Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da República.

Segundo o jornal Público, a lista D era constituída por dez elementos: sete do sexo feminino e três do sexo masculino. Apesar de, à partida, não parecer haver nada de errado — já que a enfermagem é uma profissão maioritariamente feminina —, a verdade é que a lei da paridade obriga a uma representação equilibrada entre homens e mulheres.

Desta forma, a lista foi excluída por não ter “o mínimo de quatro elementos de qualquer dos sexos”, como refere a Lei 26/2019. Este foi também o problema identificado pela comissão nas listas às especialidades de enfermagem médico-cirúrgica e de saúde mental e psiquiátrica.

A lista D fica, assim, excluída das eleições do dia 6 de novembro. No entanto, os membros da lista já anunciaram que vão impugnar o ato eleitoral.

“Os argumentos da comissão eleitoral são grosseiros, roçam o absurdo e seriam risíveis se não consubstanciassem uma tentativa antidemocrática, ilegal e imoral de impedir a disputa das eleições pela nossa lista”, lê-se num comunicado divulgado pela lista.

Os membros da lista realçam que a representação equilibrado de géneros definida pela lei da paridade só entra em vigor em janeiro de 2020, razão pela qual não tem influência no ato eleitoral a disputar no próximo mês.

Contudo, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género parece estar do lado da comissão eleitoral neste assunto, tendo explicado que o regime transitório da lei é aplicável a este ato eleitoral, porque apesar de decorrer em 2019, verão “os seus efeitos consubstanciar-se depois de 1 de janeiro de 2020”.

“A não ser assim, teríamos de assistir a mais três anos de não observância da lei, em todos os casos como o apresentado”, justificou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho piada, quando é ao contrario aparecem logo as feministas histéricas que não pode ser…
    Mas quando somos nós que estamos em maioria e é necessário equilibrar, assobiam para o lado!

RESPONDER

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …