Leões cercam panteras e reassumem liderança

O Sporting reassumiu a liderança isolada da Primeira Liga. Na deslocação ao sempre difícil reduto do Boavista, os “leões” venceram justamente por 2-0, com golos de Geny Catamo na primeira parte e Pedro Gonçalves na segunda.

Mesmo dando a iniciativa aos boavisteiros após o intervalo, os de Alvalade mantiveram sempre o controlo dos acontecimentos e “mataram” o jogo por “Pote”, numa altura em que os do Bessa ameaçavam o empate. O Sporting tem agora mais três pontos que Benfica e Porto.

Jogo intenso e muito disputado, mas longe de bem jogado, ou com lances de bom recorte técnico. O Sporting esteve por cima na maior parte do tempo, mais acutilante no ataque e com mais remates, mas apesar da timidez ofensiva dos da casa, e de não terem enquadrado qualquer disparo no primeiro tempo, o perigo também rondou a baliza de Adán.

Porém, o golo apareceu, aos 37 minutos, para o “leão”. Matheus Reis cruzou da esquerda e Geny Catamo, completamente sem marcação ao segundo poste, rematou de primeira para o 1-0. O ala-direito leonino era o melhor em campo ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.4. Catamo contava com o tal golo, três remates, três conduções progressivas e quatro recuperações de posse.

No segundo tempo o Sporting conseguiu conter grande parte da capacidade ofensiva dos “axadrezados”, que não conseguiam chegar a zonas de finalização. Até aos 77 minutos, quando Róbert Boženík acorreu a um cruzamento e rematou para o empate, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, após intervenção do VAR.

Na resposta, aos 84 minutos, Pedro Gonçalves atirou ao poste e, na sequência do lance, “Pote” acabou mesmo por fazer o segundo dos “leões”, com um desvio de calcanhar, decidindo a partida – embora até final os lisboetas tenham construído lances suficientes para dar outro corpo ao resultado.

Melhor em Campo

Solto, veloz, sempre dentro do jogo. Pedro Gonçalves foi o melhor em campo na vitória leonina no Bessa, mesmo tendo desperdiçado duas ocasiões flagrantes, uma em cada metade.

O GoalPoint Rating de 7.6 expressa um golo, o máximo de remates (5), um deles ao poste, uma ocasião flagrante criada e nove passes progressivos recebidos.

Destaques do Boavista

João Gonçalves 5.7

O melhor dos “axadrezados” foi o seu guarda-redes. Gonçalves fez três defesas que evitaram 0,8 golos (defesas – xSaves).

Filipe Ferreira 5.5

O lateral-esquerdo não conseguiu evitar o remate vitorioso de Geny, estando algo mal posicionado, e somou quatro faltas cometidas. Mas também conseguiu acumular quatro desarmes.

Destaques do Sporting

Matheus Reis 6.5

Lançado por Rúben Amorim para fazer todo o corredor esquerdo dos “leões”, foi ele quem fez a assistência para o 1-0.

Geny Catamo 6.2

Quem recebeu esse cruzamento foi o ala do lado oposto. Geny fez um golo, somou três remates, seis acções com bola na área contrária e três conduções progressivas. De negativo as três perdas de posse no primeiro terço e os três desarmes sofridos.

Gonçalo Inácio 6.2

Dono do máximo de passes completos (75) e tentados (86), Inácio realizou oito progressivos, acumulou o máximo de acções com bola (104) e registou nove acções defensivas.

Diomande 6.2

Jogo consistente do central, que registou seis recuperações de posse e completou as duas tentativas de drible. Fez quatro faltas.

Adán 6.0

De regresso à baliza, o guardião fez duas defesas e mostrou-se sempre seguro.

Hjulmand 5.9

Muito importante a anular as investidas contrárias em frente à defesa leonina, o dinamarquês não se coibiu de subir no terreno, terminando com três remates, uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, bem como sete recuperações de posse.

Ricardo Esgaio 5.6

O ala entrou a tempo de fazer a assistência para o 2-0, tendo ainda completado os cinco passes que tentou.

Gyökeres 5.5

Jogo anormalmente discreto do sueco, que somou somente 25 acções com bola e rematou apenas uma vez. Ainda assim recebeu 15 passes progressivos (máximo) e teve sucesso em duas de quatro tentativas de drible.

Resumo

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.