Os lobos são mais generosos do que os cães

Não se deixe enganar: os lobos preocupam-se mais com os seus amigos do que os cães. Esta conclusão dá força à teoria de que os cães não aprenderam a ser altruístas com os seres humanos.

Uma recente investigação acaba de concluir que os lobos têm mais tendência para ajudar os membros da sua alcateia do que os cães para ajudar a sua matilha. O artigo científico, publicado na PLOS One, descreve algumas experiências que os cientistas levaram a cabo no Wolf Science Center em Viena, na Áustria.

Os cientistas analisaram nove lobos e seis cães. Os animais foram treinados pelos investigadores para carregarem no botão de um touchscreen com o nariz para aparecer comida num espaço adjacente, onde podia, ou não, estar outro animal.

Depois de realizados vários testes, os cientistas concluíram que os lobos optavam por entregar comida a um membro da sua alcateia mesmo que não recebessem nada em troca. Aliás, a equipa observou ainda que estes animais apenas perdiam o interesse em ajudar se do outro lado estivesse um lobo que desconhecessem.

Por outro lado, os testes feitos com os cães mostraram que os nossos conhecidos amigos de quatro patas não têm qualquer tipo de inclinação em ajudar outros cães, exceto quando existia uma recompensa, independentemente de os conhecerem, ou não.

Esta descoberta pode sugerir que os cães herdaram as suas tendências cooperativas dos lobos, em vez de através do contacto com humanos. Rachel Dale, autora principal do estudo, explicou que uma possibilidade para a falta de capacidades cooperativas dos cães pode ter sido o processo de domesticação.

Ao contrário dos lobos que dependem da alcateia para sobreviverem, os cães dependem de humanos para lhes dar comida e habitação. “Este estudo mostra que a domesticação dos cães não os tornou, necessariamente, mais pró-sociais”, revela a investigadora, citada pelo El País.

“Em vez disso, parece mostrar que a tolerância e generosidade para com os membros do seu grupo ajuda-os a produzir altos níveis de cooperatividade, como comprovado com os lobos”, rematou.

Ainda assim, afirma que é preciso ter alguma cautela na interpretação dos resultados deste estudo, uma vez que estes testes foram realizados em cães habituados a viver em matilha e não em cães domésticos, que já provaram ter mais tendências pró-sociais em investigações anteriores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proposta finlandesa. Costa pede "grande frente nacional" contra corte nos fundos europeus

António Costa apelou a uma “grande frente nacional” contra a proposta finlandesa de orçamento europeu que corta mais fundos comunitários para Portugal. No debate quinzenal na Assembleia da República, António Costa pediu unanimidade parlamentar em relação …

Deputados únicos vão ter direito a cinco declarações políticas por sessão legislativa

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa. Pedro Delgado Alves, …

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …