Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

(h) EPA/SpaceX

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa.

O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. A descolagem estava agendada para as 16h30 locais (21h30 em Lisboa). No entanto, o dia ficou marcado pelo mau tempo, chuvas, trovões e relâmpagos, que têm afetado o Centro Espacial Kennedy desde a manhã.

Além disso, o Centro Nacional de Furacões anunciou a formação de uma tempestade tropical na Carolina do Sul, mais a norte. Estas condições meteorológicos são um risco para os astronautas caso precisassem de efetuar uma aterragem de emergência após a descolagem.

Desta forma, a cerca de 16 minutos do grande acontecimento, o lançamento foi abortado como medida preventiva. Os astronautas tiveram de esperar alguns minutos até que fosse seguro sair da aeronave. Os técnicos tiveram de retirar todo o combustível e oxigénio líquido que foi previamente colocado.

Segundo o Observador, a escotilha do módulo Dragon já estava encerrada e o módulo pronto para o lançamento e os astronautas, Bob Behnken e Doug Hurley, tinham verificado os sistemas de comunicação com a NASA e com a SpaceX

Desta forma, o lançamento fica adiado para sábado às 15h22 locais (20h22 em Lisboa). Em último caso, será reagendado para as 15h00 locais (20h00 em Lisboa) de domingo, escreve o The New York Times.

O voo espacial será o primeiro a sair de solo norte-americano desde 2011 e será a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA alguma vez confiou a uma empresa privada.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, que estão em quarentena devido à covid-19 há duas semanas, vão voar a bordo da nova cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX, uma start-up fundada em 2002 pelo multimilionário Elon Musk.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados os sistemas de voo, foguetes, navios e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

Sintetizando, este será certamente um voo histórico: a SpaceX fará o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcará o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …