Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana.

Surpreendentemente, uma espécie de cavalos em vias de extinção encontrou refúgio na zona altamente radioativa de Chernobyl. O cavalo de Przewalski é uma subespécie selvagem de cavalo, nativa dos desertos da Mongólia. Estava oficialmente extinta na natureza, mas, graças a um projeto internacional, tem sido reintroduzida no seu habitat natural.

Chernobyl também tem desempenhado um papel importante na sua preservação. Esta espécie de cavalos tem usado os edifícios abandonados da cidade — nomeadamente celeiros — como abrigo. Uma equipa de investigação captou milhares de imagens destes cavalos graças a câmaras ativadas por movimento instaladas em alguns destes locais.

O estudo foi realizado por cientistas norte-americanos da Universidade da Geórgia e publicado, em agosto, na revista científica Mammal Research.

University of Georgia

Há 15 anos, 36 cavalos foram levados para a zona restrita e, desde então, calcula-se que a população tenha duplicado. No entanto, Peter Schlichting, cientista que participou na investigação, defende que são necessários mais estudos, de forma a obter uma contagem populacional mais precisa.

“Quando o tamanho de uma população é reduzido, muita variação natural é perdida”, explicou Schlichting, citado pela Europa Press. “O objetivo dos programas de conservação é manter a maior diversidade possível e evitar a consanguinidade, garantindo que a população possa suportar mudanças no ambiente e sobreviver a longo prazo”.

Saber quais são os edifícios abandonados usados por esta espécie de cavalos poderá ser fulcral para obter informações demográficas como as suas idades, a proporção de sexos e, claro, o tamanho da população.

Além dos cavalos de Przewalski, também foram encontrados outros animais como lebres, veados, alces, javalis, raposas, guaxinins, linces, lobos, pássaros e morcegos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Curioso a ironia das coisas, Chernobyl foi devastada por um monte de burros e mulas e agora é o lar de cavalos em vias de extinção. Isto sim é evolução positiva!

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …