Leilão em França arrecada 9 milhões de dólares para a luta contra a Sida. Sharon Stone foi a mestre de cerimónias

Um leilão organizado sexta-feira à noite, em Antibes, no sul de França, pela Fundação amfAR, arrecadou 9 milhões de dólares (cerca de 7,6 milhões de euros) para a luta contra a Sida.

A Fundação norte-americana amfAR, sem fins lucrativos, tem como objetivo obter donativos para a investigação que leve à cura do VIH e, neste leilão, entre outros objetos, foi arrematado um exemplar do romance “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, assinado pelos atores Leonardo DiCaprio e Robert Redford, por 165 mil euros.

Uma pintura do artista plástico britânico Sacha Jafri foi arrematada por pouco mais de 93 mil euros.

A apresentadora da gala foi a atriz norte-americana Sharon Stone.

Esta gala foi cancelada no ano passado devido à pandemia, segundo um comunicado divulgado hoje pela organização.

Este ano foi a 27ª edição da gala, coincidindo com o 74.º Festival de Cannes, e o total alcançado representa uma redução significativa em relação aos anos anteriores.

Em 2019, foram obtidos 12 milhões de euros e, em 2018, cerca de 17 milhões.

Dos lotes ofertados na noite passada, o que mais arrecadou foi o quadro de Jafri, que pintou durante a gala e que foi entregue no final do leilão.

Além do leilão, as principais atrações da festa foram uma apresentação de Alicia Keys e um desfile de moda que contou com os costureiros Alexander McQueen, Armani, Balenciaga, Chanel, Christian Dior, Giambattista Valli, Givenchy, Gucci, Karl Largerfeld, Loewe, Louis Vuitton, Oscar de la Renta, Valentino ou Yves Saint Laurent, com joias Chopard e sapatos Christian Louboutin.

Entre as vedetas presentes estiveram Spike Lee, Dylan Penn, Regina King, Rachel Brosnahan, Orlando Bloom e Bella Thorne.

A AIDS Research Foundation (amfAR) foi fundada em 1985 e, embora continue focada neste objetivo, no ano passado decidiu expandir seu trabalho para lutar contra os efeitos do vírus nas pessoas com VIH.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Deviam era promover e dar formação às pessoas para que usassem o preservativo. Especialmente em África, que parece que é lá que o numero de casos é mais elevado e ninguém por lá se importa.

RESPONDER

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …