Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana.

Surpreendentemente, uma espécie de cavalos em vias de extinção encontrou refúgio na zona altamente radioativa de Chernobyl. O cavalo de Przewalski é uma subespécie selvagem de cavalo, nativa dos desertos da Mongólia. Estava oficialmente extinta na natureza, mas, graças a um projeto internacional, tem sido reintroduzida no seu habitat natural.

Chernobyl também tem desempenhado um papel importante na sua preservação. Esta espécie de cavalos tem usado os edifícios abandonados da cidade — nomeadamente celeiros — como abrigo. Uma equipa de investigação captou milhares de imagens destes cavalos graças a câmaras ativadas por movimento instaladas em alguns destes locais.



O estudo foi realizado por cientistas norte-americanos da Universidade da Geórgia e publicado, em agosto, na revista científica Mammal Research.

University of Georgia

Há 15 anos, 36 cavalos foram levados para a zona restrita e, desde então, calcula-se que a população tenha duplicado. No entanto, Peter Schlichting, cientista que participou na investigação, defende que são necessários mais estudos, de forma a obter uma contagem populacional mais precisa.

“Quando o tamanho de uma população é reduzido, muita variação natural é perdida”, explicou Schlichting, citado pela Europa Press. “O objetivo dos programas de conservação é manter a maior diversidade possível e evitar a consanguinidade, garantindo que a população possa suportar mudanças no ambiente e sobreviver a longo prazo”.

Saber quais são os edifícios abandonados usados por esta espécie de cavalos poderá ser fulcral para obter informações demográficas como as suas idades, a proporção de sexos e, claro, o tamanho da população.

Além dos cavalos de Przewalski, também foram encontrados outros animais como lebres, veados, alces, javalis, raposas, guaxinins, linces, lobos, pássaros e morcegos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Curioso a ironia das coisas, Chernobyl foi devastada por um monte de burros e mulas e agora é o lar de cavalos em vias de extinção. Isto sim é evolução positiva!

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …