As larvas de abelha são omnívoras

(dr) Shawn Steffan

Os entomologistas costumam dizer que uma abelha é “a versão vegetariana de uma vespa”, mas novas pesquisas mostram que esta afirmação não é verdadeira. As abelhas são, na verdade, omnívoros e a sua carne são os micróbios.

Das mais de 20 mil espécies de abelhas existentes na Terra, praticamente todas são consideradas herbívoras estritas, com a rara exceção das abelhas sem ferrão, que se alimentam de fungos.

As abelhas adultas consomem grandes quantidades de néctar como fonte de carboidratos. Por sua vez, as larvas consomem pólen durante o seu desenvolvimento. Dentro dele, multiplicam-se vários micróbios.

Durante o processo, os micróbios aumentam o valor nutricional do pólen, enriquecendo-o com aminoácidos – os blocos de construção das proteínas – que nem sempre as plantas de flores fornecem.

Os micróbios não se servem apenas como fontes de aminoácidos, uma vez que segregam enzimas que ajudam a quebrar e a envelhecer o pólen cru numa forma mais nutritiva conhecida como beebread.

“As abelhas exigem que as proteínas não-vegetais desses simbiontes transmitidos pelo pólen completem o seu crescimento e desenvolvimento – o que as torna omnívoras“, disse Shawn Steffan, entomologista da da Universidade de Wisconsin-Madison, citado pelo Sci-News.

No estudo, recentemente publicado na The American Naturalist, Steffan e os seus colegas da Universidade de Wisconsin-Madison, de Cornell e de Hokkaido usaram métodos baseados em isótopos e cromatografia gasosa para calcular a proporção de nitrogénio em dois tipos de aminoácidos (ácido glutâmico e fenilalanina) nos tecidos de abelhas adultas e em beebread.

Este método foi escolhido graças à sua precisão na determinação da posição trófica de um organismo – onde ele se situa na proverbial rede alimentar da vida com base no fluxo de nutrientes e energia dos produtores para os consumidores desses recursos.

A análise de isótopos revelou que o consumo das plantas e das proteínas microbianas das crias de abelhas justificava o aumento do status trófico do inseto de um herbívoro para um omnívoro.

Os autores do estudo observaram o apetite por proteínas microbianas entre as ninhadas que abrangeram 14 espécies distribuídas em todas as principais famílias de abelhas sociais e solitárias – Melittidae, Apidae e Megachilidae foram algumas das espécies analisadas.

“Os resultados ressaltam a necessidade de estudar os efeitos que o uso de fungicida nas plantações de flores pode ter na composição microbiana do pólen alimentado para a criação e, por sua vez, no seu desenvolvimento”, rematou Steffan.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Homem também é omnívoro, embora haja por aí uns crentes que acham o contrário. Afinal, à medida que a Ciência evolui, vai-se descobrindo: Mais e mais animais que se pensavam vegetarianos… afinal não são! Lá se vão as crenças dos fanáticos. De derrota em derrota, até à derrota final.

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …