Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Um anúncio no OLX vendia “urgentemente” um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso.

O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, uma espécie em vias de extinção. O animal foi colocado à venda na plataforma de classificados online OLX, um anúncio que foi entretanto retirado, disse à Lusa o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O autor do anúncio fazia a “venda urgente” de um lince-ibérico por um preço “negociável” de 1500 euros. Acrescentava, ainda, que o exemplar para venda tinha sido capturado com uma armadilha para raposas no concelho de Alcoutim, no Algarve.

“O animal é muito bravo, mas com o tempo irá ficar mais manso”, prometia o anunciante, acrescentando que vendia o animal porque não queria “ser apanhado com ele em casa” e porque já teria atacado o filho “inúmeras vezes”.

O ICNF é o organismo do Ministério do Ambiente que coordena em Portugal o programa ibérico de conservação, reprodução e libertação na natureza desta espécie em risco de extinção. Questionado pela Lusa, o Instituto respondeu que “o caso se encontra em tramitação junto do Ministério Público“.

A tramitação pelo Ministério Público foi invocada pela ICNF para não adiantar, de momento, mais detalhes sobre o caso. A GNR também foi questionada e fonte do Comando Territorial de Faro confirmou que “o SEPNA está a cargo do caso”, não avançando com mais informações por a investigação estar a decorrer.

No entanto, uma fonte policial disse à Lusa que a fotografia que acompanhava o anúncio foi retirada de uma reportagem televisiva e pôs-se a hipótese de o autor do anúncio nem ter o animal para vender.

“Sabe-se que desapareceu um lince em agosto na zona de Alcoutim e em setembro foi encontrada uma coleira, que pode pertencer a esse animal e foi entregue ao ICNF para determinar a quem pertencia. Isto já permite também pensar que o animal possa mesmo ter sido capturado e posto à venda”, afirmou a mesma fonte.

O OLX já se pronunciou e, segundo comunicado enviado às redações, citado pelo JN, “o anúncio em questão foi rapidamente detetado e eliminado“, tendo a empresa entrado em contacto com as autoridades.

“Desde a entrada em vigor da lei que proíbe a venda de animais selvagens online, que o OLX atua em conformidade e elimina todos os anúncios que digam respeito a esse tipo de animais”, lê-se na nota.

Alcoutim é um dos 16 concelhos do distrito de Faro onde se encontra o território português escolhido para acolher os primeiros linces-ibéricos libertados no âmbito do programa de recuperação da espécie realizado por Espanha e Portugal.

O ICNF gere também o Centro de Reprodução do lince-ibérico que existe em Portugal e que está localizado em Silves, também no Algarve, mas preferiu não avançar mais detalhes, além da informação de que o Ministério Público está a tramitar o caso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …