Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

(dr) Dingena Mol

Laurent Simons, de 8 anos, tem um QI de 145

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020.

A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a Laurent Simons que continuasse a estudar até meados de 2020, o que ia atrasar a data de conclusão da licenciatura. Em resposta a este adiamento, os pais tiraram o menino daquela universidade.

O final da licenciatura de Laurent estava previsto para dezembro deste ano, mas os professores preferiram adiar para meados de 2020, porque consideraram que “avançar tão depressa não seria bom para o seu desenvolvimento intelectual”.

“Laurent é um rapaz sem precedentes e talentoso, cujo ritmo de estudo é excecional. No entanto, a universidade não considera viável esta data final, tendo em vista o número de exames pelos quais Laurent teria de passar antes do seu décimo aniversário, em 26 de dezembro”, lê-se na declaração partilhada pela própria universidade.

Segundo o El País, os pais de Laurent Simons não concordaram com a decisão e denunciaram “pressões e até a sugestão [por parte da faculdade] de que os serviços de proteção à criança pudessem intervir”, caso continuassem a insistir na data inicial para a obtenção do diploma.

Em declarações à imprensa local, a mãe conta que a reitoria não disse de forma explícita que iria chamar a proteção de menores, mas perguntou se não estaria a ser exercida demasiada pressão sobre a criança de nove anos.

A universidade lamentou a decisão dos pais de retirarem a criança da instituição, mas garante que “a porta ainda está aberta para ele retomar os estudos, desde que as condições permaneçam realistas”.

Os pais acreditam que este plano estava pensado há muito tempo. Segundo o Observador, na segunda-feira, surgiu “uma acusação de plágio a Laurent, por ter entregue uma versão preliminar de um trabalho sem bibliografia”. “Era apenas uma versão provisória e Laurent já havia passado em todos os exames necessários para a elaborar”, contou o pai, que denunciou ainda a suspensão de uma prova oral.

Alexander Simons denunciou ainda a possibilidade de haver um conflito de interesses de outra natureza, não sendo essencial para a universidade que a criança se licenciasse antes dos dez anos.

Depois do sucedido, Laurent recebeu várias ofertas de universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Todos contra Ventura. Joacine e saudação nazi foram a gota de água (e até há um boicote ao Hard Club)

O deputado André Ventura está no centro de todas as críticas depois de ter sugerido a deportação da deputada do Livre Joacine Katar Moreira. Uma saudação nazi durante um comício do Chega também está a …

Fotos tiradas em segredo a Schumacher à venda por 1 milhão de euros

Fotografias recentemente captadas de Michael Schumacher, numa cama, na sua casa na Suíça, estão a venda por 1,2 milhões de euros. A sua esposa, Corinna, está a tentar travar a sua divulgação. Alguém fotografou em segredo …

Yoko Ono estava a "controlar" a vida de John Lennon, escreve irmã do ex-Beattle no seu livro de memórias

Julia Baird, irmã de John Lennon, publicou um livro de memórias chamado "Imagine This" onde relata as suas vivências da infância com o músico e os momentos posteriores à fama do "beattle". A irmã de John …

Governo quer primeira liga de futebol em sinal aberto

O Governo recomenda a transmissão televisiva de partidas referentes à I Liga de futebol em sinal aberto. De acordo com um despacho publicado em Diário da República, na lista de eventos que o Governo considera …

Eureka Shoes fecha todas as suas lojas em Portugal

A empresa de calçado portuguesa Eureka Shoes vai fechar todas as suas lojas (13) em Portugal, avança o jornal Eco esta quarta-feira. “A rede de lojas Eureka irá desconectar-se gradualmente a partir de hoje e …

Rio diz que para Costa "alegada ilegalidade" da redução do IVA "depende de quem a propõe"

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou hoje António Costa no Twitter, considerando que para o primeiro-ministro “a alegada ilegalidade” da proposta dos sociais-democratas de redução do IVA da eletricidade “depende de quem a propõe …

Portugueses continuam sobre-endividados. 29 mil pediram ajuda à Deco

Mais de 29.000 sobre-endividados voltaram a pedir ajuda à Deco em 2019, tal como em 2018, sendo a principal causa de endividamento a deterioração das condições laborais, em vez do desemprego. O balanço do ano avançado …

Lidl retira produto das prateleiras. Pode causar intoxicações e danos no fígado

O Lidl retirou três lotes de orégãos picados Kania de venda e pediu aos clientes que compraram este produto, que o devolvessem assim que possível. A cadeia de supermercados alemã Lidl anunciou esta terça-feira que retirou …

GNR obrigados a almoçar com ministro. Famílias ficaram à porta

Os 388 novos guardas da GNR foram obrigados a almoçar com o Ministro da Administração Interna, depois da cerimónia de compromisso de honra, obrigando os familiares a ter de ficar à espera no exterior. Esta …

Nove padres e religiosos suspeitos de abuso sexual de menores em Itália

O Ministério Público de Prato, na região italiana da Toscana, abriu uma investigação contra nove religiosos da antiga comunidade Discípulos da Anunciação, suspeitos de cometerem abuso sexual contra menores entre 2008 e 2016. As acusações envolvem …