Licor Beirão ganha acção contra Licor Beirinha por imitação da marca

Licor Beirão / Instagram

O que é que se bebe aqui?

Licor Beirão, “o Licor de Portugal”

O Tribunal da Relação do Porto deu razão à empresa J. Carranca Redondo, que acusava a concorrente Caves Altoviso de imitar o seu famoso produto Licor Beirão, segundo um acórdão consultado esta segunda-feira pela Lusa.

Em causa está o uso pela sociedade arguida da expressão “Licor Beirinha“, em garrafa com “um formato similar e uma rotulagem com composição gráfica e cromática muito semelhante” à da marca Licor Beirão.

Os juízes desembargadores entenderam que as diferenças entre os rótulos dos dois produtos “são mínimas“, concluindo que o consumidor “poderá adquirir o Licor Beirinha pensando estar a adquirir Licor Beirão”.

(dr) Recheio

Uma garrafinha de Licor Beirinha

Licor Beirinha, “o Licor dos Beirões”

Os arguidos alegavam que a conceção do rótulo e demais elementos decorativos da garrafa foram da responsabilidade de uma gráfica, mas esta tese não convenceu o tribunal.

Em consequência, a empresa de Oliveira do Bairro e dois sócios gerentes acabaram condenados por um crime de contrafacção, imitação e uso ilegal de marca, a primeira numa multa no valor de 4500 euros e os segundos numa multa de 1350 euros, cada um.

Quanto às garrafas de Licor Beirinha que tinham sido apreendidas, o tribunal determinou que as mesmas sejam devolvidas aos arguidos depois de previamente lhes serem retirados os rótulos.

Em declarações à Lusa, o advogado João Fazendeiro, que representa as Caves Altoviso, referiu que esta decisão não é passível de recurso. O causídico realçou, no entanto, que a marca “Beirinha”, detida pelos seus clientes, “continua em vigor”.

A marca Beirinha pode continuar a ser utilizada, tendo apenas de ser reformulado o rótulo”, disse o advogado João Fazendeiro.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “…as diferenças entre os rótulos dos dois produtos “são mínimas“… Como se os juízes entendessem alguma coisa de grafismo e comunicação visual… quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!!!
    Quanto a «…o consumidor “poderá adquirir o Licor Beirinha pensando estar a adquirir Licor Beirão”» – só se o consumidor for cego e analfabeto!
    Os rótulos são tão semelhantes quanto uma maçã e uma pêra!
    Basear a questão na “semelhança” dos rótulos e embalagem é ridículo… se for por aí o que será da maioria das marcas de Vinho do Porto e dos vinhos engarrafados em garrafa bordalesa!

    • Exatamente! Com franqueza só vejo semelhança no formato da garrafa, tudo o resto, nada que ver. E o burro sou eu????

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …