reforça a teoria antiga de que a batalha histórica de Alexandre, o Grande contra os persas terá ocorrido na região de Biga, na Turquia.

Os arqueólogos poderão ter encontrado o local onde Alexandre, o Grande, alcançou uma vitória crucial contra o Império Persa na Batalha de Granicus. O local proposto situa-se a cerca de 10 quilómetros a norte de Biga, uma cidade no noroeste da Turquia, onde as forças de Alexandre derrotaram as tropas persas em 334 a.C., marcando o início da sua conquista do território persa e do Médio Oriente.

De acordo com Reyhan Körpe, professor de arqueologia na Universidade Canakkale Onsekiz Mart, a batalha foi um momento monumental da história. “A Batalha de Granicus não foi apenas um dos pontos de viragem mais significativos na vida de Alexandre, que mais tarde lhe valeu o epíteto de ‘o Grande’, mas também um momento crucial na história mundial”, afirmou Körpe ao Live Science.

A ideia da localização do campo de batalha não é nova. Heinrich Kiepert, um arqueólogo do século XIX, sugeriu a mesma área, mas a equipa de Körpe forneceu agora provas adicionais para apoiar a hipótese.

Um achado significativo foram os restos da antiga cidade de Hermaion, identificada como o último acampamento de Alexandre antes da batalha. Utilizando testes geomorfológicos, os investigadores reconstruíram a paisagem histórica, descobrindo que o trajeto do rio Granicus se alterou minimamente desde o tempo de Alexandre. Isto permitiu à equipa eliminar áreas pantanosas que não correspondem às antigas descrições do campo de batalha.

Um local promissor numa colina perto do campo de batalha forneceu mais pistas. Os agricultores descobriram sepulturas com armas, possivelmente datadas da época de Alexandre. Em 2024, foram desenterrados restos humanos de um homem adulto perto da encosta sul da colina. Embora a ausência de marcas de sepultura sugira que não faziam parte de um cemitério formal, são necessários mais testes para confirmar a idade do indivíduo e a causa da morte.

A equipa de Körpe planeia realizar levantamentos geofísicos e escavações para descobrir mais provas. O seu trabalho pode potencialmente confirmar o local de uma das primeiras e mais importantes vitórias de Alexandre, o Grande, oferecendo informações valiosas sobre esta batalha histórica.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.