Um empate português e propositado na Liga dos Campeões?

Europeu de Hóquei em Patins 2021

Portugal volta a dominar (agora ainda mais) a fase final da Liga dos Campeões de hóquei em patins. Em Barcelos houve uma espécie de acordo.

Os quartos-de-final da Liga dos Campeões de hóquei em patins desta época são mais uma evidência de algo visível há alguns anos: o melhor campeonato é o português.

Haverá oito equipas nessa fase – seis delas são portuguesas.

Antes da última jornada da fase de grupos, disputada na noite passada, só Benfica e FC Porto estavam já apuradas (além de Trissino e Barcelona).

Oliveirense, Valongo, Sporting e Óquei Barcelos tentavam a qualificação na última jornada – todos conseguiram. Todas as equipas que se apuraram nesta quinta-feira são portuguesas.

Começando pelo Grupo A, a Oliveirense chegou ao terreno do Liceo no segundo lugar, com mais um ponto do que os galegos. Só precisava de um empate mas ganhou por 3-2, com golos de Xavier Cardoso, Tomás Pereira e Xanoca Marques. Apurou-se, tal como o vencedor do grupo, o Benfica, que empatou (2-2) com o Calafell.

No Grupo B já se sabia quem iria ficar nos dois primeiros lugares. Faltava definir quem ia vencer o grupo. O FC Porto foi goleado em Itália pelo Trissino por 6-2 e assim ficou no segundo posto. Os dois golos de Carlo Di Benedetto não chegaram e foi o Trissino a vencer o grupo.

O Grupo C já tinha o Barcelona como vencedor. Mas faltava conhecer o segundo classificado. O Valongo começou a noite empatado com o Forte dei Marmi na classificação mas, como venceu o Amatori Lodi por 2-1 (marcaram Facundo Navarro e Francisco Silva) e como o Forte dei Marmi empatou 4-4 com o Barcelona, são os portugueses a continuar na prova.

No Grupo D o cenário foi outro…

Classificação antes da última jornada: Sporting líder com 10 pontos, Óquei Barcelos com 9 e Reus com 7.

Calendário da última jornada: Saint-Omer contra Reus e Óquei Barcelos contra Sporting.

Contas simples: se houvesse empate entre Óquei Barcelos e Sporting, as duas equipas portuguesas apuravam-se devido à vantagem minhota no confronto directo com o Reus.

E foi o que aconteceu. Já havia igualdade (0-0…) ao intervalo. Só houve golos na segunda parte: Toni Pérez marcou para o Sporting, Luís Querido empatou, João Almeida voltou a colocar os lisboetas na frente e Danilo Rampulla fechou o 2-2.

Estes três últimos golos foram apontados em apenas dois minutos mas, a partir daí (e ainda faltavam 12 minutos), as duas equipas controlaram-se. Não deixaram de atacar mas claramente evitaram correr riscos e não se importaram com o empate.

Benfica vs. FC Porto

Assim, havia seis equipas portuguesas nesta fase de grupos; todas apuraram-se para os quartos-de-final.

A Espanha tinha cinco equipas mas só uma apurou-se. Liceo, Calafell, Noia e Reus não conseguiram acompanhar o Barcelona.

A Itália tinha quatro representantes: só o Trissino continua no torneio. Sarzana, Forte dei Marmi e Amatori Lodi foram eliminados.

Haverá dois duelos totalmente portugueses nos quartos-de-final. Um deles é o “grande” Benfica-FC Porto, o outro é o Sporting-Valongo. O Óquei Barcelos terá pela frente o Barcelona e a Oliveirense jogará com o Trissino.

Todos os jogos de quartos-de-final, meias-finais e final serão em Viana do Castelo, entre 4 e 7 de Maio.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.