Lidl vai vender canábis na Suíça

Com a alteração da lei suíça, o Lidl vai vender canábis cultivado localmente, desde que não tenha mais de 1% de THC, a principal substância psicoativa.

O mais recente produto que se poderá encontrar na cadeia de supermercados Lidl, na suíça, é, definitivamente, um produto que não se encontra em qualquer lado: canábis.

Sete anos depois de uma alteração à lei ter permitido que maiores de 18 anos pudessem comprar e consumir canábis – sem mais de 1% de tetrahidrocanabinol (THC), o principal químico psicoativo da planta -, a cadeia alemã apostou na venda deste produto.

São dois os produtos derivados do cânhamo que serão vendidos nas lojas junto aos produtos de tabaco, e como alternativa aos mesmos, principalmente ao tabaco de enrolar.

De acordo com o The Guardian, os preços são basicamente o dobro dos produtos relacionados com tabaco de enrolar. Pelo que, 1,5 gramas de canábis que cresceu em ambiente interior custam praticamente 15 euros – 17,99 francos suíços. Os pacotes de 3 gramas custam cerca de 16,7 euros – 19,99 francos suíços -, mas advêm de plantas tratadas em estufa.

As novas embalagens podem ser encontradas ao lado de cigarros eletrónicos e charutos, nas máquinas automáticas. De acordo com o jornal britânico, o novo produto do Lidl é produzido para proporcionar um efeito relaxante e anti-inflamatório e não para causar um efeito inebriante.

De acordo com os produtores, a canábis que está à venda no Lidl tem elevados níveis de canabidiol (ou CBD): “As variedades legalmente cultiváveis contêm apenas quantidades muito pequenas de THC e uma alta proporção de CBD.” Estudos científicos têm evidenciado os benefícios do canabidiol tanto para o sistema nervoso, como também ao nível imunitário, digestivo, cardiovascular e hormonal.

A lei suíça, alterada em 2011, prevê que as pessoas com mais de 18 anos comprem e consumam canábis que não tenha mais de 1% de tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa.

Um comunicado da cadeia alemã diz ainda que as plantas são “legalmente cultivadas” e não têm químicos, nem substâncias modificadas sinteticamente ou geneticamente.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os suíços pelo que herdaram (entre roubado e sem dono), pensam que são a vanguarda do mundo,uma espécie de meninos ricos que por isso se imaginam os comandantes e primeiros ideólogos da terra.

    • A Suiça é um exemplo para muita coisa. Entre elas, civismo, baixa criminalidade, e inteligência nos comentários em jornais online. Coisa que por aqui falta um bocado.

      Podem ser acusados de ter ficado com o ouro de muito Judeu massacrado, mas os EUA também ficaram com muito espólio dos paises vencidos, entre o qual se conta espólio científico e intelectual que lhes permitiu entre outras coisas uma vez mais, desenvolver um programa espacial. Os Suiços limitaram-se a deixar os Alemães lá depositar o que roubaram aos Judeus assassinados. Podiam-no ter devolvido após a guerra? Podiam. MAs eram obrigados por lei se ninguém o reclamou? Não.

      Depois do Holocausto, os Aliados e as Nações Unidas deram-lhes um país… E agora fazem (imagine-se ao que isto chegou) eles mesmos, apelo ao genocídio dos Palestinianos, em manifestações de rua. Já aplicaram armas químicas nos Palestinianos com fósforo branco, tendo queimado crianças vivas… Esta é a ingratidão de Israel ao mundo, pelo que lhes foi dado depois do Holocausto. É um povo bélico e racista e, embora isso de maneira nenhuma justifique o racismo Nazi de que foram alvo na Guerra, eles não demonstram ser muito melhores. Apesar de eu pessoalmente entender que o éticamente correcto era devolver o ouro às famílias dos sobreviventes dos campos de concentração… A verdade é que pelo menos os Suiços têm usado essa riqueza na investigação científica e no desenvolvimento de um país pacífico, civilizado e sempre neutro nas guerras. Se calhar os Israelitas, tinham-no usado para fabricar mais armas de destruição massiva e já as teriam usado para massacrar Palestinianos.

  2. O que a canábis faz. Da Suíça para o holocausto. Do holocausto para a extinção. Só fuma quem decide fumar. Quando alguém decide fazer uma coisa faz. Se tiver uma alternativa legal opta por essa primeiro. Concordo, ou então o tabaco também teria de ser proibido.

RESPONDER

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …