Lixo espacial está prestes a cair na Terra

O objeto vai atingir a Terra nos próximos dias, mais concretamente no dia 13 de novembro, no Oceano Índico.

Os cientistas pensam que o objeto em questão, denominado de WT1190F, vai atingir a terra já no próximo mês, mais concretamente no dia 13, a partir do Oceano Índico, a cerca de 65 quilómetros da ponta sul do Sri Lanka, avança a Nature.

O objeto já tinha sido descoberto há algum tempo mas, até hoje, tinha sido ignorado. No início de outubro, o Catalina Sky Survey, um programa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, voltou a registar a sua atividade, prevendo a sua proximidade com o nosso planeta.

Este é um dos poucos objetos espaciais cujo impacto foi previsto com precisão e, apesar de cair na terra, não representa um risco significativo.

Tem um ou dois metros de diâmetro e pensa-se que seja o resultado de detritos espaciais, isto é, lixo espacial provocado por missões no espaço, satélites, entre outros.

Os cientistas acreditam até que pode estar ligado a uma missão Apollo, levada a cabo pela NASA nas décadas de 60 e 70.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, este fenómeno oferece não só a oportunidade de ver algo cair sobre a atmosfera mas também a oportunidade de testar se os cientistas estão à altura do desafio, ou seja, preparados para quando um objeto potencialmente perigoso está a caminho da Terra.

“O que estamos a planear parece estar a resultar mas ainda faltam três semanas para este acontecimento”, diz Gerhard Drolshagen, diz um dos investigadores da ESA em Noordwijk, na Holanda.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.