Devemos lavar o frango antes de o cozinhar?

As redes sociais não são exatamente conhecidas por serem um local acolhedor para ter uma discussão produtiva ou partilhar opiniões.

Mesmo as publicações mais inofensivas podem gerar secções de comentários tóxicos. Tome-se como exemplo uma publicação aparentemente inofensiva no TikTok, na qual uma mulher partilha uma receita passo a passo para preparar frango spatchcock.

Enquanto se poderia esperar encontrar comentários a perguntar sobre a receita ou até a partilhar dicas e conselhos, em vez disso, encontra-se comentário após comentário de pessoas a expressarem incredulidade por a chef não ter lavado o frango antes de cozinhar.

No entanto, apesar do número de comentários a certificar que a chef fez algo errado, na realidade ela fez a escolha certa. Lavar o frango não só é desnecessário – como pode realmente aumentar o risco de doenças transmitidas por alimentos.

Porque realmente não se deve lavar o frango

Há meio século, vestígios de penas, lama ou sujidade poderiam ter necessitado lavar o frango. Mas hoje em dia, a carne de aves é pré-lavada e pronta a cozinhar quando comprada.

Ainda assim, algumas pessoas acreditam que se deve lavar o frango para remover microorganismos perigosos que a carne crua contém. Embora seja verdade que o frango contenha microorganismos nocivos, lavá-lo antes de cozinhar não os remove.

O frango, em particular, transporta naturalmente Salmonella e Campylobacter. Estes podem causar doenças muito graves, com infeções que provocam sintomas como febre, náuseas, vómitos, diarreia e possivelmente até septicemia (infeção sanguínea).

Crianças, idosos, grávidas e pessoas com outras condições de saúde ou sistemas imunitários fracos estão mais em risco de doenças causadas por estas bactérias. Mas mesmo em pessoas saudáveis, infeções por Salmonella e Campylobacter podem levar a hospitalizações e morte.

Lavar o frango antes de cozinhar não elimina todos os germes presentes. No máximo, pode apenas remover as bactérias na superfície. Mas esta prática na verdade aumenta significativamente o risco geral de infeção por frango cru, pois pode potencialmente causar a propagação dos patógenos lavados da pele do frango por toda a cozinha.

Quando se coloca frango cru debaixo da torneira, as bactérias na pele movem-se para o fluxo de água. Esta será então esguichada para o seu lava-loiça – e potencialmente para os seus balcões, armários e escorredor de pratos.

Este esguicho de água pode viajar até 80 cm – o comprimento do braço adulto médio. Isto torna a contaminação cruzada bastante provável, especialmente se estas gotas de água caírem noutros locais da sua cozinha. Pode até contaminar outros alimentos não cozinhados que depois coloque no mesmo lava-loiça.

Mesmo que se lave a pia com água após lavar o frango, isso pode não ser suficiente para remover todas as bactérias que se fixaram.

Vale também a pena notar que deixar a carne de ave numa salmoura de água e vinagre ou sumo de citrinos não a torna mais higiénica. Pesquisas mostraram que a Salmonella não foi eliminada após deixar o frango de molho em vinagre ou sumo de citrinos por mais de cinco minutos. Outras pesquisas indicam que os números de Campylobacter podem ser reduzidos após uma marinada em vinagre ou sumo de limão, mas é necessário deixar de molho durante 24 horas.

Manusear frango cru de forma segura

Existem muitos passos simples a seguir ao preparar carne de ave crua para se manter seguro de doenças transmitidas por alimentos.

Os recipientes ou embalagens que a carne de ave crua vem são frequentemente contaminados com bactérias. Depois de abrir a embalagem e retirar o frango, coloque-o num saco de plástico limpo para que o conteúdo não pingue no chão da sua cozinha ou no caixote do lixo quando o descartar.

A seguir, coloque a carne de ave crua numa tábua de cortar limpa para a preparar. Uma vez que lavar cria um risco desnecessário de contaminação cruzada, se houver sujidade ou lama na superfície do frango – ou se o frango estiver molhado – simplesmente limpe-o com papel de cozinha. Descarte imediatamente o papel de cozinha para evitar contaminação.

Se acidentalmente deixar cair algum pedaço de carne nas superfícies de trabalho durante a preparação, limpe-o com papel de cozinha, descarte-o, e depois limpe a superfície com lixívia diluída ou um spray antibacteriano. Seque a superfície com papel de cozinha limpo. Da mesma forma, se algum recipiente de temperos que esteja a usar para temperar o frango tocar nele antes de estar cozinhado, certifique-se de limpar estes com um spray antibacteriano.

Quando terminar de preparar o frango, lave imediatamente as mãos com sabão e água quente. Deve lavar as mãos em água quente por pelo menos 20 segundos, pois isso matará quaisquer bactérias nas suas mãos.

Depois lave a sua tábua de cortar e utensílios. Também é uma boa ideia desinfetar a área de trabalho circundante com um spray antibacteriano ou lixívia diluída, que deve depois secar com papel de cozinha limpo.

Não se pode remover as bactérias do frango, ou de qualquer carne de ave ou carne, lavando-a. A única forma de matar os germes e tornar a comida segura para comer é cozinhá-la.

Cozinhar a carne de ave à temperatura correta e pelo tempo certo é essencial para prevenir muitas doenças transmitidas por alimentos. Embora o tempo e a temperatura variem dependendo do tamanho do frango ou da receita que estiver a usar, o frango deve atingir uma temperatura interna de cerca de 75°C. Isto é eficaz para matar patógenos bacterianos, incluindo Salmonella e Campylobacter.

Certifique-se de usar um termómetro de carne para verificar se o frango está seguro para comer. Outro teste é verificar os sumos do frango. Se eles escorrerem claros e não houver vestígios de sangue, o frango está provavelmente suficientemente cozinhado.

Se lhe servirem frango que pareça mal cozinhado, ou de facto qualquer carne de ave, num restaurante (pode ver sangue quando corta a carne), devolva a comida para ser cozinhada adequadamente.

As bactérias encontradas em carne de ave crua são naturais, embora sejam prejudiciais para os humanos. Mas desde que cozinhe adequadamente o frango, ainda é seguro para comer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.