Líder sírio da Al-Qaeda ameaça levar a batalha ao Ocidente

Freedom House / Flickr

-

O líder da Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda, ameaçou os povos do Ocidente de que a continuação dos ataques aos jihadistas na Síria “deslocará a batalha” para os seus países, numa gravação áudio hoje difundida na internet.

“Os vossos dirigentes não pagarão sozinhos o preço da guerra, vocês vão pagar um preço elevado”, diz Abu Mohammad al-Julani, dirigindo-se aos povos dos países ocidentais, instando-os a oporem-se aos respectivos Governos.

Trata-se da sua primeira intervenção desde o início, há quase uma semana, de uma campanha de ataques aéreos diários na Síria contra posições do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e da Frente al-Nusra, por uma coligação liderada pelos Estados Unidos.

Nenhum país enviou soldados para o terreno para combater os jihadistas, mas o chefe do braço sírio da Al-Qaeda afirma que “o facto de os ataques estarem a ser feitos à distância deslocará a batalha para vossa casa”.

O líder da organização terrorista não precisou como é que a Al-Qaeda vai ripostar aos ataques, mas dirigiu-se aos “povos da América e da Europa”, perguntando-lhes: “O que é que ganharam com a vossa guerra contra os muçulmanos e os jihadistas senão tragédias e dores que se abateram sobre os vossos países e crianças?”, numa referência à morte de soldados ocidentais no Iraque e no Afeganistão e de civis nos atentados do 11 de setembro.

Os Estados Unidos lançaram a 8 de agosto uma campanha de ataques aéreos sobre o Iraque que estenderam na terça-feira à Síria, tomando como alvo posições da al-Nusra e de membros do Khorassan, um grupúsculo ligado à Al-Qaeda que se preparava, segundo Washington, para lançar “grandes ataques” nos Estados Unidos e na Europa.

A intervenção do líder da Al-Nusra surge um dia depois da divulgação de um vídeo do grupo no qual o seu porta-voz ameaça com represálias “em todo o mundo” os países da coligação anti-jihadista, classificando as respetivas operações como “guerra contra o Islão”, e criticando um “eixo do mal” dirigido pelo “país dos cowboys”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …

Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade. Sintra, …