Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Um anúncio no OLX vendia “urgentemente” um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso.

O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, uma espécie em vias de extinção. O animal foi colocado à venda na plataforma de classificados online OLX, um anúncio que foi entretanto retirado, disse à Lusa o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O autor do anúncio fazia a “venda urgente” de um lince-ibérico por um preço “negociável” de 1500 euros. Acrescentava, ainda, que o exemplar para venda tinha sido capturado com uma armadilha para raposas no concelho de Alcoutim, no Algarve.

“O animal é muito bravo, mas com o tempo irá ficar mais manso”, prometia o anunciante, acrescentando que vendia o animal porque não queria “ser apanhado com ele em casa” e porque já teria atacado o filho “inúmeras vezes”.

O ICNF é o organismo do Ministério do Ambiente que coordena em Portugal o programa ibérico de conservação, reprodução e libertação na natureza desta espécie em risco de extinção. Questionado pela Lusa, o Instituto respondeu que “o caso se encontra em tramitação junto do Ministério Público“.

A tramitação pelo Ministério Público foi invocada pela ICNF para não adiantar, de momento, mais detalhes sobre o caso. A GNR também foi questionada e fonte do Comando Territorial de Faro confirmou que “o SEPNA está a cargo do caso”, não avançando com mais informações por a investigação estar a decorrer.

No entanto, uma fonte policial disse à Lusa que a fotografia que acompanhava o anúncio foi retirada de uma reportagem televisiva e pôs-se a hipótese de o autor do anúncio nem ter o animal para vender.

“Sabe-se que desapareceu um lince em agosto na zona de Alcoutim e em setembro foi encontrada uma coleira, que pode pertencer a esse animal e foi entregue ao ICNF para determinar a quem pertencia. Isto já permite também pensar que o animal possa mesmo ter sido capturado e posto à venda”, afirmou a mesma fonte.

O OLX já se pronunciou e, segundo comunicado enviado às redações, citado pelo JN, “o anúncio em questão foi rapidamente detetado e eliminado“, tendo a empresa entrado em contacto com as autoridades.

“Desde a entrada em vigor da lei que proíbe a venda de animais selvagens online, que o OLX atua em conformidade e elimina todos os anúncios que digam respeito a esse tipo de animais”, lê-se na nota.

Alcoutim é um dos 16 concelhos do distrito de Faro onde se encontra o território português escolhido para acolher os primeiros linces-ibéricos libertados no âmbito do programa de recuperação da espécie realizado por Espanha e Portugal.

O ICNF gere também o Centro de Reprodução do lince-ibérico que existe em Portugal e que está localizado em Silves, também no Algarve, mas preferiu não avançar mais detalhes, além da informação de que o Ministério Público está a tramitar o caso.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.