Lidl vai vender canábis na Suíça

Com a alteração da lei suíça, o Lidl vai vender canábis cultivado localmente, desde que não tenha mais de 1% de THC, a principal substância psicoativa.

O mais recente produto que se poderá encontrar na cadeia de supermercados Lidl, na suíça, é, definitivamente, um produto que não se encontra em qualquer lado: canábis.

Sete anos depois de uma alteração à lei ter permitido que maiores de 18 anos pudessem comprar e consumir canábis – sem mais de 1% de tetrahidrocanabinol (THC), o principal químico psicoativo da planta -, a cadeia alemã apostou na venda deste produto.

São dois os produtos derivados do cânhamo que serão vendidos nas lojas junto aos produtos de tabaco, e como alternativa aos mesmos, principalmente ao tabaco de enrolar.

De acordo com o The Guardian, os preços são basicamente o dobro dos produtos relacionados com tabaco de enrolar. Pelo que, 1,5 gramas de canábis que cresceu em ambiente interior custam praticamente 15 euros – 17,99 francos suíços. Os pacotes de 3 gramas custam cerca de 16,7 euros – 19,99 francos suíços -, mas advêm de plantas tratadas em estufa.

As novas embalagens podem ser encontradas ao lado de cigarros eletrónicos e charutos, nas máquinas automáticas. De acordo com o jornal britânico, o novo produto do Lidl é produzido para proporcionar um efeito relaxante e anti-inflamatório e não para causar um efeito inebriante.

De acordo com os produtores, a canábis que está à venda no Lidl tem elevados níveis de canabidiol (ou CBD): “As variedades legalmente cultiváveis contêm apenas quantidades muito pequenas de THC e uma alta proporção de CBD.” Estudos científicos têm evidenciado os benefícios do canabidiol tanto para o sistema nervoso, como também ao nível imunitário, digestivo, cardiovascular e hormonal.

A lei suíça, alterada em 2011, prevê que as pessoas com mais de 18 anos comprem e consumam canábis que não tenha mais de 1% de tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa.

Um comunicado da cadeia alemã diz ainda que as plantas são “legalmente cultivadas” e não têm químicos, nem substâncias modificadas sinteticamente ou geneticamente.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os suíços pelo que herdaram (entre roubado e sem dono), pensam que são a vanguarda do mundo,uma espécie de meninos ricos que por isso se imaginam os comandantes e primeiros ideólogos da terra.

    • A Suiça é um exemplo para muita coisa. Entre elas, civismo, baixa criminalidade, e inteligência nos comentários em jornais online. Coisa que por aqui falta um bocado.

      Podem ser acusados de ter ficado com o ouro de muito Judeu massacrado, mas os EUA também ficaram com muito espólio dos paises vencidos, entre o qual se conta espólio científico e intelectual que lhes permitiu entre outras coisas uma vez mais, desenvolver um programa espacial. Os Suiços limitaram-se a deixar os Alemães lá depositar o que roubaram aos Judeus assassinados. Podiam-no ter devolvido após a guerra? Podiam. MAs eram obrigados por lei se ninguém o reclamou? Não.

      Depois do Holocausto, os Aliados e as Nações Unidas deram-lhes um país… E agora fazem (imagine-se ao que isto chegou) eles mesmos, apelo ao genocídio dos Palestinianos, em manifestações de rua. Já aplicaram armas químicas nos Palestinianos com fósforo branco, tendo queimado crianças vivas… Esta é a ingratidão de Israel ao mundo, pelo que lhes foi dado depois do Holocausto. É um povo bélico e racista e, embora isso de maneira nenhuma justifique o racismo Nazi de que foram alvo na Guerra, eles não demonstram ser muito melhores. Apesar de eu pessoalmente entender que o éticamente correcto era devolver o ouro às famílias dos sobreviventes dos campos de concentração… A verdade é que pelo menos os Suiços têm usado essa riqueza na investigação científica e no desenvolvimento de um país pacífico, civilizado e sempre neutro nas guerras. Se calhar os Israelitas, tinham-no usado para fabricar mais armas de destruição massiva e já as teriam usado para massacrar Palestinianos.

  2. O que a canábis faz. Da Suíça para o holocausto. Do holocausto para a extinção. Só fuma quem decide fumar. Quando alguém decide fazer uma coisa faz. Se tiver uma alternativa legal opta por essa primeiro. Concordo, ou então o tabaco também teria de ser proibido.

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …