Leipzig 0-3 PSG | Parisienses ganham asas e estão na final

José Sena Goulão / Lusa

Pela primeira vez nos seus 50 anos de história, o PSG estará numa final da Liga dos Campeões.

Na noite desta terça-feira, o emblema de Paris venceu o Leipzig por 3-0, graças aos golos de Marquinhos, Di María e de Bernat e voltará a pisar o relvado do Estádio da Luz no próximo domingo. Resta saber qual será o adversário: Lyon ou Bayern de Munique.

A exibição dos homens de Thomas Tuchel foi irrepreensível, dominaram por completo e apenas a espaços a equipa de Julian Nagelsmann deu uma pequena amostra do seu real valor.

Aos seis minutos, no primeiro remate dos parisienses na partida, Mbappé accionou Neymar que, isolado, atirou ao poste direito da baliza adversária. Nesta fase, o PSG tinha mais posse de bola – 62% versus 38% – e uma eficácia de passe de 87%. Após o primeiro aviso surgiu o golo. Decorria o minuto 13 quando, na sequência de um livre cobrado por Di María, Marquinhos cabeceou de feição e inaugurou o marcador.

Mbappé, assistido por Di María, desperdiçou soberana ocasião para dilatar a vantagem aos 16 minutos. Só dava PSG, que dominava por completo o encontro. Aos 25’, na melhor ocasião alemão, Poulsen, com tudo para empatar, não acertou no alvo. Na resposta, o livre marcado por Neymar ao minuto 35 embateu nos ferros, em mais uma ocasião dos franceses.

A pressão alta dos comandados de Tuchel voltou a dar frutos. A três minutos do intervalo. Gulácsi quis sair a jogar, Paredes aproveitou, recuperou a bola, Neymar assistiu de forma genial e Di María finalizou o lance e dilatou a vantagem. Instantes depois, num contra-ataque feroz, Neymar voltou a pecar na finalização naquele que foi o quinto remate do PSG.

Ao intervalo, a vantagem no marcador até poderia ser mais dilatada. O PSG vencia e convencia. Fruto de uma pressão asfixiante e coordenada – menção honrosa para Marquinhos, Paredes e Ander Herrera -, neutralizava as acções do Leipzig e respondia com constantes lances de ataque, quase sempre com o trio maravilha – Di María, Neymar e Mbappé – como interveniente.

Além dos dois golos, Neymar desperdiçou três ocasiões e os germânicos – que somente enquadraram um dos cinco remates que fizeram –, apenas aos 25 minutos estiveram próximos de marcar.

Nagelsmann arriscou. Entram Schick e Forsberg, saíram Nkunku e Dani Olmo. O Leipzig até deu sinais de vida, com dois remates, porém, quem marcou foram os contrários: Di María gizou a segunda assistência da noite – e a sexta nesta edição da prova – e Bernat, de cabeça, carimbou o 3-0 aos 56 minutos.

Com o jogo “no bolso”, o PSG foi controlando as incidências a seu bel-prazer, esteve sempre mais próximo de apontar o 4-0 do que propriamente consentir um golo e assegurou presença na final, algo que desde 2004 um emblema francês não alcançava na prova milionária. Nesse ano, o Mónaco perdeu ante o FC Porto de José Mourinho, Deco e companhia. Como será no domingo?

Resumo

Di María 9.3 – Di María ou Di Magia? O argentino esteve em todas, assistiu, marcou e voltou a assistir – Expected Assists (xA) de 1,4. O pé esquerdo, que por vezes parece uma colher, coloca a bola onde o camisola 11 quer. Dos 39 passes que fez, falhou apenas cinco (87% de eficácia), não falhou nenhum dos quatro dribles tentados, criou três ocasiões flagrantes em cinco passes para finalização e fez, ainda, quatro alívios.

Upamecano 5.6 – Longe de encantar como tinha feito nos quartos-de-final ante o Atlético de Madrid, onde foi soberano e imperial, desta feita o jovem central gaulês teve uma exibição mais “terrena”, não obstante isso foi o melhor elemento do Leipzig, com destaque para quatro desarmes e nove recuperações de posse.

// Lusa

” source=”GoalPoint”]
PARTILHAR

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …