As larvas de abelha são omnívoras

(dr) Shawn Steffan

Os entomologistas costumam dizer que uma abelha é “a versão vegetariana de uma vespa”, mas novas pesquisas mostram que esta afirmação não é verdadeira. As abelhas são, na verdade, omnívoros e a sua carne são os micróbios.

Das mais de 20 mil espécies de abelhas existentes na Terra, praticamente todas são consideradas herbívoras estritas, com a rara exceção das abelhas sem ferrão, que se alimentam de fungos.

As abelhas adultas consomem grandes quantidades de néctar como fonte de carboidratos. Por sua vez, as larvas consomem pólen durante o seu desenvolvimento. Dentro dele, multiplicam-se vários micróbios.

Durante o processo, os micróbios aumentam o valor nutricional do pólen, enriquecendo-o com aminoácidos – os blocos de construção das proteínas – que nem sempre as plantas de flores fornecem.

Os micróbios não se servem apenas como fontes de aminoácidos, uma vez que segregam enzimas que ajudam a quebrar e a envelhecer o pólen cru numa forma mais nutritiva conhecida como beebread.

“As abelhas exigem que as proteínas não-vegetais desses simbiontes transmitidos pelo pólen completem o seu crescimento e desenvolvimento – o que as torna omnívoras“, disse Shawn Steffan, entomologista da da Universidade de Wisconsin-Madison, citado pelo Sci-News.

No estudo, recentemente publicado na The American Naturalist, Steffan e os seus colegas da Universidade de Wisconsin-Madison, de Cornell e de Hokkaido usaram métodos baseados em isótopos e cromatografia gasosa para calcular a proporção de nitrogénio em dois tipos de aminoácidos (ácido glutâmico e fenilalanina) nos tecidos de abelhas adultas e em beebread.

Este método foi escolhido graças à sua precisão na determinação da posição trófica de um organismo – onde ele se situa na proverbial rede alimentar da vida com base no fluxo de nutrientes e energia dos produtores para os consumidores desses recursos.

A análise de isótopos revelou que o consumo das plantas e das proteínas microbianas das crias de abelhas justificava o aumento do status trófico do inseto de um herbívoro para um omnívoro.

Os autores do estudo observaram o apetite por proteínas microbianas entre as ninhadas que abrangeram 14 espécies distribuídas em todas as principais famílias de abelhas sociais e solitárias – Melittidae, Apidae e Megachilidae foram algumas das espécies analisadas.

“Os resultados ressaltam a necessidade de estudar os efeitos que o uso de fungicida nas plantações de flores pode ter na composição microbiana do pólen alimentado para a criação e, por sua vez, no seu desenvolvimento”, rematou Steffan.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Homem também é omnívoro, embora haja por aí uns crentes que acham o contrário. Afinal, à medida que a Ciência evolui, vai-se descobrindo: Mais e mais animais que se pensavam vegetarianos… afinal não são! Lá se vão as crenças dos fanáticos. De derrota em derrota, até à derrota final.

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …