Levar os filhos a “Festas da Varicela” de novo na moda nos EUA

Irish Typepad / Flickr

-

Comuns até meados dos anos 1990, antes da introdução da vacina, as chamadas “Festas da Varicela” continuam a ganhar adeptos nos EUA.

Com a ajuda da internet, pais de todos os cantos do país trocam informações sobre como colocar os filhos em contato com outras crianças infectadas pelo vírus causador da varicela (Varicela-Zóster).

O objectivo é que os filhos contraiam a doença, que acreditam que se manifesta de forma bem mais branda em crianças do que nos adultos, e fiquem assim imunizados para o resto da vida.

Para muitos pais, expor os filhos à doença “naturalmente” é menos arriscado do que optar pela vacina.

“Somos um grupo nacional de pais unidos no apoio ao vírus da catapora na infância em vez da vacina”, diz a apresentação da página Pox Party USA, no Facebook.

Na página, uma das várias dedicadas ao tema na rede social, os membros trocam dicas sobre as “Festas da Varicela” mais próximas do local onde moram e debatem prós e contras da vacina e de contrair a doença.

“Este é um grupo para indivíduos/famílias que, por diversos motivos pessoais, preferem a exposição natural à varicela do que a vacina contra a varicela”, afirma outro grupo, Chicken Pox Parties – Southeast US.

Chupa-chupas lambidos

Além do receio de que a vacina possa provocar efeitos colaterais graves – o que, segundo especialistas, não tem razão científica –, alguns pais questionam a sua eficácia.

O Center for Disease Control and Prevention (Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças, ou CDC, na sigla em inglês), agência ligada ao Departamento de Saúde dos EUA, afirma que a eficácia da vacina é de 98%.

The Facey Family / Flickr

-

Mas o facto de serem recomendadas duas doses – a primeira dos 12 aos 15 meses e a segunda dos quatro aos seis anos de idade – provoca desconfiança em certos pais, que acham mais seguro garantir a imunidade contraindo a doença.

Há inclusive os que recorrem a outros métodos, como enviar ou receber pelo correio chupa-chupa lambidos ou roupas usadas por crianças infectadas.

A prática ganhou notoriedade há cerca de dois anos, quando as autoridades tiveram de alertar que quem enviasse materiais deste tipo por correio estaria a infringir a lei e a sujeitar-se a pena de prisão.

Riscos

“Alguns pais acham que a vacina contra a varicela não é necessária”, disse à BBC  a epidemiologista Allison Fisher, do CDC, “porque se lembram de que tiveram a doença quando crianças e, apesar do desconforto, ficaram bem”.

“Acham que contrair a doença naturalmente é melhor do que a vacina”, afirma Fisher. “É nossa função alertá-los sobre os riscos de não vacinar.”

Seja na forma de “Festas da Varicela” ou da partilha de chupa-chupas, os especialistas afirmam que expor propositadamente as crianças ao vírus é arriscado.

Segundo o CDC, apesar de as complicações não serem frequentes no caso da varicela, elas podem ocorrer, e incluem pneumonia, encefalite, infecções graves e até a morte.

De acordo com o CDC, até ao início dos anos 90 a doença atingia uma média de 4 milhões de pessoas por ano nos EUA. Destas, entre 10,5 mil e 13 mil tinham de ser hospitalizadas e entre cem e 150 morriam por ano.

A vacina foi introduzida em 1995 e actualmente cobre cerca de 90% das crianças até 35 meses de idade nos EUA.

De 2000 a 2010, os casos da doença no país registaram uma redução de 82%. As mortes de crianças e adolescentes de até 20 anos de idade em consequência da doença caíram 98,5%, afirma o CDC.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …