Liga dos Campeões aumenta, ligas nacionais diminuem

O novo formato da maior prova de clubes está a ser estudado e deverá afetar alguns dos principais campeonatos de futebol na Europa.

2024 deverá ser o primeiro ano de uma Liga dos Campeões muito diferente. O formato ainda está a ser debatido dentro da UEFA mas prevê-se um aumento do número de equipas presentes na maior competição de clubes.

Várias fontes apontam para um total de 36 clubes representados no torneio, em vez dos 32 atuais. Poderá haver uma mudança de oito para seis grupos, com seis equipas cada. Ou seja, um mínimo de 10 jogos para cada equipa que chegue à fase de grupos.

Mais jogos na Europa, menos jogos nos campeonatos nacionais. A possibilidade voltou a ser comentada, desta vez publicamente, pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol. Luis Rubiales disse na rádio Cadena SER: “As ligas nacionais deverão ser reduzidas ou mudar o seu formato”.

A UEFA defende há muito tempo a ideia de que cada campeonato nacional deve ter, no máximo, 18 equipas. No entanto, entre os cinco campeonatos mais bem cotados, apenas a Bundesliga, na Alemanha, cumpre esse limite. As primeiras divisões nacionais de Inglaterra, Espanha, Itália e França contam com 20 participantes cada. Portugal também cumpre, com 18 equipas na I Liga.

O campeonato português também pode beneficiar com esta nova Liga dos Campeões porque o quinto classificado na tabela da UEFA deverá ter quatro representantes na prova: três na fase de grupos, um no play-off. Portugal e França têm lutado por esse quinto posto, nos últimos anos.

Esta mudança planeada pela UEFA surge como resposta à possível criação da Superliga Europeia, apontada para 2022.

O novo calendário do futebol europeu também vai ter em consideração outra alteração: o Mundial de clubes vai passar a contar com 24 equipas e, em princípio, quase um mês de duração.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.