Milhares de lagos nos Himalaias correm risco de explodir devido ao aquecimento global

Cerca de cinco mil lagos nos Himalaias correm o risco de rebentar as suas morenas devido ao aquecimento global e assim causar fortes inundações.

A região dos Himalaias tem sofrido com as alterações climáticas. À medida que os glaciares derretem, têm-se formado também lagos naturais, 85 deles em Siquim, entre 2003 e 2010. E, de acordo com cientistas da Universidade de Potsdam, na Alemanha, milhares destes lagos correm o risco de rebentar as suas morenas por causa do aquecimento global, avança a agência Europa Press.

Uma morena é um amontoado de pedras e terra unidos por gelo. Se este derrete, a morena cede, resultando naquilo a que os investigadores, cujo estudo foi publicado na revista PNAS, descrevem como inundações de explosão de lago glacial (GLOF).

Para ver o que poderia acontecer à medida que as temperaturas mais altas derretem os glaciares, os investigadores realizaram 5400 milhões de simulações baseadas em modelos de lagos desenvolvidos com dados topográficos e de satélite.

Depois dessas simulações, a equipa descobriu que cerca de cinco mil lagos nos Himalaias são provavelmente instáveis devido à fraqueza das suas morenas.

Os cientistas também notaram que os lagos em maior risco eram aqueles com o maior volume de água e descobriram que os riscos de inundações devido a um GLOF no futuro próximo eram três vezes maiores nas partes orientais dos Himalaias.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que até dois terços dos glaciares dos Himalaias vão desaparecer na próxima década, o que significa que uma grande quantidade de água destes lagos vai ser uma grave ameaça para as populações vizinhas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …

Transferência de Diogo Leite para o Valencia pode cair por terra

A imprensa espanhola avança esta sexta-feira que a transferência do defesa central do FC Porto Diogo Leite para o Valência está em risco. Apesar de as negociações entre as partes estarem em curso já há algumas …