Lisboa eleita Capital Europeia do Desporto 2021

Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021, revelou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, na sequência do anúncio feito pela European Capitals and Cities of Sport Federation, ACES Europe.

Contactado pela agência Lusa, o também vereador do Desporto da CML, indicou que o anúncio foi feito no final de um jantar, em Lisboa, com a comunidade desportiva de Lisboa e o comité do ACES Europe, que realizou uma visita técnica à capital para avaliar as condições do evento.

“Não foi uma surpresa. Achámos sempre que Lisboa venceria“, disse o vice-presidente da CML, indicando que a capital portuguesa competia com Haia, na Holanda, onde o comité tinha estado anteriormente.

Esta semana, o comité de avaliação ‘European Capitals and Cities of Sport Federation’ visitou Lisboa e o presidente daquele organismo, Gian Lupattelli, deu uma conferência de imprensa em conjunto com Duarte Cordeiro, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Sobre a escolha, Duarte Cordeiro considerou-a “o culminar de todo um percurso que tem sido seguido de maneira a aumentar de forma significativa a atividade desportiva”.

É um prémio para Lisboa e também é uma responsabilidade“, acrescentou.

O responsável tinha anunciado na sexta-feira que o município de Lisboa vai investir 26 milhões de euros em equipamentos desportivos até 2021, já a pensar na vitória desta candidatura.

Temos todo um investimento preparado até 2021, que estimamos em 26 milhões de euros”, disse, na sexta-feira, o vereador, especificando que o investimento se destina a “equipamentos, seja na beneficiação ou requalificação”.

Falando em números, o vice-presidente da autarquia elencou na altura que “223 mil pessoas praticam regularmente atividade física desportiva nas instalações da cidade” e que a Câmara apoiou 89 clubes em 2015, valor que aumentou para 118 clubes no ano seguinte. “Entre 2012 e 2017, a Câmara Municipal de Lisboa apoiou os clubes da cidade em 4,2 milhões de euros”, acrescentou.

Na sua opinião, “Lisboa é uma referência a nível europeu para acolher grandes eventos internacionais”, uma vez que a cidade recebeu entre 2012 e 2016 “309 grandes eventos desportivos”.

Nos anos 2014 e 2015, isto representou um impacto “direto de 20 milhões de euros e um impacte indireto de 100 milhões de euros”, segundo um estudo universitário encomendado pelo município, que o vice-presidente citou.

O vice-presidente e o secretário de Estado deixaram ainda uma palavra de apreço ao trabalho desenvolvido pelo anterior vereador do Desporto, Jorge Máximo, que liderou a maior parte do processo da candidatura, que teve início em meados de 2016.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …

Arábia Saudita vai impor vacinação aos funcionários que queiram voltar ao local de trabalho

A Arábia Saudita quer alcançar a imunidade de grupo o quanto antes. Para aumentar os esforços de vacinação, foram abertos mais de 580 locais de vacinação no país. Além disso, os residentes já podem reservar …

Elon Musk revela que tem síndrome de Asperger

O empresário Elon Musk, de 49 anos, revelou este fim de semana, no Saturday Night Live (SNL), que tem síndrome de Asperger. Musk foi convidado para apresentar o Saturday Night Live - um papel cobiçado que …