Linha de Fundo: Rinascimento

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Pesadelo caseiro e a festa azul em Wembley. Os números da Final e do Euro 2020. Éder entregou a Taça e Cristiano Ronaldo conquistou mais um troféu. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo.

Lar Dolce Lar

Shaw marca aos 3 minutos e faz história: foi o golo mais rápido da história das finais dos Campeonatos da Europa. Estavam jogados dois minutos da Final de Wembley. Loucura caseira, apreensão italiana.

Em vantagem, a seleção inglesa conseguia controlar o jogo do adversário, mostrando capacidade de coesão, tapando todos os caminhos à Itália. O golo madrugador retirou alguma lucidez aos transalpinos.

A Inglaterra mantinha um ritmo prudente, até demasiado. Na primeira parte esteve melhor, com mais bola, mas sem grandes preocupações atacantes. A Inglaterra começou muito bem, mas depois foi desaparecendo, até que se eclipsou o sonho.

Na segunda parte assistiu-se a outro jogo. A Itália, que cedo começou a dar sinais de impaciência chegou ao empate, estavam jogados 22 minutos do segundo tempo regulamentar. A equipa cresceu, a Inglaterra passava a ser dominada, agora era a vez dos adeptos da equipa da casa mostraram rostos de preocupação.

Esta Itália está diferente. A equipa que não conseguiu o apuramento para o último Campeonato do Mundo, soube dar a volta a uma série de dificuldades. Tem uma ideia de jogo baseada na construção ofensiva, encontrando na Final um adversário que mais parece estar preparado estrategicamente para não deixar jogar.

Mérito para os audazes… não é apenas sorte, é muito mais do que isso. A seleção treinada por Roberto Mancini mudou de filosofia. Tem talento, garra, exibe uma plano de jogo que é um novo paradigma, agora não joga à italiana consegue fazer história.

Jogo a jogo a Seleção de Itália foi apresentando argumentos e conquistando adeptos, os próprios italianos e os que gostam deste jogo maravilhoso que agora a Itália joga, cativando de forma surpreendente com as ideias que traz para cada desafio. Uma Itália Imperial.

Uma Inglaterra receosa, conseguiu levar a decisão para as grandes penalidades, depois de um prolongamento aborrecido, onde a Itália foi mais competente e contou com o gigante Donnarumma, que defendeu dois penáltis, tantos como Pickford, e outro foi ao poste.

Saka, Rashford e Sancho, que entraram durante o jogo, desperdiçaram e a Itália conquistou o Campeonato da Europa.

Depois de um período em que os italianos pareciam zangados com o futebol… este está de regresso a casa. Quase que construido do zero, aqui com elevado mérito para o selecionador Roberto Mancini, a Itália renasceu. Com brilhantismo e mérito.

A Itália fez a festa em Wembley

Números da Final Euro2020

  • 53 anos depois, a Itália volta a sagrar-se campeã da Europa.
  • 2.º título da Itália no Campeonato da Europa: igualou a França e está a um da Alemanha e da Espanha.
  • A Itália somou o 34.º jogo sem perder: a última derrota foi em 2018, frente a Portugal.
  • Mancini conquista o 14.º título da carreira e iguala o feito de Valcareggi, o treinador que levara a Itália ao seu único título de campeã da Europa, em 1968.
  • 18.º jogo de Bonucci em Campeonatos da Europa: passa a ser o jogador com mais jogos pela Itália na história da competição.
  • 2.ª final do Europeu decidida no desempate por grandes penalidades. A 1.ª aconteceu em 1976, com vitória da Checoslováquia sobre a Alemanha, com o célebre penalti de Panenka.
  • 9.º prolongamento da Itália em Campeonatos da Europa.
  • 7.ª final do Campeonato da Europa que foi a prolongamento, a 2.ª consecutiva.
  • Finais do Europeu com prolongamento:1960, 1968, 1976, 1996, 2000 (também com a Itália como interveniente), 2016 e 2020 (2021).

Números do Euro2020

  • 51 jogos
  • 142 golos (média 2,78)
  • Melhor ataque: Itália (13 golos)
  • Melhor defesa: Inglaterra (2 golos sofridos)
  • Pior ataque: Turquia (1 golo marcado)
  • Pior defesa: Ucrânia (10 golos sofridos)
  • Mais vitórias: Inglaterra (5)
  • Menos vitórias: Polónia (0)
  • Mais empates: Espanha (4)
  • Menos derrotas: Itália (0)
  • Mais cartões amarelos: Itália (12)
  • Mais cartões vermelhos: País de Gales (2)
  • Mais auto-golos a favor: Espanha (3)
  • Melhor marcador: Cristiano Ronaldo (5 golos)
  • Mais assistências: Steven Zuber/Suiça (4)
  • Mais minutos: Giggi Donnarumma (719)
  • Árbitro com mais jogos: Felix Brych (5)

 



Prémios Euro2020 – Ronaldo não podia faltar na lista

Melhor Jogador – Giggi Donnarumma

O sucessor do lendário Buffon respondeu à altura. Esteve em destaque em todos os jogos.

O guarda-redes de 22 anos, que não sofreu qualquer golo nos três jogos da fase de grupos, encaixou o primeiro frente à Áustria, nos oitavos de final, um contra a Bélgica, nos quartos de final, um contra a Espanha, nas meias-finais, e um contra a Inglaterra.

Na final do Euro (1-1 após prolongamento, 3-2 no desempate por grandes penalidades), Donnarumma esteve superlativo, conseguindo defender dois penáltis, ele que já tinha defendido o penálti marcado pelo avançado Morata, que deu a vitória à Itália sobre a Espanha nas meias-finais. Depois das férias, segue-se nova aventura como reforço do Paris Saint Germain.

Carl Recine / EPA

Giggi Donnarumma, um gigante na baliza da Itália

É a segunda vez que um guarda-redes arrecada o prémio de melhor jogador de um Campeonato da Europa. A outra ocasião foi em 1992, quando Peter Schmeichel conquistou o prémio depois de levar a Dinamarca ao surpreendente título europeu.

Melhor Jogador Jovem – Pedri González 

Pedri González foi o escolhido como melhor jovem jogador do Campeonato da Europa, sucedendo ao português Renato Sanches, que arrecadou o prémio em 2016.

Com 18 anos, o talentoso jogador do Barcelona destacou-se como jogador fundamental no meio campo da equipa espanhola, sendo titular indiscutível durante todo a prova.

Maxim Shemetov / AFP

Pedri (Espanha) vs Seferovic (Suíça)

“O que o Pedri fez neste torneio, aos 18 anos, ninguém fez. Nem mesmo Andrés Iniesta fez isso; é incrível, único”. Foi desta forma que o selecionador espanhol Luis Enrique definiu Pedri, depois do último jogo da Espanha no Euro2020.

Agora o “craque” estará em ação nos Jogos Olímpicos.

 

Melhor Marcador – Cristiano Ronaldo

Portugal despediu-se do Euro2020 ainda nos oitavos de final, diante da Bélgica, mas Cristiano Ronaldo conseguiu levar o troféu de melhor marcador da competição, depois de ter igualado Ali Daei no topo dos melhores marcadores da história das seleções, com 109 golos.

Manuel de Almeida / Lusa

Crisntiano Ronaldo sagrou-se melhor marcador do Euro 2020

Desta vez, com cinco golos e quatro jogos – dois frente à Hungria, um frente à Alemanha e dois diante da França, todos na fase de grupos, o capitão da seleção nacional sagrou-se o melhor marcador do Euro2020, com cinco golos, os mesmos do checo Patrik Schick, mas com mais uma assistência… decisiva para conquistar mais um troféu (dos poucos) que lhe faltava.

Aos 36 anos, Ronaldo tornou-se no jogador mais velho a sagrar-se melhor marcador de um Campeonato da Europeu. É o melhor marcador de sempre em Europeus, com um total de 14 golos em cinco edições.

O Onze do Euro

O Onze do Euro por Teófilo FernandoO Onze do Euro: Donnarumma (Itália); Bonucci (Itália), Chielini (Itália) e Spinazzola (Itália); Busquets (Espanha), Jorginho (Itália), Pedri (Espanha) e Chiesa (Itália); Ronaldo (Portugal), Benzema (Françla) e Kane (Inglaterra).

  Teófilo Fernando //

PARTILHAR

RESPONDER

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células estaminais. Mas um estudo do IMM apresenta agora um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …