/

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

(h) EPA/SpaceX

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa.

O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. A descolagem estava agendada para as 16h30 locais (21h30 em Lisboa). No entanto, o dia ficou marcado pelo mau tempo, chuvas, trovões e relâmpagos, que têm afetado o Centro Espacial Kennedy desde a manhã.

Além disso, o Centro Nacional de Furacões anunciou a formação de uma tempestade tropical na Carolina do Sul, mais a norte. Estas condições meteorológicos são um risco para os astronautas caso precisassem de efetuar uma aterragem de emergência após a descolagem.

Desta forma, a cerca de 16 minutos do grande acontecimento, o lançamento foi abortado como medida preventiva. Os astronautas tiveram de esperar alguns minutos até que fosse seguro sair da aeronave. Os técnicos tiveram de retirar todo o combustível e oxigénio líquido que foi previamente colocado.

Segundo o Observador, a escotilha do módulo Dragon já estava encerrada e o módulo pronto para o lançamento e os astronautas, Bob Behnken e Doug Hurley, tinham verificado os sistemas de comunicação com a NASA e com a SpaceX

Desta forma, o lançamento fica adiado para sábado às 15h22 locais (20h22 em Lisboa). Em último caso, será reagendado para as 15h00 locais (20h00 em Lisboa) de domingo, escreve o The New York Times.

O voo espacial será o primeiro a sair de solo norte-americano desde 2011 e será a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA alguma vez confiou a uma empresa privada.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, que estão em quarentena devido à covid-19 há duas semanas, vão voar a bordo da nova cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX, uma start-up fundada em 2002 pelo multimilionário Elon Musk.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados os sistemas de voo, foguetes, navios e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

Sintetizando, este será certamente um voo histórico: a SpaceX fará o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcará o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.