Licor Beirão ganha acção contra Licor Beirinha por imitação da marca

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Licor Beirão / Instagram

O que é que se bebe aqui?

Licor Beirão, “o Licor de Portugal”

O Tribunal da Relação do Porto deu razão à empresa J. Carranca Redondo, que acusava a concorrente Caves Altoviso de imitar o seu famoso produto Licor Beirão, segundo um acórdão consultado esta segunda-feira pela Lusa.

Em causa está o uso pela sociedade arguida da expressão “Licor Beirinha“, em garrafa com “um formato similar e uma rotulagem com composição gráfica e cromática muito semelhante” à da marca Licor Beirão.

Os juízes desembargadores entenderam que as diferenças entre os rótulos dos dois produtos “são mínimas“, concluindo que o consumidor “poderá adquirir o Licor Beirinha pensando estar a adquirir Licor Beirão”.

(dr) Recheio

Uma garrafinha de Licor Beirinha

Licor Beirinha, “o Licor dos Beirões”

Os arguidos alegavam que a conceção do rótulo e demais elementos decorativos da garrafa foram da responsabilidade de uma gráfica, mas esta tese não convenceu o tribunal.

Em consequência, a empresa de Oliveira do Bairro e dois sócios gerentes acabaram condenados por um crime de contrafacção, imitação e uso ilegal de marca, a primeira numa multa no valor de 4500 euros e os segundos numa multa de 1350 euros, cada um.

Quanto às garrafas de Licor Beirinha que tinham sido apreendidas, o tribunal determinou que as mesmas sejam devolvidas aos arguidos depois de previamente lhes serem retirados os rótulos.

Em declarações à Lusa, o advogado João Fazendeiro, que representa as Caves Altoviso, referiu que esta decisão não é passível de recurso. O causídico realçou, no entanto, que a marca “Beirinha”, detida pelos seus clientes, “continua em vigor”.

A marca Beirinha pode continuar a ser utilizada, tendo apenas de ser reformulado o rótulo”, disse o advogado João Fazendeiro.

// Lusa

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2 Comments

  1. “…as diferenças entre os rótulos dos dois produtos “são mínimas“… Como se os juízes entendessem alguma coisa de grafismo e comunicação visual… quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!!!
    Quanto a «…o consumidor “poderá adquirir o Licor Beirinha pensando estar a adquirir Licor Beirão”» – só se o consumidor for cego e analfabeto!
    Os rótulos são tão semelhantes quanto uma maçã e uma pêra!
    Basear a questão na “semelhança” dos rótulos e embalagem é ridículo… se for por aí o que será da maioria das marcas de Vinho do Porto e dos vinhos engarrafados em garrafa bordalesa!

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