Liga das Nações. Portugal é “candidato mas não favorito”

Esta segunda-feira, o defesa central Pepe considerou que a seleção portuguesa de futebol é “candidata, mas não favorita” à conquista da Liga dos Nações de futebol, que se disputa em Portugal, entre quarta e domingo.

Na antevisão à prova, antes do primeiro treino que a equipa lusa efetuou na cidade do Porto, onde vai defrontar a Suíça, nas meias-finais, na quarta-feira, o experiente jogador vincou a ambição nacional nesta prova.

Somos candidatos, pois temos a ambição de querer sempre mais, mas favoritismo não vejo dessa forma. São quatro equipas de muita qualidade que estão nesta competição e temos de respeitar os adversários, mas vamos fazer tudo para ganhar. É importante para nós, para o país, e para os adeptos”, afirmou Pepe.

Questionado sobre o incidente dos insultos ao jogador do Benfica João Félix, na chegada, este domingo, da comitiva lusa ao norte do país, Pepe desvalorizou o assunto, e garantiu que o ambiente no grupo “é espetacular”.

“Quando [há alguns anos] cheguei à seleção notava-se um pouco o que era o Norte e o Sul. Mas agora no nosso grupo de trabalho não há isso. Independente dos clubes que representamos, estamos a defender o país. O ambiente está espetacular”, vincou o defesa do FC Porto.

Nessa perspetiva, Pepe disse acreditar que “todos os adeptos vão apoiar a seleção” na quarta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto. “Esse apoio, que sentimos de Norte a Sul, é muito importante para nós os jogadores. Sentimos que somos bem recebidos em todo o lado. E mesmo quando não conseguimos vencer, porque acontece, as pessoas apoiam-nos, o que agradecemos muito”, afirmou.

A nível desportivo, e sobre as escolhas do selecionador Fernando Santos para o eixo da defesa, Pepe considerou que o grupo de trabalho tem várias alternativas de qualidade para a posição. “Quem decide é o mister e quem for escolhido tenho a certeza que vai corresponder para que possamos sair vitoriosos neste jogo”, antecipou.

Sobre o facto de não ter havido jogos de preparação para esta competição, Pepe lembrou que “houve pouco tempo” para os jogadores passarem dos compromissos dos clubes para os trabalhos da seleção.

“Eu, por exemplo, estive na final da Taça de Portugal, Foram poucos dias para descansar, tive de mudar o chip de uma competição e outra. Mas, neste momento, estamos a defender o nosso país, e não temos de nos desculpar por isso. Temos qualidade suficiente para na quarta feira desempenhar o nosso futebol”, assumiu.

Voltando às expectativas para esta competição, Pepe referiu que “os portugueses estão habituados uma seleção trabalhadora, humilde dentro de campo e que respeita os adversários”, mas também prometeu uma equipa ambiciosa.

Temos uma grande ambição de voltar a dar uma alegria ao nosso povo. Não sentimos mais responsabilidade do que em outras competições, e estamos orgulhosos de vestir esta camisola. Vamos procurar fazer o nosso trabalho para sairmos todos contentes”, vincou o experiente defesa central.

Portugal estreia-se na final four frente à Suíça, na quarta-feira, às 19:45, sob arbitragem do alemão Felix Brych. Na outras meia-final da prova, Inglaterra e Holanda defrontam-se quinta-feira, em Guimarães.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …