Lisboa no top das cidades com mais selfies

TIME

-

A revista Time elegeu Makati, centro económico das Filipinas, como a Capital Mundial das Selfies, seguindo-se Manhattan e Miami. Lisboa ficou em 33º lugar.

Como saber qual é a cidade onde as pessoas tiram mais fotos de si mesmas? Analisando quantas imagens com a hastag #selfie aparecem no Instagram com as respectivas coordenadas geográficas.

São contas parvas que alguém tem que fazer e a revista Time aceitou o desafio, compondo o top das cidades com maior número de autorretratos. A partir da análise das fotos de todas as cidades com mais de 250 mil habitantes durante 10 dias, chegaram a um total de 459 cidades em que pelo menos 25 pessoas tiraram uma selfie.

A primeira surpresa: o ranking é liderado por Makati e Pasig, na área metropolitana da capital Manila, nas Filipinas, onde há 258 pessoas que tiram selfies por cada 100 mil habitantes. Por incrível que pareça, as Filipinas têm outra cidade no top 10, Cebu, que ocupa a nona posição.

Segue-se Manhattan, em Nova Iorque, presença infalível num ranking destes, onde há 202 “fotógrafos de selfies” por cada 100 mil habitantes. Miami, na Flórida, ocupa o terceiro lugar, e Anaheim e Santa Ana, no Orange County (lembra-se da série The O.C.?), na Califórnia, seguram-se no quarto.

A segunda surpresa é a dupla presença da Malásia no top 10, com Petaling Jaya (junto à capital Kuala Lumpur) no quinto lugar e George Town, na ilha de Penang, na 10ª posição.

Portugal comparece com apenas uma cidade no top 100: Lisboa, onde 292 utilizadores tiraram 412 selfies, dando uma média de 56 fotógrafos de selfies por cada 100 habitantes.

Confira aqui o top 10 ou consulte a lista completa no site da Time, onde pode navegar por um mapa com os dados de cada uma das 459 cidades “finalistas”.

1. Makati e Pasig, Filipinas
258 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

2. Manhattan, Nova Iorque, EUA
202 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

3. Miami, Flórida, EUA
155 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

4. Anaheim e Santa Ana, Califórnia, EUA
147 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

5. Petaling Jaya, Malásia
141 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

6. Telavive, Israel
139 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

7. Manchester, Inglaterra
114 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

8. Milão, Itália
108 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

9. Cebu, Filipinas
99 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

10. George Town, Malásia
95 fotógrafos de selfies por 100 mil habitantes

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …