Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

James West / Flickr

Árbitro assistente assinala fora-de-jogo

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada.

Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, menos tempo e intervir apenas quando a falha no relvado foi clara.

Nesta terça-feira a Premier League informou que, na terceira época com vídeoárbitro no principal campeonato do Reino Unido, vão surgir alterações em relação ao fora-de-jogo. Foram também revistas as leis sobre o que é necessário para assinalar falta e sobre a mão na bola.

Fora-de-jogo

No fora-de-jogo vão ser implementadas mudanças visíveis. A primeira tem a ver com as posições irregulares assinaladas por causa de milímetros. Na época passada foram anulados 20 golos por causa de diferenças muito mínimas entre o avançado em causa e o último defesa. Agora a linha que o vídeoárbitro terá à sua disposição deixará de ser de apenas uma com um pixel de largura.

Mike Riley, diretor da arbitragem local, explicou a alteração: “Vamos manter o que fizemos no ano passado: a linha de um pixel, posicionando a linha do defesa e do ataque. Mas passaremos a colocar também a linha que é mostrada nas transmissões televisivas, uma linha mais grossa. Se essas duas linhas se sobrepuserem, o golo vai ser validado“.

No fundo, volta-se à regra anterior: em caso de dúvida, beneficia-se a equipa que ataca.

Ainda no fora-de-jogo, os árbitros assistentes passaram a manter a bandeira em baixo numa oportunidade clara de golo, mesmo pensando que há fora-de-jogo. Agora essa definição de oportunidade clara de golo está mais limitada. Por exemplo, se um avançado em posição irregular recebe a bola perto da linha lateral, mesmo que tenha muito espaço à sua frente, será assinalado fora-de-jogo imediatamente.

Pegando no tópico das transmissões televisivas, também aí haverá algo diferente: os telespectadores deixarão de acompanhar o processo completo de análise por parte do vídeoárbitro. Só verão a imagem final, que dita a decisão final.

Faltas

A Premier League já é conhecida por ser um dos campeonatos de futebol onde se assinalaram menos faltas. Mas, a partir de 2021/22, o contacto terá de ser ainda maior para ser assinalada uma falta.

“A experiência no Euro 2020 mostrou que as pessoas vão apreciar mais o futebol se o jogo fluir mais, se aceitares que alguns pequenos contactos não são faltas; são parte do jogo”, declarou Mike Riley.

Mão na bola

Seguindo as instruções do International Football Association Board, a falta por mão ou braço na bola só será assinalada se houver um gesto voluntário, propositado, por parte do futebolista em causa. Se a posição do braço for natural, o jogo segue.

Caso um jogador toque, sem querer, com a mão na bola antes de um colega de equipa marcar um golo, o golo será validado. Mas se o jogador que marca o golo é o que tocou com a mão na bola, o golo será anulado.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.