Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

Lluis Gene / EPA POOL

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova milionária, onde irá defrontar o PSG.

Dani Olmo e Tyler Adams apontaram os golos da equipa de Nagelsmann, João Félix, que saltou do banco para revolucionar as investidas espanholas, apontou o tento de honra dos “colchoneros”.

A primeira parte terminou como começou, com um nulo no marcador. Da acção do Leipzig, à reacção do Atlético de Madrid. O conjunto germânico assumiu as rédeas da partida, teve mais posse de bola – 62% e uma eficácia de 86% nos 331 passes trocados –, chegou com relativa facilidade ao último terço do terreno, mas não conseguiu encontrar, não obstante os tiros de Halstemberg (3’) e de Upamecano (já em período de descontos), o antídoto certo para derrubar a muralha urdida por Diego Simeone.

Por sua vez, os “colchoneros”, sempre matreiros, apenas tiveram 38% da bola em sua posse e 205 passes trocados, mas foram sempre que possível ameaçando a baliza adversária e tiveram duas ocasiões de relativo perigo, por intermédio de Savic (10’) e de Carrasco (12’). Os defensores Giménez ( 6.1 ) e Upamecano ( 6.0 ) foram as unidades mais em foco nos 49 minutos iniciais.

Bastaram cinco depois do descanso para haver golos em Alvalade: Dani Olmo cabeceou de forma certeira e inaugurou a contenda. No lance, o Leipzig tinha cinco jogadores no interior da área adversária. Aos 58’ minutos, Herrera saiu para dar entrada a João Félix, alteração que fez com que Llorente se juntasse a Koke no centro do terreno.

O jovem luso não tardou a deixar a sua marca no terreno. A jogar entre linhas foi conseguindo queimar essas mesmas linhas e dar outra clarividência e acutilância ao ataque dos espanhóis. Após alguns pormenores, aos 69 minutos combinou com Diego Costa e só foi derrubado Klostermann. Grande penalidade assinalada e concretizada pelo camisola “7”, que apontou o terceiro golo na prova.

Porém, a dois minutos dos 90, um remate de Tyler Adams ressaltou em Savic e acabou por enganar Oblak. Estava feito o 2-1, resultado que colocou o Leipzig pela primeira vez nas meias-finais da Liga dos Campeões, onde irá medir forças com o PSG de Thomas Tuchel. O duelo vai decorrer na próxima terça-feira no Estádio da Luz.

Resumo

(dr) Goal Point

Upamecano 7.4 – Alguém viu Diego Costa esta quinta-feira em Alvalade? Se a resposta for negativa, a culpa é do jovem defensor. Aos 21 anos, o central francês demonstrou o porquê de ser um dos jogadores mais badalados da actualidade e realizou uma exibição assombrosa. Veloz nas “dobras”, fortíssimo na marcação e com pés de veludo a construir.

Finalizou o encontro com dois remates, oito passes progressivos certos, foi a par de Halstenber o jogador com mais acções com a bola – 99 -, foi eficaz nos três dribles tentados, perdeu apenas um duelo aéreo em que interveio, contabilizou, ainda, dois desarmes, três intercepções e cinco alívios.

João Félix 6.7 – Precisou de apenas 34 minutos em jogo para ser o melhor jogador do Atlético. Entrou em cena e revolucionou a forma de atacar dos comandados de Simeone. Marcou, depois de ter construído o lance de forma genial com a ajuda de Diego Costa, foi 100% eficaz nos passes (13 feitos e 13 certos), gizou cinco passes progressivos correctos, não falhou nenhum dos três dribles tentados e sofreu ainda duas faltas.

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …