Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local.

Segundo o jornal belga The Brussels Time, o cemitério Schoonselhof em Antuérpia, na Bélgica, é a mais recente conquista do lagostim marmoreado. Centenas de criaturas podem ser encontradas em riachos e lagos dentro do terreno e nas áreas circundantes. Mastigando tudo, desde folhas podres a caracóis, o lagostim está a destruir o ecossistema aos poucos.

O problema reside no facto de que os lagostins marmoreados são partenogenéticos, o que significa que se podem reproduzir sem acasalar. Essa capacidade de autoclonagem torna-os capazes de se reproduzir em grande número, ocupando qualquer área que decidam conquistar.

Além disso, os lagostins podem comer quase tudo, o que os torna um perigo extra para o meio ambiente.

Esta espécie não foi produzida naturalmente. Acredita-se que tenha sido criado através de experiências por comerciantes de animais de estimação na Alemanha na década de 1990.

Além disso, presume-se  que o animal não apareceu por acaso na Bélgica. “Aparentemente, alguém tinha o animal no seu aquário e depois soltou-o num canal”, disse Kevin Scheers, do Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), em declarações ao The Brussel Times.

Scheers especulou que a população animal provavelmente estava a sair do controlo em casa, o que levou os donos a deixá-los soltos na natureza.

Agora, os especialistas estão a lutar para encontrar uma forma de controlar a população antes que as coisas piorem ainda mais. “É impossível reunir todos eles. É como tentar esvaziar o oceano com um dedal“, disse Scheers.

Aas opções para capturar a espécie são bastante limitadas. “Em Espanha, tentaram algumas experiências com veneno, mas isso não é permitido na Bélgica”, eplicou Scheers.

Assim, ainda não é claro a formacomo as autoridades planeam remover o lagostim no cemitério que conquistaram na Bélgica.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal Figueira da Foz, no baixo Mondego começámos a come–los e a vender e foi um espetáculo! Reduzimos muitos a espécie do Luisiana!

  2. Para os bons apreciadores de lagostins já falecidos aí está uma boa oportunidade, talvez lhes falte apenas a cerveja para darem início ao festim.

RESPONDER

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …