Lixo em Lisboa “quase dá pelos pés” (e há quem culpe o turismo)

Sacos de lixo que se acumulam junto a contentores, copos de plástico com restos de bebidas, garrafas de vidro, sofás velhos no meio da rua e um cheiro nauseabundo. Estas são as queixas dos moradores de alguns dos bairros mais turísticos de Lisboa que culpam a falta de civismo, a restauração, mas também o aumento do turismo.

“Há montes e montes de lixo, quase dá pelos pés”, lamenta ao Diário de Notícias Senhorinha Andrade, de 80 anos, uma moradora do Bairro Alto há 50 anos. “[Os turistas e os funcionários dos restaurantes] têm ali os caixotes, mas não vão pôr lá o lixo”, queixa-se a mulher, frisando que o colocam “à porta, é aqui ou acolá”.

Senhorinha Andrade também critica a Câmara porque diz que “já nem lavam as ruas” porque “não há pessoal para lavar”. “É um fedor que não se pode”, queixa-se.

Além do Bairro Alto, Alfama e o Cais do Sodré estão também entre as zonas mais afectadas pela acumulação do lixo. E Maria Gabriela Vaz, dona de um café, desabafa no DN que “o turismo veio e nunca houve uma solução para isto”.

Outros moradores das zonas mais afectadas culpam também o aumento “descontrolado” do turismo, acusando os estabelecimentos de alojamento local e de restauração de não respeitarem “as regras ou horários de recolha do lixo”, como cita o DN.

Mas Júlio da Silva, funcionário de uma loja de conveniência, fala também da “falta de civismo” e critica o sistema de recolha de lixo que “no Verão, não funciona porque é muita gente, é muito lixo”, refere ao DN.

“Não se fazem limpezas porque não há gente, foi tudo de férias“, acrescenta Júlio da Silva.

“É essencial haver um aumento no número de recolhas“, assume também a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, notando em declarações ao DN que, nesta altura do ano, “a produção de lixo é tanta que a recolha não consegue acompanhar as necessidades que existem”.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, também fala do problema do turismo, frisando que a localidade tem “cerca de 14 mil habitantes” e “visitantes diários na ordem das 250 mil pessoas“. “Precisamos de mais meios humanos e instrumentos mecânicos e para isso precisamos de meios financeiros”, destaca no DN.

O jornal noticiou recentemente que a Câmara de Lisboa vai atribuir 5 milhões de euros da taxa turística cobrada pelas dormidas em Lisboa, para a limpeza urbana das freguesias mais procuradas pelos turistas. “Estamos à espera que se concretize”, refere Miguel Coelho em declarações ao DN.

A autarquia aponta, em nota enviada ao jornal, que a proposta “deverá ser aprovada este ano, em reunião de Câmara e Assembleia Municipal”, e que deverá começar a ser aplicada nas Juntas de Freguesia “a partir do próximo ano”.

A Câmara de Lisboa também diz que “a limpeza [das ruas] é da responsabilidade das Juntas e que, por isso, só elas podem falar da redução dos trabalhadores dedicados a essa competência”. Todavia, assume que, nesta altura, tem “mais trabalhadores em férias”, e que “isso cria constrangimentos ao serviço de remoção” do lixo.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Ora aqui está uma das melhores cidades para se viver. A comunicação social ultimamente não tem poupado elogios à cidade de Lisboa, apelidando-a de melhor cidade da Europa para viver, cidade com excelente qualidade de vida. Tudo balelas para inflacionar o preço das casas. Na realidade, Lisboa não passa de uma cidade suja, barulhenta, com trânsito infernal e péssima qualidade de ar. O que existe aqui de qualidade?

  2. A camara de Lisboa esta apinhada de gente que nao faz nada … apenas teem um titulo e que tal pegarem maos a obra e comecarem a trabalhar?

  3. Triste verdade!Sou lisboeta,vivi 14 anos em Cascais,é muitas vezes penso que a CML havia de fazer um estágio naquela câmara para “aprender”como se mantém uma cidade LIMPA!
    Mudei há 2 meses para Lisboa,freguesia de Arroios,é estou decepcionada com a falta de limpeza das ruas,a falta de ecopontos,não lavam as ruas,enfim,é um caos em relação a limpeza!
    Limpeza tb.é SAÚDE para os cidadãos.
    A CML que aprenda como se cuida de uma cidade!
    É que nem o básico sabem!

    • Do RSI? E que tal os meninos do desemprego ou os reformados que por sinal são os que usam +60% da verba da segurança social ao contrário dos 4% do RSI? Não seja descriminador e injusto, ou você pensa que que quando acaba o tempo do subsidio de desemprego e subsidio social de desemprego que vai ter outra ajuda sem ser o RSI? 90% das pessoas que recebem o RSI são desempregados de longa duração porque agora as empresas só contratam jovens que não sabem o que fazem e são completamente incompetentes desde que tenham um palminho de cara e estrangeiros porque assim podem pagar os salários mais baixos que houverem.
      Sim há pessoas que recebem o RSI e não querem trabalhar, mas esses arranjam esquemas para isso, como parte das mulheres dos bairros sociais que engravidam todos os anos, e como estão gravidas ou a tratar de crianças não podem trabalhar, mas esse número é pequeno, outra é atirar a carta de minoria étnica para que não os obriguem a nada. Ainda que a palavra “minoria” seja relativa, aqui onde mora a minoria são os portugueses caucasianos.

  4. Estou imaginando um turista carregando um sofá nas costas e deixando na calçada… Não é culpa dos turistas. A culpa é local.a câmara tem que fazer algo a respeito.

    • Ninguém falou em culpa dos turistas – no título falam em culpa do turismo!!
      São coisas diferentes…
      Para haver turistas, tem que haver restauração, alojamento, etc, e será daí que sai muito desse lixo!
      Mas, claro que a responsabilidade é da Câmara (em Portugal não há prefeituras)!

  5. Isso aqui tá virando numa bosta, já não tem segurança,assalto todos dias,no centro de Lisboa tão a vontade vendendo droga e a polícia não prende ninguém, quando prendem já largam,tem que ver que são estes que vendem a droga para expulsarem de Portugal, o Marcelo e o costa não tem acessores para ver isso,como disse o cara acima,se paga taxa de tudo aqui e Lisboa tá virando num lixo, as calçadas só toco de cigarro uma imundice tá ficando isso aqui

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …