Contra os coletes amarelos, levantam-se os lenços vermelhos em Paris

Etienne Laurent / EPA

Depois dos coletes amarelos, levantam-se agora os lenços vermelhos. “Precisamos de mostrar aos coletes amarelos que eles não falam por todos os franceses.”

Este domingo, um grupo que se autodenomina “foulards rouges” (“lenços vermelhos”) marchou nas ruas da capital francesa contra os distúrbios causados nas várias semanas de protestos dos coletes amarelos. Segundo o francês Le Fígaro, pelo menos 10.500 lenços vermelhos marcharam em defesa das instituições e da democracia.

À RFI, Philippe Lhoste, um porta-voz do movimento, disse que decidiu juntar-se ao lenços vermelhos “depois de ver o Arco do Triunfo e o Túmulo do Soldado Desconhecido vandalizados no dia 1 de dezembro. As pessoas estão exasperadas com os distúrbios dos últimos dois meses”.

“Precisamos de mostrar aos coletes amarelos que eles não falam por todos √. Eles são uma voz para alguns e nós respeitamos isso. Mas eles precisam de respeitar aqueles que querem trabalhar e ficam impedidos de se deslocar e são sujeitos a ameaças e violência”, acrescentou.

Antes da marcha deste domingo, os lenços vermelhos e outros grupos semelhantes publicaram uma declaração conjunta na qual denunciam “o clima de insurreição instalado pelos coletes amarelos” e rejeitam “as ameaças e o constante abuso verbal“, adianta o semanário Expresso.

No seio dos lenços vermelhos, há discórdia

Em causa, avança o Expresso, está a decisão sobre se o movimento deve ou não mostrar apoio ao Presidente francês, Emmanuel Macron.

Laurent Soulié, um dos organizadores da marcha, reuniu pessoas no Facebook no apoio a Macron, enquanto Alex Brun, outro porta-voz, sublinhou que os lenços vermelhos são “um movimento apolítico de cidadãos”. No seio dos lenços vermelhos, já há divisões notórias.

O Ministério do Interior adiantou que cerca de 69 mil pessoas participaram no 11.º fim de semana consecutivo de protestos dos coletes amarelos, o que representa cerca de 15 mil a menos do que no fim de semana passado

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …