/

Lobo bebé da Idade do Gelo encontrado mumificado numa mina de ouro

Government of Yukon

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos mumificados de uma cria de lobo e de um caribu da Idade do Gelo.

Depois de mais de 50 mil anos congelados, os animais foram removidos na semana passada e levados para o centro cultural de Tr’ondëk Hwëch’in First Nation, na cidade de Dawson, no Canadá.

O caribu, do inglês caribou, é um mamífero ruminante da família dos cervídeos – grupo que inclui os alces, as renas e os cervos -, sendo especialmente encontrado na Sibéria, Escandinávia, Gronelândia e no Canadá.

“Estamos tão acostumados a trabalhar com ossos que encontrar animais com pele e pêlos realmente traz o mundo antigo de volta à vida“, disse Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon, em declarações ao Live Science.

Atualmente, o território de Yukon está coberto de florestas mas, durante a era glacial, a região era uma tundra seca e empoeirada, onde viva uma grande diversidade de mamíferos nas pastagens geladas – incluindo espécies de gatos-dentes-de-sabre, mamutes-lanosos e ursos-de-cara-curta.

Existem várias escavações mineiras perto de Dawson e, por isso, é normal para o mineiros encontrar vestígios fossilizados de animais que já viveram há milhares de anos, enquanto exploram as camadas de lama permanentemente congeladas.

Foi em 2016 que um mineiro começou a pôr a descoberto o caribu, reportando depois a sua descoberta aos paleontólogos. Após o contacto, os cientistas chegaram ao local e conseguiram recuperar o tronco mumificado, a cabeça e dois membros anteriores.

Government of Yukon

O caribu mumificado foi encontrado numa “cama” de cinzas vulcânicas e pode ter até 80 mil anos

Apenas dois meses depois, os cientistas encontraram no mesmo território a cria de lobo em perfeitas condições de conservação. Inicialmente, os trabalhadores acharam que se tratava de um cão. Ambos os animais têm a sua pele, músculos e pelagem intacta.

“O filhote de lobo parece-se exatamente com uma cria de uma cão empalhado”, considerou Zazula. “[O animal] tem uma pequena cauda, pêlo, patas e pálpebras. É incrível”.

50 mil anos de História

Foram retiradas amostras da pele de ambos os animais para que a sua idade seja testada através da datação por radio-carbono. Ambos provaram ter, pelo menos 50 mil anos – o limite para este tipo de datação.

No entanto, explicam os cientistas, o caribu foi encontrado perto de uma camada de cinzas de uma erupção vulcânica que ocorreu há cerca de 80 mil anos – uma pista mais precisa sobre a sua verdadeira idade. Face a isto, disse Zazula, é “provável que este seja um dos tecidos de mamífero mais antigos do mundo“.

Apesar de terem sobrevivido até aos dias de hoje, estes animais não eram muito abundantes durante a Idade do Gelo. “Os seus ossos são realmente muito raros comparativamente a outros grandes animais da mesma era”, disse.

Em declarações à CBC, a cientistas considerou que, tendo em conta o conhecimento que tem, “este é o único lobo mumificado da Idade do Gelo até agora encontrado”.

Government of Yukon

Inicialmente, os mineiros confundiram a cria de lobo com um cão

Recentemente, um grupo de cientistas fez uma descoberta semelhante na Sibéria: os restos fossilizados de um potro pré-histórico em condições de preservação quase perfeitas. Os cientistas ambicionam agora recolher uma célula viva do animal, de forma a tentar clonar a espécie extinta durante o Paleolítico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.