Lana Del Rey e Radiohead resolvem caso de plágio

A questão judicial protagonizada por Lana Del Rey e Radiohead já terminou. A confirmação surgiu este sábado, dada pela cantora, que tinha sido acusada de plágio devido à canção Get Free.

Del Rey atuou no Lollapalooza Brasil, festival que decorreu de 23 a 25 de março. No seu concerto, introduziu a faixa como a penúltima do repertório e comentou: “Agora que o processo acabou, penso que posso cantar essa música a qualquer altura que queira, certo?“. Uma gravação deste momento encontra-se abaixo:

O caso foi revelado no Twitter de Del Rey, no passado mês de janeiro. Os Radiohead alegavam semelhanças entre a composição de Creep e a faixa Lust for Life, quarto álbum da norte-americana. Em oposição aos 40% propostos pela cantora, a banda solicitava a totalidade dos direitos da música. Os seus representantes negaram haver um processo, clarificando que apenas “negociações” tinham ocorrido.

A cantora adiantou que Get Free poderia ser retirada do disco de 2017. Num concerto em Denver, caracterizou a canção como a sua “statement song para o álbum, o seu manifesto pessoal“. Afirmou ainda: “Só vos quero informar que, independentemente disso, esses sentimentos que escrevi, vou realmente lutar por eles“.

As comparações emergiram depois da edição de Lust for Life, em julho de 2017. Uma crítica assinada por Neil McCornick e publicada no The Independent levantava a hipótese de se seguirem processos judiciais.

Del Rey evidentemente roubou a progressão de acordes e melodia nos versos de Creep, acrescentava McCornick. A opinião foi reiterada por fãs num fórum do Reddit dedicado aos Radiohead, como notado pela NME.

Os antecedentes legais dos Radiohead

Em 1994, Creep, single de estreia dos britânicos, já os associara a debates legais. Após o lançamento, foi notada a similitude com Air That I Breathe, tema de 1972 dos The Hollies.

A situação corrigiu-se com a edição de Pablo Honey, primeiro álbum dos Radiohead. Albert Hammond e Mike Hazelwood, membros do grupo, passaram a ser creditados como compositores da faixa.

Quando as complicações legais com Del Rey foram divulgadas, Graham Coxon dos Blur brincou no Twitter, dizendo de Creep: “Sempre pensei que os Hollies a tinham escrito.

Abaixo, vídeo elaborado pela publicação Loudwire, que compara todas as faixas em causa.

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …