Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da República.

Segundo o jornal Público, a lista D era constituída por dez elementos: sete do sexo feminino e três do sexo masculino. Apesar de, à partida, não parecer haver nada de errado — já que a enfermagem é uma profissão maioritariamente feminina —, a verdade é que a lei da paridade obriga a uma representação equilibrada entre homens e mulheres.

Desta forma, a lista foi excluída por não ter “o mínimo de quatro elementos de qualquer dos sexos”, como refere a Lei 26/2019. Este foi também o problema identificado pela comissão nas listas às especialidades de enfermagem médico-cirúrgica e de saúde mental e psiquiátrica.

A lista D fica, assim, excluída das eleições do dia 6 de novembro. No entanto, os membros da lista já anunciaram que vão impugnar o ato eleitoral.

“Os argumentos da comissão eleitoral são grosseiros, roçam o absurdo e seriam risíveis se não consubstanciassem uma tentativa antidemocrática, ilegal e imoral de impedir a disputa das eleições pela nossa lista”, lê-se num comunicado divulgado pela lista.

Os membros da lista realçam que a representação equilibrado de géneros definida pela lei da paridade só entra em vigor em janeiro de 2020, razão pela qual não tem influência no ato eleitoral a disputar no próximo mês.

Contudo, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género parece estar do lado da comissão eleitoral neste assunto, tendo explicado que o regime transitório da lei é aplicável a este ato eleitoral, porque apesar de decorrer em 2019, verão “os seus efeitos consubstanciar-se depois de 1 de janeiro de 2020”.

“A não ser assim, teríamos de assistir a mais três anos de não observância da lei, em todos os casos como o apresentado”, justificou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho piada, quando é ao contrario aparecem logo as feministas histéricas que não pode ser…
    Mas quando somos nós que estamos em maioria e é necessário equilibrar, assobiam para o lado!

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …