/

Milhares de lagos nos Himalaias correm risco de explodir devido ao aquecimento global

1

Cerca de cinco mil lagos nos Himalaias correm o risco de rebentar as suas morenas devido ao aquecimento global e assim causar fortes inundações.

A região dos Himalaias tem sofrido com as alterações climáticas. À medida que os glaciares derretem, têm-se formado também lagos naturais, 85 deles em Siquim, entre 2003 e 2010. E, de acordo com cientistas da Universidade de Potsdam, na Alemanha, milhares destes lagos correm o risco de rebentar as suas morenas por causa do aquecimento global, avança a agência Europa Press.

Uma morena é um amontoado de pedras e terra unidos por gelo. Se este derrete, a morena cede, resultando naquilo a que os investigadores, cujo estudo foi publicado na revista PNAS, descrevem como inundações de explosão de lago glacial (GLOF).

Para ver o que poderia acontecer à medida que as temperaturas mais altas derretem os glaciares, os investigadores realizaram 5400 milhões de simulações baseadas em modelos de lagos desenvolvidos com dados topográficos e de satélite.

Depois dessas simulações, a equipa descobriu que cerca de cinco mil lagos nos Himalaias são provavelmente instáveis devido à fraqueza das suas morenas.

Os cientistas também notaram que os lagos em maior risco eram aqueles com o maior volume de água e descobriram que os riscos de inundações devido a um GLOF no futuro próximo eram três vezes maiores nas partes orientais dos Himalaias.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que até dois terços dos glaciares dos Himalaias vão desaparecer na próxima década, o que significa que uma grande quantidade de água destes lagos vai ser uma grave ameaça para as populações vizinhas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.