Durante a final da Liga dos Campeões, treinador quis dar troféu ao adversário

Ronald Wittek / EPA

Bennet Wiegert com troféu da Liga dos Campeões de andebol

Magdeburgo campeão europeu mas a final com o Kielce tem outras histórias para contar. Infelizmente.

Num ano, final europeia perdida frente ao Benfica; no ano seguinte, topo da Europa.

O Magdeburgo é o novo campeão europeu de andebol. Na final da Liga dos Campeões realizada no domingo, precisamente na Alemanha (Colónia), o Magdeburgo venceu o Kielce por 30-29, após prolongamento.

Foi um duelo emocionante, no qual os polacos chegaram ao intervalo a vencer por 15-13. Já na segunda parte, o Kielce chegou a ter quatro golos de vantagem (18-14) mas os alemães recuperaram e empataram o jogo (26-26), originando prolongamento, vencendo nesse período extra por um golo de diferença.

É a segunda vez que o Magdeburgo se torna campeão europeu. A outra tinha sido em 2002.

Há sensivelmente um ano, o mesmo Magdeburgo esteve em Lisboa, noutra final europeia. Mas aí foi derrotado pelo Benfica na final da Liga Europeia (o segundo troféu mais importante).

Tragédia

Mas o resultado da final da Liga dos Campeões ficou para segundo plano: a meio da segunda parte, o jogo foi interrompido porque um jornalista polaco teve um problema de saúde grave e caiu na zona de imprensa.

Agitação visível e compreensiva nas bancadas, tentativas de reanimação e partida interrompida durante 13 minutos.

Durante essa paragem, o treinador do Magdeburgo disse ao treinador do Kielce que aceitava acabar com o jogo logo naquele momento. E a vitória ficava para o adversário, o Kielce.

Bennet Wiegert, treinador dos alemães, contou o que aconteceu: “Fui ter com o Talant Dujshebaev (treinador do Kielce) e disse-lhe: ‘Vamos terminar já o jogo. Há coisas mais importantes no desporto. Vocês são os vencedores da Liga dos Campeões‘”.

Mas Dujshebaev recusou essa vitória antecipada. “Acho que ele ficou surpreendido com a sugestão. E, com a sua experiência, ele sabia melhor do que eu que não temos que decidir isso. Acho que ele me queria mostrar que é melhor ficarmos fora disso. Ou seja: é bom valorizar o que estava a acontecer, mas é melhor terminar o jogo no campo”, relatou Wiegert.

O técnico do Magdeburgo, citado no jornal Bild, contou ainda que os dois bancos de suplentes receberam a indicação de que estava tudo bem com o jornalista que tinha caído.

Não estava: morreu uma hora depois, já no hospital.

Bennet Wiegert, que já tinha sido campeão europeu pelo Magdeburgo enquanto jogador (2002), não foi à festa do título em Colónia. “Desviou-se” e foi directamente para casa, ter com a sua família, em Magdeburgo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.