Lana Del Rey e Radiohead resolvem caso de plágio

A questão judicial protagonizada por Lana Del Rey e Radiohead já terminou. A confirmação surgiu este sábado, dada pela cantora, que tinha sido acusada de plágio devido à canção Get Free.

Del Rey atuou no Lollapalooza Brasil, festival que decorreu de 23 a 25 de março. No seu concerto, introduziu a faixa como a penúltima do repertório e comentou: “Agora que o processo acabou, penso que posso cantar essa música a qualquer altura que queira, certo?“. Uma gravação deste momento encontra-se abaixo:

O caso foi revelado no Twitter de Del Rey, no passado mês de janeiro. Os Radiohead alegavam semelhanças entre a composição de Creep e a faixa Lust for Life, quarto álbum da norte-americana. Em oposição aos 40% propostos pela cantora, a banda solicitava a totalidade dos direitos da música. Os seus representantes negaram haver um processo, clarificando que apenas “negociações” tinham ocorrido.

A cantora adiantou que Get Free poderia ser retirada do disco de 2017. Num concerto em Denver, caracterizou a canção como a sua “statement song para o álbum, o seu manifesto pessoal“. Afirmou ainda: “Só vos quero informar que, independentemente disso, esses sentimentos que escrevi, vou realmente lutar por eles“.

As comparações emergiram depois da edição de Lust for Life, em julho de 2017. Uma crítica assinada por Neil McCornick e publicada no The Independent levantava a hipótese de se seguirem processos judiciais.

Del Rey evidentemente roubou a progressão de acordes e melodia nos versos de Creep, acrescentava McCornick. A opinião foi reiterada por fãs num fórum do Reddit dedicado aos Radiohead, como notado pela NME.

Os antecedentes legais dos Radiohead

Em 1994, Creep, single de estreia dos britânicos, já os associara a debates legais. Após o lançamento, foi notada a similitude com Air That I Breathe, tema de 1972 dos The Hollies.

A situação corrigiu-se com a edição de Pablo Honey, primeiro álbum dos Radiohead. Albert Hammond e Mike Hazelwood, membros do grupo, passaram a ser creditados como compositores da faixa.

Quando as complicações legais com Del Rey foram divulgadas, Graham Coxon dos Blur brincou no Twitter, dizendo de Creep: “Sempre pensei que os Hollies a tinham escrito.

Abaixo, vídeo elaborado pela publicação Loudwire, que compara todas as faixas em causa.

PARTILHAR

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …