Lisboa vai ter rede de 1.200 bicicletas partilhadas

JaulaDeArdilla / Flickr

Em Barcelona, por exemplo, já existe um sistema de bicicletas partilhadas

Em Barcelona, por exemplo, já existe um sistema de bicicletas partilhadas

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) vai criar uma rede de 1.200 bicicletas partilhadas dentro de, sensivelmente, um ano, distribuídas pela zona alta da cidade e pela frente ribeirinha.

“É um investimento de 1.200 bicicletas distribuídas por pouco mais de 100 postos de recolha e de colocação e que visa o fomento das mobilidades suaves, (…) que não são poluentes e que hoje em dia, por essa Europa fora, são perfeitamente habituais”, afirmou Luís Natal Marques, presidente da empresa, em declarações à agência Lusa.

De acordo com este responsável, a EMEL está a preparar um caderno de encargos para a criação desta rede de bike sharing, pelo que espera “dentro de um ano e pouco ter o projeto na rua“.

“A ideia que há neste momento é que a colocação das bicicletas terá dois espaços definidos: um no planalto, e quando digo planalto da cidade estou a falar na zona mais alta da cidade, e depois na zona ribeirinha, e estou a falar na zona do Cais do Sodré, Terreiro do Paço e depois na zona um pouco mais oriental, no Parque das Nações“, especificou Luís Natal Marques.

Segundo o Plano de Atividades e Orçamento da EMEL para 2015, aprovado na semana passada pela Câmara Municipal, a rede de bicicletas terá um custo de cerca de dois milhões de euros.

Parques de estacionamento e gestão de meios

O documento revela que para este ano a EMEL prevê um total de investimento de 24 milhões de euros, dos quais 2,8 milhões dizem respeito à construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Campo das Cebolas, com 260 lugares.

Em abril, o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, informou que este parque estará concluído “ainda este ano”.

Além deste, está em estudo, mas sem projeto definido, um outro parque com 265 lugares no Mercado do Rato, que já suscitou reservas dos comerciantes que ali têm bancas.

Em estudo estão outros parques no Bairro Alto, Anjos, São José e Mercado de Alvalade. Já o Parque Lumiar, com 160 lugares, passará a ser explorado este ano pela EMEL, de acordo com o Plano de Atividades.

A empresa vai ficar também responsável por gerir um funicular, escadas rolantes e um elevador, de acesso à Graça, à Mouraria e à Sé, respetivamente.

Quanto aos valores, Manuel Salgado disse, na semana passada, que os acessos ao Castelo vão custar seis milhões de euros, sendo que o funicular e as escadas rolantes estarão prontos “até ao final de julho” e o elevador da Sé “até ao final de 2015”.

Em 2014, a EMEL teve uma faturação de 27 milhões de euros. “Perspetivamos para 2015 um reforço da faturação para os 28,5 milhões”, apontou Luís Natal Marques, falando na expansão da rede.

“Hoje em dia é até com algum agrado que verificamos que muitas juntas de freguesia e muitas associações de moradores clamam pela presença da EMEL, porque quando a empresa chega o estacionamento é ordenado”, salientou o responsável, que sucedeu a António Júlio de Almeida, após este ter sido demitido pelo município em fevereiro.

Qualificando a EMEL como uma “empresa sólida que gere os seus próprios meios de investimento”, Luís Natal Marques adiantou que esta “não tem rigorosamente nada a ver” com outras empresas municipais em que foi gestor – como a Gebalis, que faz a gestão dos bairros municipais de Lisboa, e a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), extinta no final de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … Na cidade das 7 colinas! Ciclovias cheias de nada. E a usufruir, digo rentabilizar…
    EMEL à Costa – Decide parir ideia à custa do parking onerado em tudo o que é sítio – 1200 bykes “partilhadas” à socialismo de interesses do “fogo de vista”

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …