Vem aí a primeira licenciatura em Ciências e Sociedade. É para estudantes intelectualmente curiosos

Dgcampos / wikimedia

Universidade Católica Portuguesa

Projecto pioneiro vai acontecer na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Seis faculdades envolvidas nesta licenciatura.

Portugal vai ter, pela primeira vez, uma licenciatura em Ciências e Sociedade.

Este projecto pioneiro é da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.

O curso vai envolver seis faculdades da Católica e combina biociências, tecnologia e humanidades, preparando os estudantes para os desafios do século XXI – mesmo os que ainda nem existem.

Cada aluno tem a oportunidade de construir um percurso ajustado aos seus interesses específicos, lê-se em comunicado enviado ao ZAP.

Os alunos serão desafiados a enfrentar problemas reais, colaborando em projectos interdisciplinares.

De acordo com a Universidade Católica, a licenciatura promete formar uma nova geração de líderes capazes de enfrentar os desafios globais com criatividade e determinação.

Inspirada em programas com provas dadas a nível internacional, Ciências e Sociedade é uma licenciatura inovadora e única em Portugal.

Além da base de biociências e tecnologia, o curso é complementado com disciplinas de vários ramos das humanidades e ciências sociais.

Paula Castro, directora da Escola Superior de Biotecnologia, é a líder desta licenciatura: “A exigência da sustentabilidade, a generalização da inteligência artificial, a nova (des)ordem política mundial, as falhas de inclusão e a necessidade de redução das desigualdades mundiais são desafios maciços para a nossa Sociedade. Neste sentido, são necessárias novas gerações de profissionais preparados com lógica interdisciplinar para conseguir abarcar problemas tão abrangentes como os que encaramos.”

Esta licenciatura, acrescenta a instituição, é vocacionada para estudantes intelectualmente curiosos, que querem abraçar a incerteza e torná-la uma oportunidade para (re)imaginar e (re)inventar o futuro, esta é uma licenciatura para quem procura uma base científica para entender o vasto mundo à sua volta.

O primeiro ano do curso vai centrar-se na preparação em disciplinas científicas e das humanidades. Os segundo e terceiro anos estarão focados em projectos autónomos e multidisciplinares em torno de problemas concretos, explicou o coordenador Tim Hogg.

“O percurso profissional dos formados em Ciências e Sociedade noutros países mostra que o potencial é extraordinário: desde a política à administração, passando pela criação de startups tecnológicas, consultadoria criativa e gestão de topo em múltiplas indústrias, são pessoas que sabem ler o contexto, mobilizar recursos e tirar partido da incerteza,” conclui Paula Castro.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.