Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

(dr) Dingena Mol

Laurent Simons, de 8 anos, tem um QI de 145

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020.

A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a Laurent Simons que continuasse a estudar até meados de 2020, o que ia atrasar a data de conclusão da licenciatura. Em resposta a este adiamento, os pais tiraram o menino daquela universidade.

O final da licenciatura de Laurent estava previsto para dezembro deste ano, mas os professores preferiram adiar para meados de 2020, porque consideraram que “avançar tão depressa não seria bom para o seu desenvolvimento intelectual”.

“Laurent é um rapaz sem precedentes e talentoso, cujo ritmo de estudo é excecional. No entanto, a universidade não considera viável esta data final, tendo em vista o número de exames pelos quais Laurent teria de passar antes do seu décimo aniversário, em 26 de dezembro”, lê-se na declaração partilhada pela própria universidade.

Segundo o El País, os pais de Laurent Simons não concordaram com a decisão e denunciaram “pressões e até a sugestão [por parte da faculdade] de que os serviços de proteção à criança pudessem intervir”, caso continuassem a insistir na data inicial para a obtenção do diploma.

Em declarações à imprensa local, a mãe conta que a reitoria não disse de forma explícita que iria chamar a proteção de menores, mas perguntou se não estaria a ser exercida demasiada pressão sobre a criança de nove anos.

A universidade lamentou a decisão dos pais de retirarem a criança da instituição, mas garante que “a porta ainda está aberta para ele retomar os estudos, desde que as condições permaneçam realistas”.

Os pais acreditam que este plano estava pensado há muito tempo. Segundo o Observador, na segunda-feira, surgiu “uma acusação de plágio a Laurent, por ter entregue uma versão preliminar de um trabalho sem bibliografia”. “Era apenas uma versão provisória e Laurent já havia passado em todos os exames necessários para a elaborar”, contou o pai, que denunciou ainda a suspensão de uma prova oral.

Alexander Simons denunciou ainda a possibilidade de haver um conflito de interesses de outra natureza, não sendo essencial para a universidade que a criança se licenciasse antes dos dez anos.

Depois do sucedido, Laurent recebeu várias ofertas de universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …