Leopardo negro ultra-raro fotografado pela primeira vez em 100 anos no Quénia

(dr) Burrard-Lucas

Um raro leopardo negro foi fotografado pelas lentes do fotógrafo britânico Will Burrard-Lucas no Quénia. Esta foi a primeira vez em 100 anos que a espécie foi fotografada em África. É um feito “inédito”, destaca a National Geographic.

​As fotografias foram captadas no condado queniano de Laikipia, a única região na África onde é possível encontrar leopardos negros. Dada a raridade do animal e o facto de ser um noctívago, tem sido extremamente difícil fotografá-lo.

mais de 100 anos que ninguém via um. De acordo com um artigo esta semana publicado na revista especializada African Journal of Ecology, a última vez que tal aconteceu foi em 1909, em Addis Abeba, na Etiópia.

“Desde criança que vivo fascinado pelas histórias de panteras negras (…) Não conseguia acreditar e passaram alguns dias até me aperceber que cumpri o meu sonho”, escreveu o fotógrafo britânico no seu blogue pessoal.

O leopardo africano é negro graças ao melanismo (o oposto do albinisto), ou seja, tem uma produção excessiva do pigmento negro.

O fotógrafo revelou que foi uma dica que o levou até aquele condado africano. Depois de falar com alguns locais, Burrard-Lucas seguiu algumas pegadas de leopardo e montou o equipamento que controlaria à distância. O britânico teve de recorrer a câmaras ocultas equipadas com sensores de movimento. A busca pelas imagens foi sendo documentada em vídeo pelo fotógrafo.

Durante dias não conseguir captar nenhuma imagem até que um dia voltou a Laikipia e encontrou o que tanto procurava: “Estava a percorrer as imagens, parei e olhei para uma fotografia que não compreendia”, pode ler-se no blogue. “Um par de olhos rodeados pela negra escuridão… Um leopardo negro! Não conseguia acreditar e passaram alguns dias até me aperceber que cumpri o meu sonho”, escreveu.

“Em todas as fotografias que tirei, foram os olhos do leopardo que me impressionaram primeiro. Ajustei a luz para escurecer o ambiente o máximo que conseguia. Antes de ir embora, consegui uma última fotografia… olhos na noite…”.

Burrard-Lucas atualizou depois a sua publicação por temer que a sua descoberta possa levar caçadores até ao local: “Felizmente é ilegal no Quénia”, escreveu, dando conta que apenas precisou o local do encontro com o leopardo africano para promover o turismo naquela região, algo “fundamental” para a conservação daquele espaço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …

Banco de Portugal quer rever regras sobre governo e controlo interno de bancos

O Banco de Portugal (BdP) vai rever as regras de governo e sistemas de controlo interno nos bancos, incluindo práticas remuneratórias, tendo até 23 de março em consulta pública dois projetos regulamentares. Segundo o Banco de …