As larvas de abelha são omnívoras

(dr) Shawn Steffan

Os entomologistas costumam dizer que uma abelha é “a versão vegetariana de uma vespa”, mas novas pesquisas mostram que esta afirmação não é verdadeira. As abelhas são, na verdade, omnívoros e a sua carne são os micróbios.

Das mais de 20 mil espécies de abelhas existentes na Terra, praticamente todas são consideradas herbívoras estritas, com a rara exceção das abelhas sem ferrão, que se alimentam de fungos.

As abelhas adultas consomem grandes quantidades de néctar como fonte de carboidratos. Por sua vez, as larvas consomem pólen durante o seu desenvolvimento. Dentro dele, multiplicam-se vários micróbios.

Durante o processo, os micróbios aumentam o valor nutricional do pólen, enriquecendo-o com aminoácidos – os blocos de construção das proteínas – que nem sempre as plantas de flores fornecem.

Os micróbios não se servem apenas como fontes de aminoácidos, uma vez que segregam enzimas que ajudam a quebrar e a envelhecer o pólen cru numa forma mais nutritiva conhecida como beebread.

“As abelhas exigem que as proteínas não-vegetais desses simbiontes transmitidos pelo pólen completem o seu crescimento e desenvolvimento – o que as torna omnívoras“, disse Shawn Steffan, entomologista da da Universidade de Wisconsin-Madison, citado pelo Sci-News.

No estudo, recentemente publicado na The American Naturalist, Steffan e os seus colegas da Universidade de Wisconsin-Madison, de Cornell e de Hokkaido usaram métodos baseados em isótopos e cromatografia gasosa para calcular a proporção de nitrogénio em dois tipos de aminoácidos (ácido glutâmico e fenilalanina) nos tecidos de abelhas adultas e em beebread.

Este método foi escolhido graças à sua precisão na determinação da posição trófica de um organismo – onde ele se situa na proverbial rede alimentar da vida com base no fluxo de nutrientes e energia dos produtores para os consumidores desses recursos.

A análise de isótopos revelou que o consumo das plantas e das proteínas microbianas das crias de abelhas justificava o aumento do status trófico do inseto de um herbívoro para um omnívoro.

Os autores do estudo observaram o apetite por proteínas microbianas entre as ninhadas que abrangeram 14 espécies distribuídas em todas as principais famílias de abelhas sociais e solitárias – Melittidae, Apidae e Megachilidae foram algumas das espécies analisadas.

“Os resultados ressaltam a necessidade de estudar os efeitos que o uso de fungicida nas plantações de flores pode ter na composição microbiana do pólen alimentado para a criação e, por sua vez, no seu desenvolvimento”, rematou Steffan.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Homem também é omnívoro, embora haja por aí uns crentes que acham o contrário. Afinal, à medida que a Ciência evolui, vai-se descobrindo: Mais e mais animais que se pensavam vegetarianos… afinal não são! Lá se vão as crenças dos fanáticos. De derrota em derrota, até à derrota final.

RESPONDER

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …