Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

Lluis Gene / EPA POOL

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova milionária, onde irá defrontar o PSG.

Dani Olmo e Tyler Adams apontaram os golos da equipa de Nagelsmann, João Félix, que saltou do banco para revolucionar as investidas espanholas, apontou o tento de honra dos “colchoneros”.

A primeira parte terminou como começou, com um nulo no marcador. Da acção do Leipzig, à reacção do Atlético de Madrid. O conjunto germânico assumiu as rédeas da partida, teve mais posse de bola – 62% e uma eficácia de 86% nos 331 passes trocados –, chegou com relativa facilidade ao último terço do terreno, mas não conseguiu encontrar, não obstante os tiros de Halstemberg (3’) e de Upamecano (já em período de descontos), o antídoto certo para derrubar a muralha urdida por Diego Simeone.

Por sua vez, os “colchoneros”, sempre matreiros, apenas tiveram 38% da bola em sua posse e 205 passes trocados, mas foram sempre que possível ameaçando a baliza adversária e tiveram duas ocasiões de relativo perigo, por intermédio de Savic (10’) e de Carrasco (12’). Os defensores Giménez ( 6.1 ) e Upamecano ( 6.0 ) foram as unidades mais em foco nos 49 minutos iniciais.

Bastaram cinco depois do descanso para haver golos em Alvalade: Dani Olmo cabeceou de forma certeira e inaugurou a contenda. No lance, o Leipzig tinha cinco jogadores no interior da área adversária. Aos 58’ minutos, Herrera saiu para dar entrada a João Félix, alteração que fez com que Llorente se juntasse a Koke no centro do terreno.

O jovem luso não tardou a deixar a sua marca no terreno. A jogar entre linhas foi conseguindo queimar essas mesmas linhas e dar outra clarividência e acutilância ao ataque dos espanhóis. Após alguns pormenores, aos 69 minutos combinou com Diego Costa e só foi derrubado Klostermann. Grande penalidade assinalada e concretizada pelo camisola “7”, que apontou o terceiro golo na prova.

Porém, a dois minutos dos 90, um remate de Tyler Adams ressaltou em Savic e acabou por enganar Oblak. Estava feito o 2-1, resultado que colocou o Leipzig pela primeira vez nas meias-finais da Liga dos Campeões, onde irá medir forças com o PSG de Thomas Tuchel. O duelo vai decorrer na próxima terça-feira no Estádio da Luz.

Resumo

(dr) Goal Point

Upamecano 7.4 – Alguém viu Diego Costa esta quinta-feira em Alvalade? Se a resposta for negativa, a culpa é do jovem defensor. Aos 21 anos, o central francês demonstrou o porquê de ser um dos jogadores mais badalados da actualidade e realizou uma exibição assombrosa. Veloz nas “dobras”, fortíssimo na marcação e com pés de veludo a construir.

Finalizou o encontro com dois remates, oito passes progressivos certos, foi a par de Halstenber o jogador com mais acções com a bola – 99 -, foi eficaz nos três dribles tentados, perdeu apenas um duelo aéreo em que interveio, contabilizou, ainda, dois desarmes, três intercepções e cinco alívios.

João Félix 6.7 – Precisou de apenas 34 minutos em jogo para ser o melhor jogador do Atlético. Entrou em cena e revolucionou a forma de atacar dos comandados de Simeone. Marcou, depois de ter construído o lance de forma genial com a ajuda de Diego Costa, foi 100% eficaz nos passes (13 feitos e 13 certos), gizou cinco passes progressivos correctos, não falhou nenhum dos três dribles tentados e sofreu ainda duas faltas.

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …