Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana.

Surpreendentemente, uma espécie de cavalos em vias de extinção encontrou refúgio na zona altamente radioativa de Chernobyl. O cavalo de Przewalski é uma subespécie selvagem de cavalo, nativa dos desertos da Mongólia. Estava oficialmente extinta na natureza, mas, graças a um projeto internacional, tem sido reintroduzida no seu habitat natural.

Chernobyl também tem desempenhado um papel importante na sua preservação. Esta espécie de cavalos tem usado os edifícios abandonados da cidade — nomeadamente celeiros — como abrigo. Uma equipa de investigação captou milhares de imagens destes cavalos graças a câmaras ativadas por movimento instaladas em alguns destes locais.

O estudo foi realizado por cientistas norte-americanos da Universidade da Geórgia e publicado, em agosto, na revista científica Mammal Research.

University of Georgia

Há 15 anos, 36 cavalos foram levados para a zona restrita e, desde então, calcula-se que a população tenha duplicado. No entanto, Peter Schlichting, cientista que participou na investigação, defende que são necessários mais estudos, de forma a obter uma contagem populacional mais precisa.

“Quando o tamanho de uma população é reduzido, muita variação natural é perdida”, explicou Schlichting, citado pela Europa Press. “O objetivo dos programas de conservação é manter a maior diversidade possível e evitar a consanguinidade, garantindo que a população possa suportar mudanças no ambiente e sobreviver a longo prazo”.

Saber quais são os edifícios abandonados usados por esta espécie de cavalos poderá ser fulcral para obter informações demográficas como as suas idades, a proporção de sexos e, claro, o tamanho da população.

Além dos cavalos de Przewalski, também foram encontrados outros animais como lebres, veados, alces, javalis, raposas, guaxinins, linces, lobos, pássaros e morcegos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Curioso a ironia das coisas, Chernobyl foi devastada por um monte de burros e mulas e agora é o lar de cavalos em vias de extinção. Isto sim é evolução positiva!

RESPONDER

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …