Kurt foi clonado de material genético com 40 anos (e pode salvar os cavalos-de-Przewalski)

Um cavalo-de-Przewalski nasceu, no mês passado, a partir de material genético preservado durante 40 anos. O nascimento de Kurt pode significar a sobrevivência desta espécie de cavalos, que estava praticamente extinta.

A 6 de agosto de 2020, o pequeno Kurt abriu os olhos pela primeira vez. Mas Kurt não é um cavalo comum, pois com o seu nascimento, reacendeu a esperança de sobrevivência da sua espécie.

O cavalo é ainda um recém-nascido, mas com o seu pouco tempo de vida já tem uma história para contar. É que o material genético do jovem potro é proveniente de material genético criopreservado durante 40 anos — o que pode ser uma boa noticia, uma vez que a sobrevivência dos cavalos-de-Przewalski está por um fio.

O cavalo-de-przewalski, ou Equus ferus przewalskii, é uma subespécie selvagem de cavalo nativa dos desertos da Mongólia. Foi descrito pela primeira vez pelo general e naturalista amador russo Nikolaï Mikhaïlovitch Prjevalski, que em 1881 viajou à sua procura após ter ouvido relatos da sua existência.

Após a segunda guerra mundial, vários fatores, incluindo a caça, a expansão humana, e um conjunto de invernos rigorosos diminuíram a população desta éspecie. A última vez que foi visto um cavalo-de-Przewalski selvagem foi em 1969.

Ainda assim, há cerca de 2 mil cavalos mantidos em zoológicos. No entanto, há um problema: é que entre os anos 1899 e 1902, 12 cavalos selvagens de Przewalski foram capturados na selva e todos os 2000 que existem atualmente são descendentes diretos desses 12 cavalos selvagens.

Esta falta de diversidade genética da espécie origina que certos traços se tornem mais pronunciados, e haja um aumento da possibilidade de endogamia, relacionamentos entre seres da mesma família que tornam a probabilidade de sobrevivência menor, explica o Interesting Engineering.

Por esta razão, os cavalos-de-Przewalski que se encontravam em cativeiro em zoológicos começaram a manifestar problemas. De forma a solucionar este problema, os cuidadores dos animais cruzaram esta espécie com outras espécies de cavalos.

Foi neste contexto que surgiu o cavalo-de-Przewalski selvagem, o Kuporovic. Esta subespécie viveu entre 1975 e 1998, e tinha ascendentes selvagens de ambos os lados, o que significa que tinha mais diversidade genética do que qualquer cavalo-de-Przewalski conhecido. Os cientistas tiveram a ideia de pegar numa amostra e armazená-la na câmara de crio-preservação do Zoológico de San Diego, em 1980.

Recentemente, o Zoo de San Diego, nos EUA, em parceria com o grupo de preservação da vida selvagem Revive and Restore e a empresa de clonagem de animais de estimação ViaGen Equine, criaram uma cópia exata do Kuporovic. O embrião clonado foi plantado numa mãe de substituição.

Shawn Walker, diretor científico da ViaGen Equine, explica que “este novo potro de Przewalski nasceu totalmente saudável e normal. Dá cabeçadas e pontapés quando o seu espaço é ameaçado, e está a beber leite da sua mãe substituta”.

O processo usado na criação de Kurt é uma esperança para os cavalosde-Przewalski. O projeto demonstra também que é possível manter material genético viável por muitos anos.

Os princípios aplicados neste processo podem ser também aplicados a outras espécies ameaçadas, ou até mesmo extintas. O grupo Revive and Restore tem agora a intenção de voltar a trazer ao mundo um mamute lanoso.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …