Legionella: evite o duche, pode beber água

mcgraths / Flickr

-

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, aconselhou este sábado as pessoas a não tomar duches nem utilizar hidromassagens ou jacuzzis até que seja identificada a fonte da infeção por legionella, mas garantiu que é seguro consumir água da rede pública.

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião de urgência das autoridades de saúde devido ao surto de legionella, que já causou 90 casos, a maioria dos quais no concelho de Vila Franca de Xira, o responsável disse que há medidas de prevenção “que podem ser tomadas desde já”.

Uma vez que a contaminação ocorre por inalação da bactéria, que vive em meio aquático, deve ser evitada a formação de gotículas de água, mencionou, afirmando estar em causa “sobretudo o concelho de Vila Franca de Xira”.

Francisco George disse que é preferível optar por banho sem duche e que deve ser evitada a “grande pressão” das torneiras.

Por outro lado, “a cabeça do duche pode ser submersa numa solução de água com lixívia, desde que tenha o odor próprio da lixívia”, referiu.

Para quem tem termo-acumuladores, a temperatura deve ser mantida acima dos 75 graus, porque a bactéria “não tem condições de crescimento” acima deste valor.

“Aqueles que utilizam hidromassagens, jacuzzis, até termos a fonte de infeção identificada, não devem” fazê-lo, avisou.

Francisco George sublinhou que as pessoas “não devem ter receio de beber água”.

“A água pode ser utilizada na cozinha, para beber. Esta infecção só se transmite de uma forma especialmente bizarra, só respirando a água pelas gotículas, pelos aerossóis”, disse.

O diretor-geral de Saúde apelou ainda aos portugueses para que estejam atentos à informação sobre este assunto que é veiculada pelos órgãos de comunicação social de referência.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo não sai da Juventus antes de 2022

O diretor desportivo da Juventus afirmou esta segunda-feira que tem a certeza de que Cristiano Ronaldo vai ficar na Juventus até ao final do contrato, em junho de 2022. "Cristiano Ronaldo neste momento está muito concentrado …

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …