Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

James West / Flickr

Árbitro assistente assinala fora-de-jogo

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada.

Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, menos tempo e intervir apenas quando a falha no relvado foi clara.

Nesta terça-feira a Premier League informou que, na terceira época com vídeoárbitro no principal campeonato do Reino Unido, vão surgir alterações em relação ao fora-de-jogo. Foram também revistas as leis sobre o que é necessário para assinalar falta e sobre a mão na bola.



Fora-de-jogo

No fora-de-jogo vão ser implementadas mudanças visíveis. A primeira tem a ver com as posições irregulares assinaladas por causa de milímetros. Na época passada foram anulados 20 golos por causa de diferenças muito mínimas entre o avançado em causa e o último defesa. Agora a linha que o vídeoárbitro terá à sua disposição deixará de ser de apenas uma com um pixel de largura.

Mike Riley, diretor da arbitragem local, explicou a alteração: “Vamos manter o que fizemos no ano passado: a linha de um pixel, posicionando a linha do defesa e do ataque. Mas passaremos a colocar também a linha que é mostrada nas transmissões televisivas, uma linha mais grossa. Se essas duas linhas se sobrepuserem, o golo vai ser validado“.

No fundo, volta-se à regra anterior: em caso de dúvida, beneficia-se a equipa que ataca.

Ainda no fora-de-jogo, os árbitros assistentes passaram a manter a bandeira em baixo numa oportunidade clara de golo, mesmo pensando que há fora-de-jogo. Agora essa definição de oportunidade clara de golo está mais limitada. Por exemplo, se um avançado em posição irregular recebe a bola perto da linha lateral, mesmo que tenha muito espaço à sua frente, será assinalado fora-de-jogo imediatamente.

Pegando no tópico das transmissões televisivas, também aí haverá algo diferente: os telespectadores deixarão de acompanhar o processo completo de análise por parte do vídeoárbitro. Só verão a imagem final, que dita a decisão final.

Faltas

A Premier League já é conhecida por ser um dos campeonatos de futebol onde se assinalaram menos faltas. Mas, a partir de 2021/22, o contacto terá de ser ainda maior para ser assinalada uma falta.

“A experiência no Euro 2020 mostrou que as pessoas vão apreciar mais o futebol se o jogo fluir mais, se aceitares que alguns pequenos contactos não são faltas; são parte do jogo”, declarou Mike Riley.

Mão na bola

Seguindo as instruções do International Football Association Board, a falta por mão ou braço na bola só será assinalada se houver um gesto voluntário, propositado, por parte do futebolista em causa. Se a posição do braço for natural, o jogo segue.

Caso um jogador toque, sem querer, com a mão na bola antes de um colega de equipa marcar um golo, o golo será validado. Mas se o jogador que marca o golo é o que tocou com a mão na bola, o golo será anulado.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …