Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Um anúncio no OLX vendia “urgentemente” um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso.

O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, uma espécie em vias de extinção. O animal foi colocado à venda na plataforma de classificados online OLX, um anúncio que foi entretanto retirado, disse à Lusa o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O autor do anúncio fazia a “venda urgente” de um lince-ibérico por um preço “negociável” de 1500 euros. Acrescentava, ainda, que o exemplar para venda tinha sido capturado com uma armadilha para raposas no concelho de Alcoutim, no Algarve.

“O animal é muito bravo, mas com o tempo irá ficar mais manso”, prometia o anunciante, acrescentando que vendia o animal porque não queria “ser apanhado com ele em casa” e porque já teria atacado o filho “inúmeras vezes”.

O ICNF é o organismo do Ministério do Ambiente que coordena em Portugal o programa ibérico de conservação, reprodução e libertação na natureza desta espécie em risco de extinção. Questionado pela Lusa, o Instituto respondeu que “o caso se encontra em tramitação junto do Ministério Público“.

A tramitação pelo Ministério Público foi invocada pela ICNF para não adiantar, de momento, mais detalhes sobre o caso. A GNR também foi questionada e fonte do Comando Territorial de Faro confirmou que “o SEPNA está a cargo do caso”, não avançando com mais informações por a investigação estar a decorrer.

No entanto, uma fonte policial disse à Lusa que a fotografia que acompanhava o anúncio foi retirada de uma reportagem televisiva e pôs-se a hipótese de o autor do anúncio nem ter o animal para vender.

“Sabe-se que desapareceu um lince em agosto na zona de Alcoutim e em setembro foi encontrada uma coleira, que pode pertencer a esse animal e foi entregue ao ICNF para determinar a quem pertencia. Isto já permite também pensar que o animal possa mesmo ter sido capturado e posto à venda”, afirmou a mesma fonte.

O OLX já se pronunciou e, segundo comunicado enviado às redações, citado pelo JN, “o anúncio em questão foi rapidamente detetado e eliminado“, tendo a empresa entrado em contacto com as autoridades.

“Desde a entrada em vigor da lei que proíbe a venda de animais selvagens online, que o OLX atua em conformidade e elimina todos os anúncios que digam respeito a esse tipo de animais”, lê-se na nota.

Alcoutim é um dos 16 concelhos do distrito de Faro onde se encontra o território português escolhido para acolher os primeiros linces-ibéricos libertados no âmbito do programa de recuperação da espécie realizado por Espanha e Portugal.

O ICNF gere também o Centro de Reprodução do lince-ibérico que existe em Portugal e que está localizado em Silves, também no Algarve, mas preferiu não avançar mais detalhes, além da informação de que o Ministério Público está a tramitar o caso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …