Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

(h) EPA/SpaceX

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa.

O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. A descolagem estava agendada para as 16h30 locais (21h30 em Lisboa). No entanto, o dia ficou marcado pelo mau tempo, chuvas, trovões e relâmpagos, que têm afetado o Centro Espacial Kennedy desde a manhã.

Além disso, o Centro Nacional de Furacões anunciou a formação de uma tempestade tropical na Carolina do Sul, mais a norte. Estas condições meteorológicos são um risco para os astronautas caso precisassem de efetuar uma aterragem de emergência após a descolagem.

Desta forma, a cerca de 16 minutos do grande acontecimento, o lançamento foi abortado como medida preventiva. Os astronautas tiveram de esperar alguns minutos até que fosse seguro sair da aeronave. Os técnicos tiveram de retirar todo o combustível e oxigénio líquido que foi previamente colocado.

Segundo o Observador, a escotilha do módulo Dragon já estava encerrada e o módulo pronto para o lançamento e os astronautas, Bob Behnken e Doug Hurley, tinham verificado os sistemas de comunicação com a NASA e com a SpaceX

Desta forma, o lançamento fica adiado para sábado às 15h22 locais (20h22 em Lisboa). Em último caso, será reagendado para as 15h00 locais (20h00 em Lisboa) de domingo, escreve o The New York Times.

O voo espacial será o primeiro a sair de solo norte-americano desde 2011 e será a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA alguma vez confiou a uma empresa privada.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, que estão em quarentena devido à covid-19 há duas semanas, vão voar a bordo da nova cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX, uma start-up fundada em 2002 pelo multimilionário Elon Musk.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados os sistemas de voo, foguetes, navios e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

Sintetizando, este será certamente um voo histórico: a SpaceX fará o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcará o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …