Lana Del Rey e Radiohead resolvem caso de plágio

A questão judicial protagonizada por Lana Del Rey e Radiohead já terminou. A confirmação surgiu este sábado, dada pela cantora, que tinha sido acusada de plágio devido à canção Get Free.

Del Rey atuou no Lollapalooza Brasil, festival que decorreu de 23 a 25 de março. No seu concerto, introduziu a faixa como a penúltima do repertório e comentou: “Agora que o processo acabou, penso que posso cantar essa música a qualquer altura que queira, certo?“. Uma gravação deste momento encontra-se abaixo:

O caso foi revelado no Twitter de Del Rey, no passado mês de janeiro. Os Radiohead alegavam semelhanças entre a composição de Creep e a faixa Lust for Life, quarto álbum da norte-americana. Em oposição aos 40% propostos pela cantora, a banda solicitava a totalidade dos direitos da música. Os seus representantes negaram haver um processo, clarificando que apenas “negociações” tinham ocorrido.

A cantora adiantou que Get Free poderia ser retirada do disco de 2017. Num concerto em Denver, caracterizou a canção como a sua “statement song para o álbum, o seu manifesto pessoal“. Afirmou ainda: “Só vos quero informar que, independentemente disso, esses sentimentos que escrevi, vou realmente lutar por eles“.

As comparações emergiram depois da edição de Lust for Life, em julho de 2017. Uma crítica assinada por Neil McCornick e publicada no The Independent levantava a hipótese de se seguirem processos judiciais.

Del Rey evidentemente roubou a progressão de acordes e melodia nos versos de Creep, acrescentava McCornick. A opinião foi reiterada por fãs num fórum do Reddit dedicado aos Radiohead, como notado pela NME.

Os antecedentes legais dos Radiohead

Em 1994, Creep, single de estreia dos britânicos, já os associara a debates legais. Após o lançamento, foi notada a similitude com Air That I Breathe, tema de 1972 dos The Hollies.

A situação corrigiu-se com a edição de Pablo Honey, primeiro álbum dos Radiohead. Albert Hammond e Mike Hazelwood, membros do grupo, passaram a ser creditados como compositores da faixa.

Quando as complicações legais com Del Rey foram divulgadas, Graham Coxon dos Blur brincou no Twitter, dizendo de Creep: “Sempre pensei que os Hollies a tinham escrito.

Abaixo, vídeo elaborado pela publicação Loudwire, que compara todas as faixas em causa.

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …