É um país “imaginário” que nasceu nas redes sociais, mas já tem bandeira, hino e Presidente, e faz fronteira com Portugal. O Listenbourg é a mais recente brincadeira da Internet, mas já chegou à política francesa.
Tudo começou com o influenciador digital francês Gaspardo que resolveu brincar com a aparente ignorância geográfica dos norte-americanos, criando no Twitter uma nação imaginária que acrescentou à fronteira marítima portuguesa, salientando estar “certo de que os americanos nem sequer conhecem o nome deste país”.
“Quem é que não conhece o Listenbourg?”, foi a pergunta que um utilizador do Twitter deixou em resposta à publicação da Gaspardo. E assim nasceu este país imaginário!
Entretanto, a brincadeira foi crescendo e o Listenbourg já tem um perfil no Twitter e um site oficial, bem como um Presidente, um tal de Gaspard Hoelscher, e um Governo com 19 ministros, incluindo um ministro da Transição Numérica.
Tem ainda um passaporte próprio e uma carta topográfica que mostra o território do país.
Voici la carte officielle présentant la topographie de notre magnifique pays qu’est le Listenbourg!
Here is the official map showing the topography of our beautiful country of Listenbourg!
Dies ist die offizielle Karte mit der Topographie unseres wunderschönen Landes Listenburg pic.twitter.com/0cil7GnDNU
— Ministry of the Interior (@IntrListenbourg) November 1, 2022
Já foi também divulgado o hino oficial do país no canal do Governo do Listenbourg no YouTube – a sonoridade parece algo familiar, entre o hino português e o hino francês… Ou será só o facto de todos os hinos serem bastante parecidos?
E, já agora, há imagens das magníficas paisagens do Listenbourg que se podem ver ao som do hino oficial.
“Que país! Como português, visito o Listenbourg muitas vezes e é sempre fantástico“, refere o utilizador do YouTube Pedro Mendes que se junta à brincadeira.
Entretanto, prepara-se a abertura do canal de televisão oficial do país, a Listenbourg Télevision, na plataforma Discord. Nesta altura, estão a recrutar candidatos a emprego. Alguém quer enviar o currículo?
Listenbourg chegou à política francesa
Entretanto, o fenómeno chegou à vida política francesa com o Partido Socialista a entrar na brincadeira, anunciando a abertura do PS do Listenbourg.
“Que alegria ver a família socialista a crescer a cada dia, estamos juntos com os nossos camaradas Listenburgueses para uma Europa social e ecológica”, partilha o líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, no Twitter.
Quel bonheur de voir la famille socialiste s’élargir chaque jour, nous sommes unis avec nos camarades Listenbourgeois pour une Europe sociale et écologique ! https://t.co/w6oVPCkGRB
— Olivier Faure (@faureolivier) November 1, 2022
O ex-candidato presidencial Eric Zemmour, da extrema-direita, também alinhou na onda. “No Listenbourg, faz como os Listenburgueses”, escreve na mesma rede social.
Au Listenbourg, fais comme les Listenbourgeois !
— Eric Zemmour (@ZemmourEric) November 2, 2022
Mas a posição do político de extrema-direita não agradou aos responsáveis do Twitter do Listenbourg que definem o país como “apolítico”.
“O Listenbourg continua a ser um meme da Internet que não pretende levar à recuperação de partidos políticos. Não apoiamos o seu partido e pedimos-lhe que exclua este tweet”, escrevem.
Listenbourg nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Até o Comité organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 já convidou o Listenbourg para participar no evento, aumentando as delegações presentes para 207.
Algumas marcas conhecidas estão também a alinhar na brincadeira, nomeadamente a Burger King, a MacDonalds e a empresa de entregas Deliveroo.
Bienvenue, pour vous aider à vous intégrer ici, on vous a fait une cover. https://t.co/F0arWdM2qh pic.twitter.com/w5GqJzGS43
— Burger King France (@BurgerKingFR) October 31, 2022
Disponible sur la carte de Deliveroo 🤩🍔 pic.twitter.com/4ykLP3tyue
— Deliveroo Listenbourg (@deliveroolisten) November 2, 2022
Le nombre de délégations olympiques pour #Paris2024 passe de 206 à 207 avec l’arrivée du Listenbourg.
Bienvenue l’ekip ✨— Paris 2024 (@Paris2024) October 31, 2022
Que mania a de quererem que os EUA conheçam a geografia Europeia. E nós, sabemos onde ficam todos os estados dos EUA? Será que também conhecemos a fundo a nossa geografia e conseguimos apontar no mapa cada País?
” E nós, sabemos onde ficam todos os estados dos EUA?”
Não, mas os americanos também não. Basta ver as entrevistas de rua do Jay leno, já com algumas décadas e alguns canais no youtube com o mesmo fenómeno mais recentemente…
Mas os portugueses conhecem bem melhor a Europa do que os americanos o seu continente. Quanto mais não seja, porque muitos de nós temos família lá fora e aprendemos a ver no mapa onde eles estão.
Do Listenbourg nem bons ventos nem bons casamentos. Essa é que é a verdade. Mas têm bom queijo e vinho.
Numérique em francês traduz-se por digital em português e não por numérico quando se fala de transição.
Eu até compreendo a ignorância dos americanos relativamente à geografia europeia, mais difícil é ler “a sonoridade parece algo familiar, entre o hino português e o hino francês” relativamente ao hino do Reino Unido.
Oh, Zap!!! A sonoridade do hino parece algo familiar porque é a música do Hino britânico, God Save the Queen / King, não tem nada de parecido com os hinos português ou francês…
É mais ou menos o mapa da França invertido. Rouba o Minho, Douro, Beira Litoral e a Galiza e parece um tumor na Península Ibérica. Não tem uma língua própria.
Exactamente…
Seja virtual, brincadeira, même ou lá o que é… PORTUGAL encolheu…
Como bem diz Nexfast, é o ministro da transição digital e não numérica.